Mensagens Com Amor Menu Search Close Angle Birthday Cake Asterisk Spotify PPS Book Heart Share Whatsapp Facebook Twitter Pinterest Instagram YouTube Telegram Copy Left Check

Resumo do livro Dom Casmurro

Qual é o resumo do livro "Dom Casmurro"? Essa é uma pergunta feita com muita frequência, afinal a obra escrita por Machado de Assis toca em questões que, mesmo depois de mais de 100 anos de sua publicação, continuam muito pertinentes. Não à toa, o livro se tornou um clássico da literatura brasileira, sendo utilizado para entender mais sobre o contexto histórico do país no mundo todo. Para compreender tudo que essa obra tem a oferecer, é preciso ser detalhista: focar nos personagens, na história, em suas mensagens, o tema central, refletir sobre o que é apresentado, como ele impactou outras formas de arte e até mesmo conhecer mais sobre o autor. Confira tudo isso e mais agora!

Direto ao ponto

Resumo do livro Dom Casmurro

Quem é Dom Casmurro?

Do que se trata a história de Dom casmurro?

Quem conta a história de Dom Casmurro?

Capitu traiu Bentinho?

Personagens do livro Dom Casmurro

Frases de Dom Casmurro

Sobre o autor Machado de Assis

Conclusão do livro Dom Casmurro

Resumo do livro Dom Casmurro

Capa do livro Dom Casmurro, de Machado de Assis.

Ambientado no Rio de Janeiro, o livro é narrado por Bentinho, que, apaixonado por Capitu desde a sua juventude, casa-se com ela logo após se formar na faculdade de direito. No mesmo período, Escobar, seu melhor amigo, também se casa, e os dois casais vivem inseparavelmente.

Porém a vida dos sonhos começa a ruir quando Capitu engravida e dá à luz Ezequiel, seu filho. Para Bentinho, o menino se parecia muito com Escobar, seu melhor amigo. Desconfiado da fidelidade de sua esposa, os dois passam a discutir frequentemente sobre o assunto.

Em meio a tudo isso, Escobar morre afogado. Mesmo assim, Bentinho continua impassível e tenta até mesmo matar seu próprio filho, dizendo que não é seu pai de verdade. Tudo isso resulta na separação do casal, que segue caminhos diferentes.

Anos depois, Bentinho segue vivendo desconfiado e amargurado, recusando-se a se reaproximar de seu filho e relembrando sua trágica história de amor.


Copiar
Compartilhar
Resumo do livro Dom Casmurro escrito por alunos

“Dom Casmurro” conta a história de Bentinho, que, quando jovem e casado com Capitu, vivia de forma inseparável com seu melhor amigo, Escobar. Porém a relação dos três é afetada quando nasce Ezequiel, seu filho com Capitu. Para surpresa de Bentinho, porém, o garoto se parece muito com Escobar. A partir desse momento, o ciúme o cega e o afasta de sua família e de seu melhor amigo, fazendo ele se isolar pelo resto de sua vida em um estado amargurado e muito desconfiado, deixando para nós a eterna pergunta: Capitu traiu ou é inocente?

Aprecie a literatura brasileira: clássicos imperdíveis
Copiar
Compartilhar

Quem é Dom Casmurro?

Personagem Bentinho da série Capitu.

Dom Casmurro é um nome que se refere ao próprio Bentinho, narrador do livro, que conta a história de sua própria vida ao relembrar os momentos mais marcantes dela em seus 60 e poucos anos — em especial o “triângulo amoroso” no qual se envolveu. Ele ganhou esse “apelido” quando, em uma viagem de trem, cochilou enquanto um jovem poeta tentava ler e apresentar o seu trabalho para ele. Bastante chateado, o escritor passou a se referir a ele daquela forma.


