Mensagens Com Amor Menu Search Close Angle Birthday Cake Asterisk Spotify Play PPS Book Download Heart Share Whatsapp Facebook Twitter Pinterest Instagram YouTube Telegram Copy Up Check

Siga-nos

Dia Mundial da População

Celebrado em 11 de julho, o Dia Mundial da População tem como principal objetivo explanar a importância do planejamento reprodutivo. Contudo, existem algumas ações cujo objetivo é mostrar alguns problemas políticos e sociais que necessitam de soluções. Saiba mais sobre esse dia tão importante!

continue lendo
Compartilhar

Objetivo da data

O Dia Mundial da População, que é celebrado no dia 11 de julho desde 1989, foi criado com o intuito de ressaltar a importância dos assuntos ligados à população no âmbito político, como adoção de políticas públicas e incentivo aos programas de desenvolvimento.

Aumento populacional

Desde a criação da Organização das Nações Unidas (ONU), em 1945, o número de pessoas no mundo já triplicou e a estimativa é que cresça ainda mais. Atualmente, a população mundial conta com mais de sete biliões de pessoas. Em 11 de julho, é celebrado o Dia Mundial da População. A data é mais uma oportunidade para refletir acerca da melhora na qualidade de vida de todas essas pessoas.

Saúde reprodutiva

De acordo com o Fundo de População das Nações Unidas (UNFPA), os motivos principais que levam mulheres em idade fértil ao óbito em todo o mundo são as complicações na saúde reprodutiva. No Dia Mundial da População, 11 de julho, o UNFPA faz um alerta sobre os seguintes dados: 800 mulheres morrem todos os dias em trabalhos de parto no mundo.

Prevenção

O aumento populacional é decorrente de vários fatores, mas neste Dia Mundial da População, 11 de julho, é importante ressaltar os casos de gestação indesejada. Com programas de conscientização, é possível reduzir 21 milhões de nascimentos não planejados, além de prevenir 79 mil mortes maternas e 1,1 milhão de mortes infantis.

Jovens

Segundo a ONU, atualmente, no mundo, aproximadamente 1,8 mil milhões de jovens devem entrar em idade reprodutiva. Esse grupo é um dos principais responsáveis pelo aumento populacional. No Dia Mundial da População, 11 de julho, vale ressaltar a importância de conscientizar esses cidadãos a respeito de métodos contraceptivos para evitar gestações indesejadas.

Faça sua parte

Além dos órgãos internacionais responsáveis pela população mundial, é importante lembrar que cada cidadão pode fazer a sua parte para construir uma sociedade mais justa, respeitosa e saudável. Por isso, neste Dia Mundial da População, 11 de julho, procure adotar atitudes individuais, mas que farão total diferença para o coletivo.

 

Envelhecimento populacional

A população mundial nunca teve índices tão altos em relação à velhice, como nos últimos anos. O grande número de idosos é resultado principalmente dos avanços no campo da saúde. Entretanto, isso não significa que esse grupo está vivendo com mais qualidade. No Dia Mundial da População, 11 de julho, é importante lembrar que idosos precisam de atenção para ter ainda mais qualidade de vida.

Alta taxa de mortalidade entre LGBTQI+

Enquanto a expectativa de vida no Brasil gira em torno de 75 anos, a realidade das pessoas transexuais, por exemplo, é de viver até no máximo 35 anos. Uma diferença assustadora que resulta da violência e descaso com pessoas LGBTQI+. O Dia Mundial da População, 11 de julho, serve de alerta para os cuidados com toda a população, independentemente de gênero e orientação sexual.

Conhece alguém que faz aniversário em julho? Parabenize-o com essas mensagens!

Negros e indígenas

No Dia Mundial da População, 11 de julho, precisamos lembrar que as condições de existência no mundo não são igualitárias. A população negra e a indígena, por exemplo, sofrem diariamente há séculos com a falta de qualidade de vida e de direitos básicos, como saúde, segurança e alimentação.

fechar