Mensagens Com Amor Menu Search Close Angle Birthday Cake Asterisk Spotify Play PPS Book Download Heart Share Whatsapp Facebook Twitter Pinterest Instagram YouTube Telegram Copy Up Check

Siga-nos

Pizza de pepperoni e queijo em uma mesa

Dia da Pizza

Desde 1985 é comemorado em 10 de julho, na cidade de São Paulo, o Dia da Pizza. A “redonda”, como é carinhosamente chamada, também na opção retangular ou vendida em pedaços triangulares, chegou ao Brasil com os imigrantes italianos, no início do século XIX. Com muitos e variados sabores, ela promove a reunião de amigos e familiares nas pizzarias ou em casa. Essa queridinha calórica tornou-se parte da cultura brasileira - compramos os “discos” no supermercado, temos as versões doces e para frigideira e muitos a apreciam fria no dia seguinte. Há motivos de sobra para comemorar essa iguaria agregadora. Saiba mais e celebre o Dia da Pizza saboreando uma, de preferência em boa companhia!

continue lendo
Compartilhar

A História

Pessoa colocando ingredientes em uma pizza

A Pizza começou com os egípcios, pois acredita-se que este povo foi o primeiro a misturar farinha com água, porém, discute-se também, que os gregos faziam uma preparação de massas a base de trigo, arroz ou grão de bico. Três séculos antes de Cristo, os fenícios costumavam acrescentar ao pão coberturas de carne e cebola, porém, este pão parece mais com o que hoje é o pão sírio, na época, tido como Piscea.

Esta novidade desembarcou na Itália, onde este tipo de culinária tornou-se famosa. Os napolitanos tomaram gosto pelo petisco e acrescentaram o trigo de boa qualidade para a massa e coberturas variadas, especialmente queijo.

A receita da pizza tinha o objetivo principal de "matar a fome", principalmente da parte mais pobre da cidade. A primeira pizzaria que se conhece foi a PortAlba, que se tornou um ponto de encontro de famosos da época.

A Pizza chegou ao Brasil pelas mãos dos imigrantes italianos, sendo que até 1950 era muito comum ser encontrada em meio à colônia italiana.

Hoje a pizza tornou-se parte da cultura brasileira, principalmente na cidade de São Paulo, sendo uma das refeições mais comumente encontradas.

O Dia da Pizza

O dia da pizza é comemorado em 10 de julho desde 1985, em São Paulo. A data foi instituída pelo então secretário de turismo, Caio Luís de Carvalho, por ocasião de um concurso estadual que elegeria as 10 melhores receitas de mussarela e margherita. Empolgado com o sucesso do evento, ele escolheu a data de seu encerramento, 10 de julho, como data oficial de comemoração da redonda.

Hambúrguer ou pizza?

A Margherita

Massas de pizzas uma ao lado da outra

Em homenagem a Rainha Margherita, da Itália, Rafaelle Esposito criou uma Pizza enfeitada com as cores da bandeira italiana: queijo (branco), manjericão (verde) e tomate (vermelho), durante sua visita à cidade de Nápoles. A Rainha gostou tanto desta homenagem, que a Pizza leva até hoje o seu nome.

Receita Moderna

Pizza de Frigideira.

Se você não tem muitos dotes culinários, mas quer curtir uma Pizza caseira, aposte nesta receita:

Ingredientes:

Massa
1 colher (café) de fermento em pó
2 ovos
3 xícaras de farinha de trigo
1 colher (sopa) de margarina ou manteiga
Molho
2 tomates
1 alho
½ colher (sopa) de orégano
Salsinha a gosto
½ cebola pequena

Recheio
200 g de queijo mozzarella ralado

Modo de preparo
Massa: misture todos os ingredientes da massa até que soltem das mãos. Deixe descansar por 30 minutos. Abra os discos do tamanho da frigideira.

Molho: bata os ingredientes do molho no liquidificador.

Fritando as pizzas: unte a frigideira com margarina, coloque a massa e deixe dourar. Vire a massa e coloque uma colher do molho e o recheio de sua preferência. Coloque um pouco de orégano, tampe e aguarde o queijo derreter. Sirva logo em seguida.

Pizza Napolitana

Pizza em uma mesa com ingredientes em volta

Segundo a Associação da Verdadeira Pizza Napolitana (Associazione Verace Pizza Napoletana), a verdadeira pizza deve ser confeccionada com farinha, fermento natural ou levedura de cerveja, água e sal. A pizza deve ser trabalhada apenas com as mãos e depois de descansada, a massa deve ser esticada também com as mãos, sem o uso de equipamentos. Para assar, a massa da pizza deve ser colocada num forno à lenha a 485ºC.

Estas são alguns dos recheios mais tradicionais da verdadeira Pizza:

- Marinara (Napolitana): tomate, azeite de oliva, orégano (orégão) e alho.
- Margherita: tomate, azeite de oliva, queijo mozzarella e manjericão.
- Ripieno (Calzone), uma pizza recheada: queijo ricota, queijo mozzarella especial, azeite de oliva e salame.
- Formaggio e Pomodoro: tomate, azeite de oliva e queijo parmesão ralado.