Copiar
Compartilhar

Do que se trata a história de Dom casmurro

É possível dizer que a história de “Dom Casmurro” é muito mais do que uma história de amor: ela fala sobre desconfiança, ciúme, amizades, romances, paternidade e traições. Embora tenha sido publicado em 1899, o livro trata de assuntos que fazem parte da sociedade até os dias de hoje. Mais do que isso: aborda temas que ainda geram muita polêmica nos mais diversos cenários, o que explica a sua popularidade e o fato de que ele não caiu — e muito provavelmente não cairá — no esquecimento.

Aprofunde seu conhecimento na obra "Dom Casmurro"
Copiar
Compartilhar

Quem conta a história de Dom Casmurro?

“Dom Casmurro” é um livro narrado em primeira pessoa. Sendo assim, é contado a partir da perspectiva de Bentinho Santiago, personagem principal, que relembra sua vida inteira desde a infância até a terceira idade, relatando os fatos de acordo com suas próprias opiniões e percepções dos acontecimentos. A narração, portanto, é completamente pessoal.


Copiar
Compartilhar
O que significa o nome Dom Casmurro

O nome Dom Casmurro possui dois significados: introspectivo e teimoso. Ambas as definições combinam com o protagonista, porque ele vivia de forma reclusa, sem muitos amigos. Além disso, até o fim de sua vida, estava certo da traição de Capitu — mesmo sem nenhuma prova concreta, o que indica a sua teimosia. O nome foi inventado como uma ofensa por um jovem poeta que não obteve a atenção de Bentinho enquanto tentava apresentar o seu trabalho a ele durante uma viagem de trem.


Copiar
Compartilhar
 
Frases de livros marcantes

Frases de “A hospedeira”

Frases de “O que o sol faz com as flores”

Frases de “O mundo de Sofia”

Frases de “A garota exemplar”

Frases de “P.S. Eu Te Amo”

Frases de “1984”

Frases de “Diário de uma Paixão”

Personagens do livro Dom Casmurro

Análise dos personagens Personagens da minissérie Capitu, da Rede Globo. Em ordem: Bentinho, Capitu, Escobar, Dona Glória e Ezequiel

Bentinho
Bento Santiago, mais conhecido como Bentinho, é o protagonista de Dom Casmurro. Narrador do livro, apresenta-se como uma grande vítima de uma dor muito grande: o adultério. Ele se mostra como uma pessoa quieta, bastante introspectiva, que observa tudo ao seu redor, inclusive os mínimos detalhes — o que o leva a suspeitar de sua esposa, Capitu, e de seu melhor amigo, Escobar.

Capitu
Capitu, esposa de Bentinho, conhece seu amado desde a infância, já que sempre foi sua vizinha. Conhecida por seus "olhos de cigana oblíqua e dissimulada", é uma personagem descrita como fútil, já que desde criança pensa muito em sua beleza e em questões levianas, como a busca pelo luxo. Apesar de não ser, de fato, a protagonista da obra, com certeza se tornou a grande estrela de “Dom Casmurro”.

Escobar
Melhor amigo de Bentinho, esse personagem começa o livro como um seminarista, mas logo percebe que não possui vocação para a vida na Igreja. Por isso começou o seu próprio negócio com a ajuda de Dona Glória, mãe de seu amigo. Com isso, construiu uma vida simples e bonita ao lado de sua esposa, Sancha, mas morreu afogado ainda novo, ao enfrentar o mar durante um período de ressaca.

Dona Glória
Mãe de Bentinho, é protetora e muito religiosa. A princípio, queria que o filho fosse padre, por causa de uma promessa que fez. Porém nutria o desejo de tê-lo sempre por perto. Por esse motivo, acaba atrasando o envio do garoto para o seminário e rapidamente encontra uma brecha em sua promessa para mantê-lo ao seu redor. Durante o tempo em que o filho passou no seminário, se aproximou-se de Capitu, apoiando o relacionamento dos dois.

Ezequiel
Filho de Capitu e Bentinho, possui esse nome em homenagem a Escobar, até então melhor amigo de seus pais. Gostava de imitar as pessoas quando era pequeno, inclusive Escobar, o que aumentou as suspeitas de Bentinho em relação à traição. Depois da separação dos pais, foi para a Europa com Capitu, onde estudou antropologia. Após ser rejeitado pelo pai mais uma vez em uma tentativa de reaproximação, parte em uma missão e acaba morrendo de tifoide em Jerusalém.


