Mensagens Com Amor Menu Search Close Angle Birthday Cake Asterisk Spotify PPS Book Heart Share Whatsapp Facebook Twitter Pinterest Instagram YouTube Telegram Copy Left Check

Dia de São Carlos de Borromeu

Canonizado e celebrado no dia 04 de novembro, São Carlos Borromeu foi um santo do século XVI que intercedeu por todos aqueles que necessitavam do evangelho e da cura. Dedicou sua vida à caridade e à doação para quem quer que precisasse de sua ajuda. Partiu com apenas 46 anos proferindo "Eis Senhor, eu venho, vou já" como suas últimas palavras e deixando um legado de ensinamentos sobre a fé, a caridade e a devoção ao Nosso Senhor Jesus Cristo. Que São Carlos Borromeu possa sempre interceder por nós nos momentos difíceis e nos abençoar com a sua graça para que possamos, inspirados em sua vida, elevar as nossas almas. Amém.

Reconstrução do ser

A ti, São Carlos Borromeu, só tenho que agradecer. Tua história e tuas realizações me ensinaram que ser humilde e lutar por quem precisa são os primeiros passos para nos tornarmos seres humanos dignos. Gratidão, São Carlos Borromeu. Se hoje sou minimamente feliz e realizada(o) com a pessoa que me torno a cada dia, devo tudo isso a ti e às tuas intercessões. Que seu nome possa ser sempre louvado. Amém.


Copiar
Compartilhar
Quem foi São Carlos Borromeu

Nascido em 2 de outubro de 1538, em Milão, Carlos era filho do Conde Gilberto Borromeu e com Margherita de Medicina, irmã do Papa Pio VI. São Carlos Borromeu recebeu uma educação cristã durante toda a sua vida e se formou na Universidade de Pavia, ganhando destaque por saber como tratar e administrar as pessoas.

Comemore o Dia de Santo André!
Copiar
Compartilhar
Vocação religiosa

Seguindo os hábitos da época, os pais de São Carlos Borromeu o entregaram para o serviço de Deus assim que ele completou 12 anos. Para a felicidade de todos, Carlos já tinha grande vocação para a vida religiosa e se encontrou estando ali. Além de tudo isso, era caridoso com todos aqueles que eram pobres e necessitados. Que neste dia 4 de novembro, Dia de São Carlos Borromeu, sua humildade perante a vida e perante o povo seja lembrada com carinho. Gratidão, São Carlos Borromeu!


Copiar
Compartilhar
Você também pode gostar

Descubra a data comemorativa de todos os santos acessando nosso calendário

Conheça o santo do dia 4 de novembro

Dedicação

Por ser muito inteligente e sábio, São Carlos Borromeu se destacou e acabou se tornando um homem aplicado e estudioso. Com apenas 21 anos se formou em Direito Canônico e, um ano depois, empolgado com a fé, fundou a Academia para Estudos Religiosos.

Que todo dia 4 de novembro, Dia de São Carlos Borromeu, possamos enaltecer a inteligência e a caridade de Carlos diante da vida. Viva São Carlos Borromeu! Que sua graça chegue a todos os nossos corações!


Copiar
Compartilhar
Chamado

Por ser sobrinho do Papa Pio VI, São Carlos Borromeu se sentia estimulado a seguir firme no caminho da fé. Seu objetivo era viver a vida como um monge, afastado de tudo. Porém, por possuir sabedoria e inteligência, foi chamado a Roma pelo tio. Mesmo sem ter recebido os Sacramentos da Ordem, acabou aceitando a então nomeação de Cardeal e Arcebispo de Milão. Era um momento de renovação interna da Igreja e São Carlos acabou ajudando a organizar tudo, dedicando-se à evangelização.

Que a sua entrega e a sua dedicação a Deus sejam sempre lembradas e festejadas. Obrigado(a), São Carlos Borromeu por ter insistido e por ter levado adiante a palavra do Senhor. Que todo dia 4 de novembro, dia de sua festa litúrgica, teu nome seja elevado e nos traga as bênçãos que precisamos. Amém.


