Você não soube me amar
O fim de um relacionamento nem sempre é fácil e pode deixar muitas mágoas. Mesmo assim, temos que superar os obstáculos que virão. Mas como fazer isso?
Não culpar o outro pelo fimIndependente de como a relação terminou, não devemos culpar uma única pessoal pelo fim. Atribuir todos os problemas do relacionamento a você ou ao parceiro não vai ajudar a melhorar a situação, e pode acabar criando julgamentos e críticas injustas para ambos os lados. Mesmo os casos extremos, como a traição, acontecem por conta do desgaste na relação. Não procure por culpados nesse momento!
CopiarCompartilhar
Curtir a fossa![]()
Por incrível que pareça, curtir a fossa é uma parte importante no processo de recuperação após um término doloroso. Aceitar a tristeza por um tempo e se deixar levar por aquele aperto no peito é uma etapa que não deve ser pulada. Escute músicas que te lembrem dos dois, faça uma limpeza nas fotos de casal e aproveite para sentir falta dos momentos juntos, coma aquele seu doce favorito e se deixe levar pelas emoções. Apenas não se esqueça de que isso é temporário! Não deixe essa fase te consumir e impedir que sua vida recomece.
CopiarCompartilhar
Encarar o término com naturalidade![]()
O fim de um relacionamento não acontece de uma hora para outra. Quando nos separamos é porque as coisas já não estavam indo bem há algum tempo. Procure refletir sobre os sinais que apareceram bem antes de vocês terminarem e entenda que diversos fatores estavam contribuindo para o distanciamento do casal. Muitas vezes, por pura comodidade, acabamos presos em relacionamentos que já acabaram. E o pior é que, muitas vezes, acabamos nem percebendo isso!
CopiarCompartilhar
Não interferir na nova vida dele(a)Agora que vocês não são mais um casal, muitas coisas vão mudar na vida de ambos. E isso quer dizer que os dois vão arrumar novas amizades e novos amores. Quando isso acontecer, não interfira. Assim como você, ele também tem o direito de ser feliz novamente. E sempre se lembre de que os novos relacionamentos não anulam a história de vocês. Só confirmam aquela velha teoria do “foi bom enquanto durou”.
CopiarCompartilhar
Dar espaço![]()
Uma das piores sensações no fim do relacionamento é a saudade. Principalmente no começo, a vontade de conversar e manter contato com o(a) ex é muito grande. Mas isso acontece, pois acabamos nos acostumando com a rotina a dois. Não fique desesperado e dê espaço ao outro. Passar algum tempo longe é o melhor remédio para conseguir lidar com a situação. Assim que ambos se habituarem às novas atividades do dia a dia e lembrarem como é boa a companhia dos amigos, essa sensação vai embora.
CopiarCompartilhar
Reunir os amigosNesse momento, mais do que nunca, você vai precisar da companhia de amigos e entes queridos. Aproveite para encontrar aquela amiga que você não tinha tempo de ver, desabafe com a turma e aproveite as boas companhias. Lembre-se que, muito antes de se apaixonar, os seus amigos te faziam incrivelmente feliz.
CopiarCompartilhar
Motivação![]()
Depois de enfrentar todos os obstáculos que nos ferem e nos magoam, você finalmente já percebeu que é muito mais forte do que imaginava. E assim que a história de vocês se transformar apenas em boas lembranças, você certamente já estará pronto para se jogar no amor novamente. O risco de se magoar com outra pessoa ou sofrer de uma nova desilusão amorosa já não te assusta mais, e você vai curtir essa fase com toda motivação e frio na barriga que tiver direito! Se joga!
CopiarCompartilhar
Aproveitar o momento para se reconhecer![]()
Não é fácil encarar o fato de que agora você precisa tocar a sua vida sem uma pessoa que estava sempre presente. Por isso, aproveite essa nova fase para descobrir o quanto você realmente se conhece. Faça novos amigos, leia um livro diferente, assista aquele filme que só você gostava ou curta a sua música favorita no volume máximo! Faça tudo o que faz e sempre te fez bem. Redescobrir quais são as suas limitações e aprender a curtir a sua individualidade vão te mostrar que ninguém pode te fazer mais feliz do que você mesmo.
CopiarCompartilhar
A aceitaçãoAssim que você entender que a vida em casal realmente acabou, estará pronto para seguir em frente. Esse ‘choque de realidade’ normalmente não ocorre de uma hora para outra, é um processo que exige muita paciência. E por isso é tão reconfortante entender que o amor que existiu foi maravilhoso, mas chegou a hora de deixá-lo apenas nas lembranças boas.
CopiarCompartilhar
Dar um novo sentido à sua vida![]()
Diferente do que você pensava durante o relacionamento, sua felicidade não depende de outra pessoa. Você é o único responsável por isso! Então, assim que conseguir se reconhecer sozinho, comece a dar um sentido à sua vida. Se apegue a novos desafios, novas metas profissionais, faça um curso e foque no seu desenvolvimento pessoal. Nada é mais eficiente para a nossa evolução espiritual do que sair da zona de conforto!
CopiarCompartilhar
MudançaNão há momento melhor para as mudanças do que após o fim de um relacionamento. Mudar o cabelo, pintar a casa, redecorar o quarto ou até mesmo mudar de endereço são atitudes maravilhosas para aumentar a autoestima e nos lembrar do amor próprio. Pode parecer um detalhe pequeno para começar a se recuperar, mas esse sentimento de renovação, mesmo nas coisas simples, nos motiva a evoluir e recomeçar.
CopiarCompartilhar
É hora de se divertir!![]()
Depois de passar pelas primeiras - e mais dolorosas - fases após o término, é hora de se divertir. Saia com os amigos, dance, ria, conheça gente nova e vá para todos os lugares que você tem vontade. Agora que você já sabe como fazer isso sozinha, cada minuto merece ser aproveitado ao máximo. Você merece!
CopiarCompartilhar
Cuidar de si mesmoUse esse momento para cuidar de você e de seu corpo. Descubra quais atividades físicas te agradam mais e escolha a que mais combina com seu estado de espírito. Tente a ioga e o pilates se precisar relaxar, experimente exercícios ao ar livre se quiser renovar as energias, ou até se livre dos sentimentos ruins na aula de boxe. O importante é aproveitar cada momento para se cuidar e se sentir bem consigo mesmo.
CopiarCompartilhar
Só um novo amor para esquecer o(a) ex?![]()
Ao começar a se relacionar novamente depois de um término complicado - e com os sentimentos ainda confusos - você vai acabar percebendo que essa crença popular não é nada verdadeira. Quando decidimos nos aproximar de alguém com a cabeça em relacionamentos antigos, as comparações e a angústia certamente vão aparecer. Portanto, cuide primeiro de você, e depois pense em se apaixonar novamente.
CopiarCompartilhar
Viaje!Se mesmo após entender e processar o fim do relacionamento você ainda não estiver pronto para encarar esse seu novo momento, que tal pensar em uma viagem? Escolha um lugar que sempre quis conhecer e se jogue nessa aventura. Mais legal ainda se você conseguir fazer isso sozinho. Ao se propor a descobrir novas culturas sem a companhia de mais ninguém, você vai testar os seus limites como em nenhuma outra situação e, com certeza, vai voltar renovado!
CopiarCompartilhar