Mensagens Com Amor Menu Search Close Angle Birthday Cake Asterisk Play PPS Book Download Heart Whatsapp Whatsapp Facebook Twitter Pinterest Instagram YouTube 9 Giga Up

Dia Nacional da Alfabetização

Todos têm o direito a educação, porém nem todo cidadão tem acesso aos meios! Uma triste realidade em diversos países pelo mundo todo. No entanto, é preciso continuar lutando para que esse direito esteja ao alcance de todos! Saiba mais sobre esse dia tão importante!

O que é?

Muito se fala sobre a alfabetização e sua importância. Mas você sabe o que é isso? De uma forma muito simplificada, a alfabetização é o processo de aprendizagem de ler e escrever, e tem ligação direta com o desenvolvimento de um país! Por isso, é necessário investir sempre na educação das pessoas para que suas vidas sejam melhores e completas!

Comunicação

Sim, é verdade. A alfabetização é uma maneira eficaz de medir o desenvolvimento de um país. Mas não é só isso que ela faz! Ela também nos ajuda na comunicação: com ela, somos capazes de ler e escrever cartas, mensagens de texto, e até mesmo livros! É com ela que o conhecimento é passado!

Combate ao analfabetismo

Quando as pessoas são alfabetizadas corretamente, elas, por consequência, têm mais acesso ao conhecimento. Isso faz com que elas tenham trabalhos e salários melhores no futuro. Por isso, devemos sempre investir na educação do país, pois isso faz uma diferença enorme para as suas condições de vida!

Já imaginou?

Você já imaginou como seria sua vida se você não pudesse ler? Mensagens de texto não seriam uma forma de comunicação viável; você não poderia navegar pelas redes sociais; livros e jornais também estariam fora de cogitação. Coisas banais e muito simples para nós se tornariam muito difíceis de ser executadas. Por isso, não banalizem a alfabetização. Lembre-se de que você é sortudo, e ajude pessoas menos instruídas! Faça a diferença!

Feliz Dia da Escola! Comemore o acesso à educação!

Sociedade

Uma sociedade alfabetizada e letrada certamente é uma sociedade melhor e mais bem organizada. Isso porque os cidadãos podem obter conhecimento de forma mais fácil e, assim, são capazes de escolher todos os seus governantes de forma mais justa. Por isso, vamos batalhar para que cada vez mais pessoas possam ser alfabetizadas!

Empoderamento

Sabia que o conhecimento na leitura e na escrita desempenha um papel muito importante no empoderamento e autoestima de homens, mulheres e crianças? Por meio da alfabetização, toda e qualquer pessoa pode obter conhecimentos distintos e se aprofundar em assuntos diferentes, desenvolvendo estudos e podendo até mesmo alterar os rumos de um país!

Analfabetismo

Atualmente, no mundo inteiro, conforme pesquisa realizada pela ONU, cerca de 781 milhões de adultos não sabem ler, escrever ou contar. Esse problema é muito grave e afeta não só essas pessoas individualmente, mas também afeta o mundo e toda a sociedade. Por isso, devemos lutar para que a alfabetização chegue em todos os locais!

Analfabetismo funcional

Falamos bastante sobre a importância da alfabetização, mas devemos ter em mente que o analfabetismo funcional também é um problema muito grande! Essas pessoas são capazes de ler e escrever, porém, têm dificuldades para entender o assunto tratado. No mundo, cerca de 250 milhões de crianças sofrem com essa situação, e isso só mostra que a alfabetização deve ser uma prioridade para nós!

Cortella e a importância da filosofia nos dias de hoje

IDH

O nível de alfabetização de um país possui conexão direta com o IDH do local, ou seja, com o seu índice de desenvolvimento humano. Quanto mais alfabetizada a população for, mais esse dado aumentará, e consequentemente (com uma educação aprimorada) as chances de um futuro melhor são bem maiores!

Alfabetização e letramento

Embora muitas pessoas pensem que a alfabetização e o letramento sejam a mesma coisa, isso não é verdade! Eles dependem um do outro para existirem, mas exercem funções diferentes. Enquanto a primeira orienta a criança para o domínio da tecnologia da escrita, o letramento leva essa pessoa ao exercício das práticas sociais de leitura e de escrita.

Dia Nacional da Alfabetização

Todo mundo lembra a emoção de conseguir ler as primeiras palavras, né? Juntar as letras e as sílabas era uma tarefa difícil, mas sempre muito recompensadora! E melhor ainda: essencial para o nosso futuro. Pensando nisso, em 1966, o dia 14 de novembro foi escolhido para se tornar o Dia Nacional da Alfabetização, em homenagem à criação do Ministério da Educação e Cultura, em 1930.

Diferenças

O correto é que a alfabetização de uma pessoa ocorra durante a sua infância. Todavia, caso isso não aconteça, não tem problema nenhum em correr atrás disso quando já for adulto! O importante é saber que nunca é tarde demais e que os métodos utilizados são diferentes nas épocas diferentes de aprendizado!

O poder da imaginação

Com livros, podemos viajar sem nem mesmo sairmos do lugar. Podemos conhecer pessoas novas e universos totalmente diferentes. Porém, isso só é possível quando a pessoa foi alfabetizada. Por isso, é muito importante investir na educação de uma sociedade!

Espalhe a palavra

É muito comum vermos pessoas zombando de outras que não dominam a leitura e a escrita. Quando vemos isso acontecer, não podemos ficar calados! Devemos explicar que existem diferenças sociais em nosso país e que, em vez de fazer chacota, devemos ajudar os indivíduos que foram prejudicados pelo nosso sistema falho de educação. Nesse Dia da Alfabetização, espalhe a importância desse ato!

Homenageie nossos queridos professores!