Copiar
Compartilhar
Feitos

Após ter auxiliado o Papa e tê-lo motivado a colocar em prática o conteúdo do Concílio de Trento, São Carlos Borromeu obedeceu às decisões da época que levaram à contrarreforma e fez com que os fiéis da diocese de Milão se aproximassem de Cristo. Além disso, lutou contra o protestantismo nos vales suíços, ajudou na evangelização de outras áreas da Europa e foi o primeiro bispo a fundar seminários para a formação de futuros padres.

Novembro Azul. Cuide-se!
Copiar
Compartilhar
 
Desejo de se afastar

Sentindo-se atraído pela vida monástica, São Carlos Borromeu pensou em renunciar ao cargo à frente da arquidiocese. Porém um amigo próximo chamado D. Frei Bartolomeu dos Mártires, arcebispo de Braga, o aconselhou a deixar a ideia de lado. Ele mostrou que por eles viverem naquele século, que estava cheio de exemplos ruins dados pelo clero, seria melhor que Carlos desse um exemplo diferente. Por vir de família nobre e ser sobrinho do Papa, mostrar uma vida humilde e santa seria de extrema importância. Foi assim que São Carlos Borromeu permaneceu.


Copiar
Compartilhar
Exemplo a todos

Seguindo os conselhos do amigo D. Frei Bartolomeu, São Carlos Borromeu utilizou seus bens na construção de albergues para os pobres, hospitais e casas de formação para religiosos e sacerdotes. Além de todas as boas ações, Carlos atuou fortemente no Concílio de Trento e levou para frente as ideias e reformas sugeridas. Que neste dia 4 de novembro, Dia de São Carlos Borromeu, seu exemplo como ser humano nos incentive a sermos cada vez melhores para o mundo em que vivemos. Amém.


Copiar
Compartilhar
Mudanças impostas

Colocando a mão na massa, São Carlos Borromeu adotou uma disciplina mais rígida para os religiosos e para os padres. Devido a isso acabaram surgindo algumas hostilidades de todos que não estavam dispostos a abrir mão de seus privilégios. Essa transformação no clero fez inclusive com que Carlos sofresse um atentado enquanto estava em oração em sua capela, mas ele saiu ileso.


Copiar
Compartilhar
Peste Negra

A Peste Negra chegou a Milão em 1576. Nesse período diversas pessoas morreram, inclusive mais de 100 padres que acabaram se contaminando ao ajudar os doentes. São Carlos Borromeu foi bem atuante. Ele deu toda a assistência que conseguia e visitava os doentes sempre que podia, levando a eles consolo de fé e sacramentos da Igreja. Por sofrer com toda a situação e ver tantos inocentes morrendo, foi diversas vezes a praças públicas pedir perdão a Deus em nome de seu povo.

Que teu ato de caridade e compaixão seja lembrado com fé e carinho por todos que aqui estão, São Carlos Borromeu. Que todo dia 4 de novembro, dia de celebrar sua vida, lembremos de seus passos e seus sacrifícios. Que assim seja.

Celebre o Dia de Todos Os Santos
Copiar
Compartilhar
Morte de São Bartolomeu

Apesar de ter se mantido incansável e intacto à doença, em um determinado momento o trabalho acabou consumindo Carlos. Dessa maneira, a febre acabou o pegando e tirou todas as forças que ele tinha no corpo. Foi assim que ele passou a fazer bem menos do que gostaria e, alguns anos depois, morreu com apenas 46 anos de idade. Em alguns lugares dizem que ele faleceu no dia 3 de novembro de 1584, em outros, dia 4 de novembro.


Copiar
Compartilhar
4 de novembro - Dia de São Bartolomeu

Beatificado em 1602 pelo Papa Clemente VIII, São Carlos Borromeu foi canonizado pelo Papa Paulo V no dia 1 de novembro de 1610. Porém a data escolhida para a sua festa litúrgica foi o dia 4 de novembro. Não se sabe ao certo se é por causa do dia de sua morte, que é citada em determinados locais como sendo no quarto dia de novembro, ou se foi somente uma escolha do Papa. O que importa é que neste dia tão importante para a história católica podemos celebrar a vida e os feitos deste grande homem. Viva São Carlos Borromeu!


