Mensagens Com Amor Menu Search Close Angle Birthday Cake Asterisk Spotify Play PPS Book Download Heart Whatsapp Whatsapp Facebook Twitter Pinterest Instagram YouTube 9 Giga Up

Dia Nacional da Língua Portuguesa

A língua portuguesa é considerada a oficial do Brasil. É importante conhecer e celebrar essa língua que nos possibilita que nos comuniquemos de forma a sermos entendidos dentro do nosso país, e em alguns outros. Conheça suas origens, os outros países que a falam, sua riqueza, sua cultura e outros aspectos, além do famoso Museu da Língua Portuguesa. Comemore a data de 15 de novembro, Dia Nacional da Língua Portuguesa e celebre essa língua tão rica. Mergulhe nos mistérios da linguagem e da fala e desvende esse universo de palavras com 10 frases sobre o Dia Nacional da Língua Portuguesa.

Como surgiu a data

Instituída no Brasil pela Lei nº 11.310 em 2006, a data 05 de novembro foi escolhida para homenagear o escritor Ruy Barbosa e faz referência à data de aniversário desse importante escritor que foi um grande estudioso e defensor da língua portuguesa na cultura nacional. Em memória de Ruy Barbosa e a todos os escritores que contribuíram para a concretização das letras no Brasil, comemoramos o Dia Nacional da Língua Portuguesa!

Origens e influências

O idioma português chegou ao Brasil junto aos primeiros navios europeus que encontraram a América e passaram a colonizá-la. Contudo, uma identidade única foi construída na medida em que os dialetos se misturavam com a comunicação verbal dos indígenas e africanos que habitavam o país na época. Assim, a nossa língua se torna mais uma das contribuições desses povos a nossa cultura. Hoje, 05 de novembro, no Dia Nacional da Língua Portuguesa, vamos agradecer aos primeiros que habitaram a nossa terra e fizeram dela o que é hoje: rica em cultura!

Outros países falantes da língua

Atualmente, a lista de países que têm o idioma português como sua língua oficial é Brasil, Portugal, Moçambique, Angola, Guiné-Bissau, Timor-Leste, Guiné Equatorial, Macau, Cabo Verde e São Tomé e Príncipe. Em países como o Uruguai e o Paraguai, também pode se ouvir falar o português, mas não é o idioma predominante. É isso o que nossa língua faz: consegue unir e conversar com diversas culturas distintas por meio de um mesmo código e suas pequenas variações. Por isso, o idioma deve ser altamente valorizado por nós neste 05 de novembro, Dia Nacional da Língua Portuguesa.

Museu da Língua Portuguesa

Em 2006, mesmo ano em que o Dia Nacional da Língua Portuguesa foi instituído, inaugurou-se também o Museu da Língua Portuguesa, localizado na cidade de São Paulo. Com um farto acervo, repleto de obras fundamentais para a nossa cultura, o museu conta a história da língua portuguesa no Brasil, valorizando suas origens e principais influências. Além disso, são promovidos cursos e palestras sobre os temas que englobam a língua portuguesa.

Interação entre culturas

No mundo inteiro, são mais de 260 milhões de falantes da língua portuguesa. É muita gente, não é mesmo? E elas estão espalhadas por todo o canto, utilizando essa incrível língua para se comunicar, contar histórias e interagir com idiomas distintos. No fim das contas, a história da civilização se dá por meio da comunicação. Viva 05 de novembro, o Dia Nacional da Língua Portuguesa!

A riqueza da língua

É um grandioso prazer poder falar o português, que é uma língua tão rica e, por isso, nos demanda muitos estudos. Para além da escola, a nossa língua acompanha o nosso aprendizado durante toda a nossa jornada de vida. A cada dia, somos bombardeados por fenômenos que agregam mais elementos à nossa linguagem. São tantas expressões, gírias, normas e palavras novas, além das variações entre os diferentes estados, que não dá para parar no tempo! Vamos agradecer pela nossa língua e celebrar o dia 05 de novembro, Dia Nacional da Língua Portuguesa!

Valorize a riqueza da cultura brasileira!

Valor à cultura nacional

Valorizar a língua portuguesa é valorizar a nossa cultura. É reconhecer e prestigiar cada passo da nossa história e o que nos trouxe até aqui. É dar visibilidade às obras brasileiras, desde os clássicos aos contemporâneos. Por isso, neste 05 de novembro, Dia Nacional da Língua Portuguesa, enalteça as produções nacionais e ajude a manter tudo o que o nosso país tem de melhor.

Rastros da colonização

Embora o processo de colonização do Brasil tenha sido submetido à muita violência, injustiças e mortes de minorias, como indígenas e negros, reconhecer as atrocidades e tomar consciência do passado ajuda a reformular e construir o futuro, limpando o sangue que milhares derramaram para defender suas identidades. Que o presente e o futuro mantenha o que temos de bom e que a humanidade prevaleça. Sem cultura e história, sem futuro. Por isso, vamos comemorar, em 05 de novembro, o Dia Nacional da Língua Portuguesa com amor e ânimo para manter nossa identidade de pé!

A leitura é para todos

Provavelmente, você já deve ter estudado os autores mais clássicos da nossa literatura. Porém, mesmo que o tempo tenha passado, é recomendável conhecer melhor cada um deles e como suas palavras contextualizam cada passo da nossa história. Entre eles, estão Monteiro Lobato, Carlos Drummond de Andrade, Machado de Assis, Clarice Lispector, Graciliano Ramos e muitos outros! Mas lembre-se: escritores da nova geração também agregam muito e devem ser apoiados. A leitura é para todos, e que leiam o que quiser! Viva 05 de novembro, o Dia Nacional da Língua Portuguesa!

Celebre o Dia Internacional da Língua Materna, seja a sua o português ou não