Mensagens Com Amor Menu Search Close Angle Birthday Cake Asterisk Spotify Play PPS Book Download Heart Whatsapp Whatsapp Facebook Twitter Pinterest Instagram YouTube 9 Giga Up

Dia Nacional da Escola Dominical

O Brasil é um país que possui um calendário recheado de datas especiais. Mesmo que nem todas elas sejam consideradas feriados, nada impede que a população comemore aquelas que possuem mais afinidade ou importância em suas vidas. O Dia Nacional da Escola Dominical, por exemplo, é comemorado, anualmente, no terceiro domingo de setembro. Nessa data, muitas homenagens são feitas ao mesmo tempo em que se procura oferecer maior conhecimento sobre essas instituições. Para ajudá-lo nessa tarefa, oferecemos 10 mensagens especiais sobre essa data que lhe oferecerão mais informações sobre ela. Assim, obter maior conhecimento fica muito mais fácil. Não perca tempo: confira!

Escola Dominical no Mundo

Imagem de igreja

Em 1780, um jornalista chamado Robert Raikes resolveu dedicar algumas horas do seu domingo a ensinar as crianças que cometiam delitos pelas ruas de Gloucester, na Inglaterra, a ler e a escrever, matemática e algo mais: sobre Deus e a Bíblia. Nascia, assim, a primeira escola dominical, que persiste hoje em todo o mundo. No Brasil, todo terceiro domingo de setembro é Dia Nacional da Escola Dominical, dia de celebrar essa importante prática!

Escola Dominical Brasileira

No Brasil, a primeira escola dominical é atribuída ao casal de escoceses, Robert e Sarah Kalley, em Petrópolis/RJ. A primeira aula, no dia 19 de agosto de 1855, foi assistida por apenas 5 crianças, mas, com o tempo, o trabalho cresceu e se espalhou por todo o país. Hoje, esse trabalho é celebrado todo terceiro domingo de setembro, no Dia Nacional da Escola Dominical.

Renove sua fé com mensagens sobre Deus

Estudo das Escrituras

Foto de pessoa lendo a bíblia

A maior parte das igrejas evangélicas, em suas mais diversas denominações, reservam algumas horas dos domingos para, junto com os fiéis, estudar as sagradas escrituras. São crianças, adolescentes, jovens, adultos e até idosos que se dedicam a compreender a bíblia no dia em que poderiam estar de folga. É para parabenizar o trabalho desses alunos - e professores - que se comemora, no terceiro domingo de setembro, o Dia Nacional da Escola Dominical.

Fortalecimento da fé

Imagem de igreja

A fé é uma capacidade que pode, e muitas vezes precisa, ser fortalecida. Estudar a Bíblia é uma prática que não só fortalece a fé como ajuda a compreender os desígnios de Deus na vida dos homens. É também uma oportunidade de quem quer apenas conhecer um pouco mais, aproximar-se das escrituras sagradas. Neste terceiro domingo de setembro, Dia Nacional da Escola Dominical, conheça a Escola Dominical da sua igreja e comece já seus estudos!

Irmãs Gêmeas

Foto de homem em pé segurando bíblia

A história das igrejas evangélicas anda de mãos dadas com a da escola dominical. Isso porque foi da primeira escola dominical, fundada por Robert e Sarah Kalley em Petrópolis, que surgiu a primeira igreja congregacional do Brasil. Até hoje entende-se que uma não sobrevive sem a outra. No terceiro domingo de setembro, comemore o Dia Nacional da Escola Dominical e reconheça sua enorme importância para o movimento evangélico brasileiro!

Momentos diferentes

Quem não conhece as cerimônias evangélicas pode se confundir acreditando que o culto e o estudo da bíblia na escola dominical são a mesma coisa. E não são. São momentos diferentes, em que o culto é um momento de testemunho e adoração divina, enquanto a escola dominical é voltada para o estudo das escrituras sagradas. Algumas vezes, na escola dominical, há também aulas de alfabetização, escrita e leitura. No Dia Nacional da Escola Dominical, comemorado em todo terceiro domingo de setembro, agradeça pelas múltiplas oportunidades de vivenciar sua fé!

Inspire-se nos poemas de fé

Semente

Foto de cruz

A escola dominical planta uma semente no coração e na mente de quem a frequenta. Essa semente, regada com fé e amor, germina, cresce e floresce em linda árvore na igreja, árvore essa que também pode dar frutos e fazer com que, com tempo e estudo, a pessoa possa lecionar na mesma escola. Celebremos o ciclo da vida e da fé nesse terceiro domingo de setembro, Dia Nacional da Escola Dominical.

Prática Cristã

A prática da escola dominical - momento destinado ao estudo e à aprendizagem, além da própria reflexão sobre a mensagem de Cristo - não é exclusiva do segmento evangélico. Está presente nas numerosas vertentes do protestantismo, mas também é prática de outras religiões cristãs, como o catolicismo e o espiritismo, recebendo, claro, outros nomes. Neste terceiro domingo de setembro, independentemente da sua religião, celebre a iniciativa e a disposição de quem reserva um tempinho nos dias de folga para saber mais sobre a própria fé: comemore o Dia Nacional da Igreja Dominical.