Dia da Pizza

No dia 10 de julho comemora-se o Dia da Pizza na cidade de São Paulo. Para os paulistas, a Pizza é uma iguaria culinária sendo extremamente famosa na cidade. Conheça alguns fatos históricos e algumas frases engraçadas sobre a Pizza! Curta e compartilhe!

Curiosidade

- O consumo esporádico de pizza não traz malefícios à saúde, desde que mantenha uma alimentação saudável na maioria dos dias. Caso contrário, ajuda a piorar a qualidade da dieta.

- O Dia da Pizza foi criado em 1985 e é comemorado em 10 de julho porque foi a data do encerramento do 1° Festival da Pizza da Cidade de São Paulo;

- Nápoles, na Itália, é chamada de capital mundial da redonda porque foi lá que surgiu a primeira pizzaria, em 1830, chamada Antica PortAlba. A cidade também tem o mérito de criar a famosa margherita. A delícia surgiu para bajular o rei Umberto I e a rainha Margherita durante uma visita à região. A ideia era fazer uma opção patriota e, por isso, utilizaram molho de tomate, queijo de mussarela e folhas de manjericão, ingredientes com as cores da bandeira do país. A rainha adorou o mimo, que leva seu nome até hoje;

- A redonda chegou ao Brasil pelas mãos dos imigrantes italianos. A iguaria deu seu ar da graça em terras tupiniquins provavelmente no bairro do Brás, em São Paulo, no início do século 20;

- Além da lista de sabores tradicionais, alguns exóticos incrementam a iguaria. Na Austrália, uma possível cobertura é crocodilo. A pizzaria americana Ah Badabing, em Shelton, Washington, oferece a redonda com escorpião, focinho de porco, pênis de touro, lesmas. Que tal?

- Quando for esquentar sua pizza no microondas, coloque um copo de água junto, assim você evita que a casca fique molenga e borrachuda.

- A pizza mais cara do mundo é a Bellissima Luxury Pizza, do restaurante Nino’s, em Nova York. Ela é coberta com lagosta fresca, caviar, wasabi e creme fresco. Preço: 1.000 dólares. Dá para engolir este valor?

- Uma das maiores pizzas do mundo, com 37,4 metros de diâmetro, foi preparada em 1990 pelo supermercado Norwood Picknpay Hypermarket, em Johannesburg, África do Sul. Foram utilizados 500 quilos de farinha, 800 quilos de queijo e 900 quilos de molho de tomate.

- O Dia da Pizza é celebrado na Itália desde 1889, quando o rei Umberto I e a rainha Margherita provaram a receita pela primeira vez.

- Você acha o Pac-Man igualzinho a uma pizza, só que com uma fatia a menos? Foi exatamente essa a inspiração do designer japonês Toru Iwatani, em 1980.

- O recorde mundial de comer pizza é do romeno Cristian Dumitru. Durante uma semana, ele comeu o seu próprio peso em pizzas: 90,7 kg.

- O Brasil é um dos países que mais inovou na hora de rechear as Pizzas. De sorvete, alface, carne seca, carne moída com queijo, chocolate, banana, romeu e julieta (queijo e goiabada) e até de amendoim. Os sabores de pizzas criados no Brasil são muitos, e boa parte deles só se encontra aqui.

- Você sabia que dividir a Pizza em dois sabores é coisa de brasileiro? Muitos turistas europeus quando entram em uma pizzaria brasileira e descobrem que podem pedir mais de um sabor em uma mesma pizza se surpreendem.

- Aqui no Brasil, a Pizza mais pedida é a de Calabresa! E é aqui que mais se come Pizza no mundo todo!

- O rodízio de Pizza também foi criado aqui no Brasil.

Comentários