Mensagens Com Amor Menu Search Close Angle Birthday Cake Asterisk Spotify Play PPS Book Download Heart Share Whatsapp Facebook Twitter Pinterest Instagram YouTube Telegram Copy Up Check

Siga-nos

Dia do Não Fumante

Um dia marcado pela luta contra o tabagismo. Que tal sensibilizar as pessoas mostrando os fatores de risco que o cigarro apresenta à saúde? Cuide do que te pertence, seu corpo, sua vida. Largue o cigarro!

continue lendo
Compartilhar

Não fume!

A dependência do cigarro afeta muitas pessoas, que para começo de conversa, nem deveriam estar fumando. Seja por problemas de saúde já existentes ou por aqueles que esse ato pode desencadear. Largar o cigarro é benéfico em qualquer idade, mas entre 45 e 54 anos isso representa um ganho médio de seis anos de vida.

Parar de fumar pode ser difícil, mas é extremamente necessário quando se quer viver plenamente. Cuide da sua saúde antes que seja tarde demais para se arrepender de não ter parado antes.

Riscos durante e após uma gestação

Muitas mulheres não conseguem abandonar o vício de fumar, mesmo estando grávidas. E elas precisam de ajuda para entender esse problema.

O risco de complicações para mãe e para o bebê

- Nascimento prematuro
- Aborto espontâneo
- Problemas na placenta
- Hemorragia grave, que pode levar até a morte
- Nascimento de bebês fracos e abaixo do peso
- O fumo pode danificar os vasos sanguíneos do feto
- Fumar destrói a vitamina C e aumenta a fadiga muscular
- Aumento da hipoglicemia
- Dores de cabeça e ansiedade
- Aumento da taxa de colesterol

Isso no caso da mulher já estar grávida, se ela pretende engravidar a coisa complica mais ainda. É muito mais complicado cuidar da fertilidade de um fumante. O cigarro reduz a quantidade de óvulos nas mulheres e de espermatozoides nos homens.

A pior sequela do cigarro na gravidez, é a dependência química no bebê. Seja durante ou depois, na amamentação. A criança deve ficar livre dos males do cigarro.

O ministério da saúde aconselha deixar de fumar pelo menos seis meses antes de pensar em engravidar.

Males do tabagismo

Mais de 50 doenças, principalmente cardiovasculares, são consequência do tabagismo. O câncer de pulmão é a primeira causa de óbito por câncer no país.

Doenças e complicações mais comuns:

- Infarto
- Derrame
- Câncer de vias áreas
- Bronquite crônica
- Enfisema pulmonar
- Aneurismas arteriais
- Úlcera do aparelho digestivo
- infecções respiratórias
- Osteoporose
- Trombose vascular
- Problemas respiratórios
- Redução desportiva
- Impotência sexual

Dados importantes

O fumo tem efeitos muito negativos na nossa saúde. Fumantes entre 25 e 79 anos morrem três vezes mais do que pessoas que não fumam. Estatísticas concluem que 5,4 milhões de pessoas fumantes morrem por ano no mundo, graças a doenças relacionadas com o tabaco. Só no Brasil, 200 mil pessoas morem devido seu uso.

A (OMS) Organização Mundial da Saúde, reconhece o tabagismo como doença epidêmica, além de declarar que ele é a principal causa de mortes que poderiam ser evitadas.

Mantenha a calma

Ao parar de fumar você se determina cuidar da saúde, essa missão necessita de alguns cuidados especiais. Na hora do stress procure manter a calma, fumar não vai ajudar em nada. Você passará por alguns minutos complicados, evite substituir cigarro por comida, por café, por doces. Procure se alimentar adequadamente. Dormir 8h por noite.
Não fique pensando no que você "perdeu", mas sim no que você ganha. Sua saúde, sua vida.

Alerte os fumantes

Alertar os fumantes dos perigos do cigarro, é essencial. Uma sociedade livre de cigarros, consequentemente, é uma sociedade livre de doenças e de poluição.

Chame atenção dos fumantes, mesmo que isso incomode. O Sistema Único de Saúde ajuda no tratamento gratuito para o controle do tabagismo. Através do Disque Saúde (número 136) você obtém mais informações para auxiliar nessa luta.

Danos visíveis

Fumar deixa a pele seca, enfraquece os fios de cabelo, reduz o olfato e o paladar. Mas nada disso se compara ao que fica mais visível: o envelhecimento precoce da pele.

Devido a pouca oxigenação, o tabaco inibe a produção de colágeno e elastina, deixando de impedir a flacidez. Repare nas pessoas que fumam a muito tempo. Com certeza você notará rugas em volta dos lábios e se surpreenderá com a idade delas.

 

Perigo até para quem não fuma

O cigarro prejudica quem fuma e quem presencia o ato, mesmo que seja contra sua vontade. Uma pessoa que fuma e convive com uma não fumante, acaba por somatizar inúmeros riscos à saúde de ambas. O risco de doenças cardiovasculares aumentam 25% quando é exposto ao fumo passivo.

Benefícios de parar de fumar:

Quando a pessoa quer parar de fumar, acredita que terá várias consequências ruins. A ansiedade acaba dominando sua força de vontade, impossibilitando essa luta. Lembrando que ansiedade não se controla com cigarro. Nem se ameniza! Aqui vão alguns motivos para você parar de fumar de uma vez por todas:

- A pressão e o oxigênio se normalizam
- Os pulmões começam a funcionar melhor
- O olfato deixa de ser afetado pela nicotina
- Respirar fica mais fácil
- Você sente melhor o sabor da comida
- Sua circulação melhora

fechar