Copiar
Compartilhar
Oração a São Bartolomeu

“Ó Deus, que aos vossos pastores associastes São Carlos Borromeu, animado de ardente caridade e da fé que vence o mundo, dai-nos, por sua intercessão, perseverar na caridade e na fé, para participarmos de sua glória. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, vosso filho, na unidade do Espírito Santo. Amém. São Carlos Borromeu, rogai por nós.”


Copiar
Compartilhar
Oração de São Bartolomeu ao Anjo da Guarda

“Meu bom Anjo da Guarda, não sei quando e de que modo irei morrer. É possível que eu seja levado de repente ou que, antes do meu último suspiro, eu me veja privado das minhas capacidades mentais. E há tantas coisas que eu quereria dizer a Deus, no limiar da Eternidade... Por isso hoje, com a plena liberdade da minha vontade, venho pedir, Anjo da minha guarda, que faleis por mim nesse temível momento. Direis, então, ao Senhor, meu bom Anjo da Guarda:

- Que quero morrer na Santa Igreja Católica Apostólica Romana, no seio da qual morreram todos os santos, depois de Jesus Cristo, e fora da qual não há salvação.

- Que peço a graça de participar dos méritos infinitos do meu Redentor e que desejo morrer pousando meus lábios na Cruz que foi banhada com o Seu Sangue.

- Que aborreço e detesto os meus pecados que ofenderam a Jesus e que, por amor a Ele, perdôo os meus inimigos, como eu mesmo desejo ser perdoado.

- Que aceito a minha morte como sendo da vontade de Deus e que, com toda a confiança, me entrego ao Seu amável e Sacratíssimo Coração, esperando em toda a sua misericórdia.

- Que, no meu inexprimível desejo de ir ao Céu, me disponho a sofrer tudo quanto a Sua soberana Justiça haja por bem infligir-me.

- Não recuseis, ó Santo Anjo da minha guarda, ser o meu intérprete junto de Deus e expor diante dEle que estes são os meus sentimentos e a minha vontade. Amém.”

Você conhece a história do Dia de Todos Os Santos
Copiar
Compartilhar
Gratidão a São Carlos Borromeu

Obrigada(o), São Carlos Borromeu, por sempre olhar por mim e por todos aqueles que amo. Obrigada(o) por me aproximar todos os dias do amor de Deus, me mostrando que ser humilde e escolher o caminho do bem me trarão a recompensa de um coração em paz. Sem ti e sem tuas bênçãos eu não teria chegado até aqui. Gratidão, São Carlos Borromeu!


Copiar
Compartilhar
Proteção a São Carlos Borromeu

São Carlos Borromeu, estou aqui hoje para te pedir: proteja-me e guia-me. Mostre com sua força e humildade os caminhos que devo seguir, livrando-me da luxúria e dos sentimentos ruins que por vezes rondam meu coração. Ajude-me a me aproximar do amor do Senhor para que eu possa beber da fonte divina. Eu te peço, São Carlos Borromeu, abra meus olhos, me dê as forças de que preciso e mostre-me com teus milagres a direção mais correta. Que assim seja.


Copiar
Compartilhar
Toda honra e toda glória

Quando precisei entender o que era compaixão, tuas lutas me ensinaram e me fizeram sentir mais amor ao próximo. Quando precisei colocar os pés no chão e entender que tudo tem sua hora, sua escolha de permanecer e servir o povo de Milão me ensinou como fazer isso. Quando precisei me aproximar do amor de Deus, foi por sua intercessão que cheguei lá. São Carlos Borromeu, toda honra e toda glória a ti. Gratidão por tanto.


Copiar
Compartilhar
Dia de exaltar São Carlos Borromeu

Que neste dia 4 de novembro você seja louvado e lembrado com todo o carinho que merece, São Carlos Borromeu. Que possamos te levar sempre como exemplo, nunca nos esquecendo de quem você foi nesta Terra. Viva São Carlos Borromeu. Viva!

Você sabe quais fatos históricos aconteceram em novembro?
Copiar
Compartilhar
fechar