Mensagens Com Amor Menu Search Close Angle Birthday Cake Asterisk Play PPS Book Download Heart Whatsapp Whatsapp Facebook Twitter Pinterest Instagram YouTube 9 Giga Up

Dia Nacional do Evangélico

O cristianismo evangélico é uma vertente da religião cristã que se instalou no Brasil no século XVII. Nos últimos trista anos, o número de evangélicos no país cresceu muito, tornando-se correspondente a mais de 22% da população brasileira. Agora, os seguidores do Evangelicanismo possuem um dia especial! Mas você sabe como surgiu a religião e quais são os seus impactos na cultura brasileira? Os evangélicos influenciaram nossa história e nosso cotidiano mais do que se possa imaginar! Separamos aqui a história dessa vertente, como se deu seu aparecimento no Brasil e alguns versículos sobre a Igreja Evangélica. Conheça mais sobre esses fiéis!

Surgimento dos evangélicos

Os protestantes não são necessariamente os evangélicos.
Protestantes são provenientes do movimento de Lutero, Calvino e possuem relação com a Alemanha, Suíça e a ruptura com a igreja católica no século XVI, surgindo então o protestantismo.
Protestantismo deu origem a um movimento que se transformou praticamente na cultura prevalente do ocidente planetário produtivo funcional industrioso, representado pela revolução industrial na Inglaterra e com a migração desses migrantes para os Estados Unidos. Isso fez com que explodisse uma sociedade capitalista protestante, funcionando até o século passado, quando alguns outros passaram a alterar esse processo nos Estados Unidos. No entanto, a cultura prevalente sempre foi essa.

Estes eram os mesmos protestantes que vieram da Europa para a fundação dos EUA, entre eles os puritanos, quakers, amish e outros grupos ultra-radicais. Esses grupos trouxeram um puritanismo que não se vivia até então.
Em seguida, surgiram os avivalistas protestantes, quando os pregadores chamavam as pessoas para "conversão', convidando as pessoas a aproveitar a experiência de ter um coração quente, quando a fé começa a se transformar em emoção.
A partir disso, começaram a surgir os movimentos chamados pentecostais, que são movimentos de emoção, baseando-se na passagem bíblica de Atos dos apóstolos, no capítulos 2, no versículo de 1 ao 4. Desde então, transformaram aquilo ali num modus operandi em série e industrialmente produzido.

Dia Nacional do Evangélico

Mulher de braços abertos.

No ano de 1995, o deputado Carlos Xavier, deu início ao Projeto de Lei nº 474/1995 que tramitou na Câmara Distrital e se tornou lei, criando em Brasília o Dia do Evangélico. A Lei nº 893, de 27 de julho de 1995, estabelece o dia 30 de novembro como Dia do Evangélico no Distrito Federal. Esta lei declarava ponto facultativo em todo o Distrito Federal e foi sancionada pelo então governador Cristovam Buarque. Essa data passou a fazer parte do calendário comemorativo oficial do Governo do Distrito Federal.

Este pensamento se espalhou pelo Brasil e vários Estados e municípios também assumiram o dia 30 de novembro como Dia do Evangélico.

Agora é Lei Nacional. Foi sancionada, em 15 de setembro de 2010 a lei que institui, oficialmente, o Dia Nacional do Evangélico. Esta Lei é resultado do projeto de lei 3541/08, de autoria do deputado do Partido Republicano Brasileiro (PRB-MA), Cléber Verde.

Se aproxima o dia

Hebreus 10:25

Não deixemos de reunir-nos como igreja, segundo o costume de alguns, mas procuremos encorajar-nos uns aos outros, ainda mais quando vocês veem que se aproxima o Dia.

Batizados em um único Espírito

1 Coríntios 12:13-20

Figura de um terço com

Pois em um só corpo todos nós fomos batizados em um único Espírito: quer judeus, quer gregos, quer escravos, quer livres. E a todos nós foi dado beber de um único Espírito.
O corpo não é feito de um só membro, mas de muitos. Se o pé disser: "Porque não sou mão, não pertenço ao corpo", nem por isso deixa de fazer parte do corpo. E se o ouvido disser: "Porque não sou olho, não pertenço ao corpo", nem por isso deixa de fazer parte do corpo. Se todo o corpo fosse olho, onde estaria a audição? Se todo o corpo fosse ouvido, onde estaria o olfato? De fato, Deus dispôs cada um dos membros no corpo, segundo a sua vontade. Se todos fossem um só membro, onde estaria o corpo? Assim, há muitos membros, mas um só corpo.

Geração eleita

1 Pedro 2:9-10

Multidão de braços estendidos para cima.

Vocês, porém, são geração eleita, sacerdócio real, nação santa, povo exclusivo de Deus, para anunciar as grandezas daquele que os chamou das trevas para a sua maravilhosa luz. Antes vocês nem sequer eram povo, mas agora são povo de Deus; não haviam recebido misericórdia, mas agora a receberam.

Pregue a palavra

2 Timóteo 4:2

Mulher de braços abertos sob o pôr do sol.

Pregue a palavra, esteja preparado a tempo e fora de tempo, repreenda, corrija, exorte com toda a paciência e doutrina.

É a igreja

Colossenses 1:24

Agora me alegro em meus sofrimentos por vocês e completo no meu corpo o que resta das aflições de Cristo, em favor do seu corpo, que é a igreja.

Primeiras igrejas no Brasil

A primeira igreja protestante a chegar no Brasil foi a Igreja Luterana, no entanto, ela ficou fechada no ambiente germânico, não se falava português e era apenas para os colonos. A segunda, que chegou logo depois, foi a Igreja Congregacional, através do trabalho de um médico inglês se fixaram em Petrópolis, Rio de Janeiro. A terceira foi a Igreja Presbiteriana do Brasil, que se plantou no centro do Rio de Janeiro e de lá foi se expandindo e logo veio também para São Paulo.

Pratique sua fé com essas mensagens evangélicas

Corpo de Cristo

Efésios 4:12

Figura simbolizando que uma cruz é igual a um coração

Com o fim de preparar os santos para a obra do ministério, para que o corpo de Cristo seja edificado,