Mensagens Com Amor Menu Search Close Angle Birthday Cake Asterisk Spotify Play PPS Book Download Heart Whatsapp Whatsapp Facebook Twitter Pinterest Instagram YouTube 9 Giga Up

Dia Nacional do Evangélico

O cristianismo evangélico é uma vertente da religião cristã que se instalou no Brasil no século XVII. Nos últimos trista anos, o número de evangélicos no país cresceu muito, tornando-se correspondente a mais de 22% da população brasileira. Agora, os seguidores do Evangelicanismo possuem um dia especial! Mas você sabe como surgiu a religião e quais são os seus impactos na cultura brasileira? Os evangélicos influenciaram nossa história e nosso cotidiano mais do que se possa imaginar! Separamos aqui a história dessa vertente, como se deu seu aparecimento no Brasil e alguns versículos sobre a Igreja Evangélica. Conheça mais sobre esses fiéis!

Surgimento dos evangélicos

'Deus' escrito em inglês em madeira

Os protestantes não são necessariamente os evangélicos.
Protestantes são provenientes do movimento de Lutero, Calvino e possuem relação com a Alemanha, Suíça e a ruptura com a igreja católica no século XVI, surgindo então o protestantismo.
Protestantismo deu origem a um movimento que se transformou praticamente na cultura prevalente do ocidente planetário produtivo funcional industrioso, representado pela revolução industrial na Inglaterra e com a migração desses migrantes para os Estados Unidos. Isso fez com que explodisse uma sociedade capitalista protestante, funcionando até o século passado, quando alguns outros passaram a alterar esse processo nos Estados Unidos. No entanto, a cultura prevalente sempre foi essa.

Estes eram os mesmos protestantes que vieram da Europa para a fundação dos EUA, entre eles os puritanos, quakers, amish e outros grupos ultra-radicais. Esses grupos trouxeram um puritanismo que não se vivia até então.
Em seguida, surgiram os avivalistas protestantes, quando os pregadores chamavam as pessoas para "conversão', convidando as pessoas a aproveitar a experiência de ter um coração quente, quando a fé começa a se transformar em emoção.
A partir disso, começaram a surgir os movimentos chamados pentecostais, que são movimentos de emoção, baseando-se na passagem bíblica de Atos dos apóstolos, no capítulos 2, no versículo de 1 ao 4. Desde então, transformaram aquilo ali num modus operandi em série e industrialmente produzido.

Dia Nacional do Evangélico

Mulher de braços abertos.

No ano de 1995, o deputado Carlos Xavier, deu início ao Projeto de Lei nº 474/1995 que tramitou na Câmara Distrital e se tornou lei, criando em Brasília o Dia do Evangélico. A Lei nº 893, de 27 de julho de 1995, estabelece o dia 30 de novembro como Dia do Evangélico no Distrito Federal. Esta lei declarava ponto facultativo em todo o Distrito Federal e foi sancionada pelo então governador Cristovam Buarque. Essa data passou a fazer parte do calendário comemorativo oficial do Governo do Distrito Federal.

Este pensamento se espalhou pelo Brasil e vários Estados e municípios também assumiram o dia 30 de novembro como Dia do Evangélico.

Agora é Lei Nacional. Foi sancionada, em 15 de setembro de 2010 a lei que institui, oficialmente, o Dia Nacional do Evangélico. Esta Lei é resultado do projeto de lei 3541/08, de autoria do deputado do Partido Republicano Brasileiro (PRB-MA), Cléber Verde.

Se aproxima o dia

Hebreus 10:25

'Não deixemos de reunir-nos como igreja' - Dia Nacional do Evangélico

Não deixemos de reunir-nos como igreja, segundo o costume de alguns, mas procuremos encorajar-nos uns aos outros, ainda mais quando vocês veem que se aproxima o Dia.

Batizados em um único Espírito

1 Coríntios 12:13-20

Figura de um terço com 'Jesus' escrito na cruz.

Pois em um só corpo todos nós fomos batizados em um único Espírito: quer judeus, quer gregos, quer escravos, quer livres. E a todos nós foi dado beber de um único Espírito.
O corpo não é feito de um só membro, mas de muitos. Se o pé disser: "Porque não sou mão, não pertenço ao corpo", nem por isso deixa de fazer parte do corpo. E se o ouvido disser: "Porque não sou olho, não pertenço ao corpo", nem por isso deixa de fazer parte do corpo. Se todo o corpo fosse olho, onde estaria a audição? Se todo o corpo fosse ouvido, onde estaria o olfato? De fato, Deus dispôs cada um dos membros no corpo, segundo a sua vontade. Se todos fossem um só membro, onde estaria o corpo? Assim, há muitos membros, mas um só corpo.

Geração eleita

1 Pedro 2:9-10

Multidão de braços estendidos para cima.

Vocês, porém, são geração eleita, sacerdócio real, nação santa, povo exclusivo de Deus, para anunciar as grandezas daquele que os chamou das trevas para a sua maravilhosa luz. Antes vocês nem sequer eram povo, mas agora são povo de Deus; não haviam recebido misericórdia, mas agora a receberam.

Pregue a palavra

2 Timóteo 4:2

Mulher de braços abertos sob o pôr do sol.

Pregue a palavra, esteja preparado a tempo e fora de tempo, repreenda, corrija, exorte com toda a paciência e doutrina.

É a igreja

Colossenses 1:24

'Completo no meu corpo...a igreja' - Dia Nacional do Evangélico

Agora me alegro em meus sofrimentos por vocês e completo no meu corpo o que resta das aflições de Cristo, em favor do seu corpo, que é a igreja.

Primeiras igrejas no Brasil

A primeira igreja protestante a chegar no Brasil foi a Igreja Luterana, no entanto, ela ficou fechada no ambiente germânico, não se falava português e era apenas para os colonos. A segunda, que chegou logo depois, foi a Igreja Congregacional, através do trabalho de um médico inglês se fixaram em Petrópolis, Rio de Janeiro. A terceira foi a Igreja Presbiteriana do Brasil, que se plantou no centro do Rio de Janeiro e de lá foi se expandindo e logo veio também para São Paulo.

Pratique sua fé com essas mensagens evangélicas