Você é um amante de pizza? Então confira essas frases!

Paixão Brasileira

A pizza é um dos pratos preferidos dos brasileiros. De acordo com uma pesquisa internacional feita pela ONG Comitê de Oxford de Combate à Fome (Oxfam), ocupa o quinto lugar do ranking.

 

Acabar em Pizza

Pessoa retirando pedaço de pizza com espátula

Você sabe de onde vem a expressão usada quando alguém quer dizer que algo não vai dar em nada? De acordo com o livro "O Guia dos Curiosos", esta expressão surgiu na década de 50, quando, no clube de futebol Palmeiras, ocorreu uma grande discussão durante uma reunião e os diretores decidiram deixar a confusão de lado e foram juntos a uma pizzaria. Hoje este termo é utilizado para relacionar-se à questões políticas e éticas.

Para tudo! Agora é hora de comer!

Curiosidade

Pessoa pegando pedaço de pizza

- O consumo esporádico de pizza não traz malefícios à saúde, desde que mantenha uma alimentação saudável na maioria dos dias. Caso contrário, ajuda a piorar a qualidade da dieta.

- O Dia da Pizza foi criado em 1985 e é comemorado em 10 de julho porque foi a data do encerramento do 1° Festival da Pizza da Cidade de São Paulo;

- Nápoles, na Itália, é chamada de capital mundial da redonda porque foi lá que surgiu a primeira pizzaria, em 1830, chamada Antica PortAlba. A cidade também tem o mérito de criar a famosa margherita. A delícia surgiu para bajular o rei Umberto I e a rainha Margherita durante uma visita à região. A ideia era fazer uma opção patriota e, por isso, utilizaram molho de tomate, queijo de mussarela e folhas de manjericão, ingredientes com as cores da bandeira do país. A rainha adorou o mimo, que leva seu nome até hoje;

- A redonda chegou ao Brasil pelas mãos dos imigrantes italianos. A iguaria deu seu ar da graça em terras tupiniquins provavelmente no bairro do Brás, em São Paulo, no início do século 20;

- Além da lista de sabores tradicionais, alguns exóticos incrementam a iguaria. Na Austrália, uma possível cobertura é crocodilo. A pizzaria americana Ah Badabing, em Shelton, Washington, oferece a redonda com escorpião, focinho de porco, pênis de touro, lesmas. Que tal?

- Quando for esquentar sua pizza no microondas, coloque um copo de água junto, assim você evita que a casca fique molenga e borrachuda.

- A pizza mais cara do mundo é a Bellissima Luxury Pizza, do restaurante Nino’s, em Nova York. Ela é coberta com lagosta fresca, caviar, wasabi e creme fresco. Preço: 1.000 dólares. Dá para engolir este valor?

- Uma das maiores pizzas do mundo, com 37,4 metros de diâmetro, foi preparada em 1990 pelo supermercado Norwood Picknpay Hypermarket, em Johannesburg, África do Sul. Foram utilizados 500 quilos de farinha, 800 quilos de queijo e 900 quilos de molho de tomate.

- O Dia da Pizza é celebrado na Itália desde 1889, quando o rei Umberto I e a rainha Margherita provaram a receita pela primeira vez.

- Você acha o Pac-Man igualzinho a uma pizza, só que com uma fatia a menos? Foi exatamente essa a inspiração do designer japonês Toru Iwatani, em 1980.

- O recorde mundial de comer pizza é do romeno Cristian Dumitru. Durante uma semana, ele comeu o seu próprio peso em pizzas: 90,7 kg.

- O Brasil é um dos países que mais inovou na hora de rechear as Pizzas. De sorvete, alface, carne seca, carne moída com queijo, chocolate, banana, romeu e julieta (queijo e goiabada) e até de amendoim. Os sabores de pizzas criados no Brasil são muitos, e boa parte deles só se encontra aqui.

- Você sabia que dividir a Pizza em dois sabores é coisa de brasileiro? Muitos turistas europeus quando entram em uma pizzaria brasileira e descobrem que podem pedir mais de um sabor em uma mesma pizza se surpreendem.

- Aqui no Brasil, a Pizza mais pedida é a de Calabresa! E é aqui que mais se come Pizza no mundo todo!

- O rodízio de Pizza também foi criado aqui no Brasil.

Descubra essas 20 curiosidades do McDonalds!

Pizza no Brasil

No Brasil, a Pizza surgiu no século XIX, principalmente em São Paulo por conta dos imigrantes italianos que foram para a cidade paulista.

A primeira Pizzaria do Brasil foi fundada em 1910. A cantina Santa Genoveva, que hoje já não exite mais, localizava-se no cruzamento da Avenida Rangel Pestana com a Rua Monsenhor Anacleto. Depois desta pizzaria, surgiram muitas outras, a ponto de tornar São Paulo a segunda cidade no mundo que mais consome Pizzas.

Hoje em dia, o domingo a noite foi escolhido como o "Dia de Comer Pizza" em São Paulo, como que para encerrar o fim de semana com chave de ouro.

E aí, vai uma Pizza?

fechar