Copiar
Compartilhar

Capitu traiu Bentinho?

Cena da minissérie Capitu, na qual Capitu chora a morte de Escobar.

No trecho: “Momento houve em que os olhos de Capitu fitaram o defunto, quais os da viúva, sem o pranto nem palavras desta, mas grandes e abertos, como a vaga do mar lá fora, como se quisesse tragar também o nadador da manhã.” Ou seja, Bentinho indica que Capitu estava tão afetada pela morte de Escobar que agia da mesma forma que a esposa dele. Isso mostra que ela se importava com ele de forma muito mais profunda do que “um amigo do marido”, dando forças à teoria de que ela traiu Bentinho.


Copiar
Compartilhar

Frases de Dom Casmurro

“Mas a saudade é isto mesmo; é o passar e repassar das memórias antigas.”

É comum sentir saudade daquilo que já passou. Pode ser uma pessoa, um momento, um período da vida, entre tantas outras coisas… O fato é que tudo aquilo que é vivido fica para sempre na memória de quem presenciou tais acontecimentos. E, uma hora ou outra, essas situações aparecem na mente dos indivíduos. E está tudo bem: isso é normal, e é o que torna os humanos tão mais humanos, sentimentais e propensos a explosões de emoções.

“A vida é cheia de obrigações que a gente cumpre, por mais vontade que tenha de as infringir deslavadamente.”

É impossível passar 100% do tempo fazendo somente aquilo que se tem vontade. Na verdade, é mais comum passar a maior parte do tempo fazendo justamente aquilo que somos obrigados. A vida é assim: tem as suas obrigações que devem ser cumpridas, mesmo que de malgrado. Mas não vamos ser totalmente negativos, né? Vamos combinar: aquilo que é bom, que dá prazer, que gera aquele sorriso e aquele pique de energia compensa tudo.

“As pessoas valem o que vale a afeição da gente, e é daí que mestre Povo tirou aquele adágio que quem o feio ama bonito lhe parece.”

Em relações interpessoais, é importante entender que cada pessoa possui o poder que lhe é dado. Ninguém é capaz de machucar tanto alguém se, a princípio, esse alguém não lhe deu grande importância. Por isso é importante ter cautela e entender exatamente quem merece afeição, amor e carinho, pois quem recebe esses sentimentos são aqueles que mais possuem poder e influência na vida de uma pessoa.

“Não prometo vencer, mas lutar; trabalharei com alma.”

O importante, na vida, não é necessariamente vencer. O importante é saber que, ao longo da jornada, cada pessoa deu o seu melhor e nunca desistiu. No fim, tudo que se tem de material fica para trás, mas a sensação de missão cumprida e de pertencimento é o que fica. Por isso não é preciso se preocupar tanto com o final da linha, mas sim em se empenhar para saber que, não importa o que aconteça, tudo foi feito com muito cuidado e atenção.

“A imaginação foi a companheira de toda a existência, viva, rápida, inquieta, alguma vez tímida e amiga de empacar, as mais delas capaz de engolir campanhas e campanhas, correndo.”

Nenhuma pessoa vive sem imaginação. É ela que faz momentos bons se tornarem ainda mais alegres e mágicos. Porém ela também pode se tornar bastante inquieta, sendo capaz de transformar momentos tristes em algo ainda mais trágico do que o necessário. Então é preciso aprender a usá-la com moderação para tornar a vida mais fácil e mais gostosa de ser vivida, não o contrário.

"Ora, há só um modo de escrever a própria essência, é contá-la toda, o bem e o mal."

