Dia 14 de Julho foi a data escolhida e dedicada a São Camilo de Léllis. Sua história de vida consiste em sua canonização por causa de sua intensa dedicação aos hospitalizados, além de ser o fundador da Ordem dos Ministros dos Enfermos. O italiano foi declarado santo no dia 29 de junho de 1746 por Papa Bento XIV e, desde então, vem sendo uma dos grandes ícones da Igreja Católica e um verdadeiro amigo dos seguidores do catolicismo. Protetor de hospitais e dos doentes, você sempre pode contar com São Camilo em seus momentos de enfermidade. Celebre o Dia de São Camilo conhecendo um pouco mais da linda história desse santo!
Quem foi Camilo
O Dia de São Camilo é comemorado todos os anos no dia 14 de julho. Camilo de Léllis foi o fundador da Ordem dos Ministros dos Enfermos. Era italiano, perdeu a mãe no início da vida e o pai na adolescência.
“Senhor, Deus de toda a consolação, Pai rico em misericórdia, vós sois amor. Conheceis nossas necessidades e estais presente em nossos sofrimentos. Escolhestes São Camilo para cuidar dos doentes e ensinar como servi-los.” Esse é o trecho de uma oração para pedir auxílio aos doentes.
Desde o início
14 de julho é o Dia de São Camilo, um ser iluminado que, após passar por dificuldades, abriu os olhos para a necessidade dos outros e buscou ajudar. A vida de São Camilo já começa com o que foi considerado um milagre: a mãe o teve aos 60 anos. Ao longo da vida, prestou auxílio a muitas pessoas.
Compaixão pelo próximo
Camilo viu o tratamento desumano com os enfermos, ele resolveu tomar uma atitude. Camilo fundou a Ordem dos Camilianos, instituição religiosa para cuidar dos doentes. Neste dia 14 de julho, aprenda com Camilo, tenha compaixão pelas pessoas.
Se você tem alguém próximo passando por dificuldades devido ao vício em jogos, ore para São Camilo, Acredita-se que ele pode interceder. No dia dele, 14 de julho, aproveite para reunir os familiares e orar por quem precisa de ajuda.
Trajetória de Camilo
14 de julho é o Dia de São Camilo, e há muito a se falar sobre sua história. Camilo se tornou militar e atuou em diversas batalhas, ele foi também enfermeiro. Ao retornar a sua cidade, viciou-se em jogo e acabou sendo hospitalizado. Foi aí que ele abriu os olhos para a realidade dos enfermos e resolveu ajudar.
14 de julho é o Dia de São Camilo, considerado o padroeiro dos enfermos, doentes e dos hospitais. Após uma adolescência conturbada, ele dedicou a vida a cuidar daqueles que necessitavam.
Protegendo os doentes
A data escolhida para celebrar São Camilo foi 14 de julho, dia de sua morte. Ele é considerado o protetor dos doentes e dos hospitais. Então, se alguém estiver enfrentando uma doença, já sabe a quem pedir auxílio: reze para São Camilo.
Em vida, Camilo de Léllis atuou, entre outras coisas, como enfermeiro. Essa é uma das razões para ser conhecido como protetor dos hospitais e dos doentes. Em 14 de julho o celebramos e aproveitamos também para orar por todos enfermos e pelos profissionais da saúde que os ajudam. Reze por aqueles que você conhece, mas também por todos os outros.
Oração a São Camilo
“Ó Deus, que inspirastes a São Camilo de Léllis extraordinária caridade para com os enfermos, dai-me o vosso espírito de amor para que saiba suportar, com paciência os meus sofrimentos.” Assim começa a oração a São Camilo, cuja data de homenagem é 14 de julho, pedindo que possamos ser um pouco como ele.
Neste dia 14 de julho, data de celebração a São Camilo, aproveite para fazer uma oração. Se tem alguém próximo a ti doente, reze por essa pessoa. E, ainda que não tenha, ore por todos os que se encontram em hospitais, necessitando de ajuda. Envie luz e fé a eles. Dependemos de nossa saúde física e mental para lutarmos pelas coisas que acreditamos, mas é importante também não perdermos a fé.
Trabalho voluntário
Neste 14 de julho, Dia de São Camilo, podemos aproveitar para aprender com suas atitudes e, assim, rever e melhorar as nossas. Camilo fez trabalho voluntário no hospital, ajudava principalmente os enfermos que eram considerados “repugnantes” e eram deixados de lado pelos funcionários.
Famosos e amado
São Camilo foi abençoado com o dom da cura pela oração e, por isso, vinha gente de todos os cantos procurá-lo. Ele era muito famoso e amado na Itália, e foi canonizado em 1746. É na data de sua morte, 14 de julho, que se comemora o seu dia. Uma grande homenagem a São Camilo, que jamais será esquecido.
Amor ao próximo
Cristo nos ensinou a amar o próximo, e foi isso que Camilo fez com os enfermos. Ele foi capaz de enxergar Cristo em cada um deles e ofereceu todo seu amor. O Dia de São Camilo é 14 de julho, repense sobre o amor que tem dedicado às pessoas.
Com a morte do pai, Camilo se tornou um jovem rebelde, as pessoas chegavam a ter medo dele. Ele começou a mudar seu comportamento quando conheceu um frade franciscano, que viu nele uma bondade, apesar de seu jeito. No dia dele, 14 de julho, vamos aprender a ser mais como ele, ter a coragem de encarar as coisas e mudar.
Dia de celebração
Comemora-se o dia de São Camilo, 14 de julho, fazendo procissões e grupos de orações para homenagear o santo. Pede-se que ele cuide de todas pessoas doentes e também abençoe todos os profissionais da saúde.
Uma lição valiosa
Neste 14 de julho, Dia de São Camilo, guarde uma lição muito importante: nunca é tarde para mudar de atitude. O jovem considerado problemático se tornou a salvação de muitos doentes, amou e serviu ao próximo.