É preciso ter cuidado para falar sobre si mesmo. Isso porque as pessoas têm a tendência de embelezar ou então deixar tudo mais trágico, deixando a verdade de fora para torná-la mais atraente. Porém, para encontrar a própria essência e transportá-la para as palavras, é importante fazer o exercício de deixar tudo o mais minucioso possível e contar os acontecimentos de forma objetiva e completa, incluindo tudo, o bem e o mal, o alegre e o triste.

"Os meus ciúmes eram intensos, mas curtos; com pouco derrubaria tudo, mas com o mesmo pouco ou menos reconstruiria o céu, a terra e as estrelas."

O ciúme é um sentimento muito poderoso — e contraditório. Com ele, é possível fazer uma pessoa se sentir amada e muito desejada. Porém ele também tem um lado ruim, sendo capaz de fazer o alvo da emoção se sentir acuado, bravo e até mesmo com medo. Por isso, como tudo na vida, é importante saber controlar o poder que ele exerce na vida, para não acabar sendo consumido por ele e eliminando tudo de bom que existe nas relações.

Reflita sobre os ensinamentos do livro "Dom Casmurro"
Copiar
Compartilhar
Qual mensagem o livro Dom Casmurro traz

“Dom Casmurro” fala sobre um assunto muito importante até os dias de hoje: a forma com que as pessoas lidam com o amor e, pior, com a traição. Esse é um tema recorrente, já que o livro cita até mesmo figuras históricas que foram abaladas pelo adultério. Sendo assim, é possível dizer que o livro busca fazer uma reflexão sobre a maneira como a sociedade enxerga as relações românticas e como isso pode afetar a vida de alguém.


Copiar
Compartilhar

Sobre o autor Machado de Assis

Retrato colorido de Machado de Assis.

Machado de Assis foi um jornalista, contista, cronista, romancista, poeta e teatrólogo brasileiro. Nascido no Rio de Janeiro, em 1839, ele ficou conhecido não somente pela grande quantidade de trabalhos (ao todo, reúne mais de 800 obras), mas também por escrever nos mais variados gêneros literários. Seus materiais são tão impactantes que, hoje, são utilizados no mundo acadêmico para entender mais sobre a história do Brasil e seu contexto no mundo todo.

Entenda mais sobre quem foi Machado de Assis
Copiar
Compartilhar

Conclusão do livro Dom Casmurro

É possível dizer que “Dom Casmurro” é um livro que deixa as pessoas pensativas. Após a sua leitura, é comum ficar não só com a pergunta “Capitu traiu ou não?” na mente, mas sim refletir sobre as relações, forma de viver e até mesmo o jeito como o mundo é visto pela sociedade. Essa é uma obra que, apesar de ter sido escrita há mais de 100 anos, continua tocando assuntos muito importantes para o ser humano. É por esse motivo que ela é estudada e debatida constantemente.

Conheça mais livros clássicos de Machado de Assis
Copiar
Compartilhar
Série: Capitu (Rede Globo) Personagem Capitu da minissérie da Rede Globo.

Exibida em dezembro de 2008, “Capitu”, a minissérie de cinco episódios da Rede Globo que foi inspirada em “Dom Casmurro”, de Machado de Assis, fez parte de um projeto que tinha como objetivo levar grandes obras da literatura brasileira para a televisão. Nela, vemos a tão famosa história ganhando vida nas telinhas. E o sucesso foi tanto que a produção chegou até mesmo a ganhar o Grande Prêmio da Crítica da APCA em 2009, entre outras premiações que mostram a qualidade e ótima recepção da obra.


Copiar
Compartilhar
Dom Casmurro HQ

“Dom Casmurro” é um clássico da literatura, por isso ganhou uma versão especial! A história em quadrinhos baseada na obra de Machado de Assis, idealizada por roteirista Wellington Srbek e pelo ilustrador José Aguiar, transmite todas as características de sua escrita, a intensidade dos sentimentos de Bentinho e todos os assuntos que são abordados na história por meio de uma narração cativante e de desenhos detalhistas, que dão maior vida à história.

Confira mais HQs e adaptações que se tornaram um sucesso
Copiar
Compartilhar
fechar