Mensagens Com Amor Menu Search Close Angle Birthday Cake Asterisk Spotify Play PPS Book Download Heart Whatsapp Whatsapp Facebook Twitter Pinterest Instagram YouTube 9 Giga Up

Dia Nacional do Escritor

O Dia Nacional do Escritor foi instaurado para homenagear todos os escritores brasileiros e toda a produção literária feita no Brasil. Os livros são partes importantes no aprendizado de todas as pessoas. Conheça mais sobre o universo da literatura.

Como Surgiu?

O Dia Nacional do Escritor surgiu em 25 de julho de 1960, através de João Peregrino Júnior e Jorge Amado, quando ambos realizaram o Primeiro Festival do Escritor Brasileiro, que foi organizado pela União Brasileira de Escritores.

Projetos no Brasil

O Brasil conta com mais de trinta projetos de incentivo à leitura, bem como diversas bibliotecas públicas e com acervos riquíssimos. O Plano Nacional do Livro e Leitura é um dos projetos mais importantes no meio literário, pois, ele oferece apoio a novos escritores, defende os direitos autorais, investem em traduções, além de outros benefícios para os Escritores e para a literatura brasileira como um todo.

Tipos de Textos

Existem diversos tipos de textos e produções literárias, sendo textos científicos, textos literários, que se dividem em romances, comédias, suspenses, poemas, poesias, biografias, músicas, novelas, cordel, infantis, histórias em quadrinhos e muitos outros tipos. A literatura divide-se em tanta formas que é impossível não conseguir encontrar algo que lhe satisfaça e seja parecido com os seus gostos.

Julgar

Sofocleto

Só se pode julgar um escritor depois de terem morrido todos os críticos da sua época.

Sofrimento

Thomas Mann

A felicidade do escritor é o pensamento que consegue transformar-se completamente em sentimento, é o sentimento que consegue transformar-se completamente em pensamento.

Escrever

Mário de Andrade

Escrevo sem pensar, tudo o que o meu inconsciente grita. Penso depois: não só para corrigir, mas para justificar o que escrevi.

A Vida

William Shakespeare

A vida é uma história contada por um idiota, cheia de som e de fúria, sem sentido algum.

Leitura e Escrita

Samuel Johnson

A maior parte do tempo de um escritor é passado na leitura, para depois escrever; uma pessoa revira metade de uma biblioteca para fazer um só livro.

Julgamentos

William Shakespeare

Os escritores superficiais, como as toupeiras, julgam frequentemente serem profundos, quando estão, no entanto, demasiadamente perto da superfície.

Arma

Vittorio Alfieri

A verdade é que a pena, na mão de um excelente escritor, resulta por si só numa arma muito mais potente e terrível, e de efeito muito mais prolongado, do que jamais poderia ser qualquer outro cetro ou espada nas mãos de um príncipe.

Atualmente

Hoje em dia, os escritores tem tido muitas dificuldades na publicação de seus livros, pois, com o advento da internet e das redes sociais, os livros perderam espaço em meio aos jovens e as crianças. É necessário então, buscar novos meios de se manter a literatura viva nas novas gerações e permear a necessidade de se ler livros.

Escritores

Gabrielle Carreira

Os Escritores são aqueles que proporcionam voos ao céu com os pés no chão, propiciam navegar por todos os mares do mundo e até aqueles que nunca foram vistos. No Dia do Escritor deve-se enaltecer toda a criatividade e inteligência daqueles que colocam todos em contato com novas culturas, novas vidas e novos mundos. Dia de agradecer àqueles que contam histórias para dormir, histórias para refletir, histórias que fazem acordar para a vida. Seja fantasia, seja real, não há segredo, um bom livro pode mudar toda uma vida!

Maiores escritores brasileiros

A Literatura Brasileira é extremante rica e diversificada. Existem títulos para todos os gostos e histórias para todos os corações. Confira os maiores escritores do Brasil e se apaixone pela literatura verde e amarela:

- Machado de Assis, Rio de Janeiro (1839-1908)
- Carlos Drummond Andrade, Minas Gerais (1902-1987)
- Clarice Lispector, nascida na Ucrânia, viveu em Pernambuco e no Rio de Janeiro (1920-1977)
- Cecília Meireles, Rio de Janeiro (1901-1964)
- Erico Verissimo, Rio Grande do Sul (1905-1975)
- Gonçalves Dias, Maranhão (1823-1864)
- Nelson Rodrigues, Pernambuco (1912-1980)
- José de Alencar, Ceará (1829-1877)
- Manuel Bandeira, Pernambuco (1886-1968)
- Lygia Fagundes Telles, São Paulo (1923)
- Mário de Andrade, São Paulo (1893-1945)
- Vinicius de Moraes, Rio de Janeiro (1913-1980)

Escritores e Livros

Jorge Luis Borges

Quando os escritores morrem, eles se transformam nos seus livros. O que, pensando bem, não deixa de ser uma forma interessante de reencarnação.

Ofício

Samuel Johnson

As duas coisas mais envolventes de um escritor são tornar familiares as coisas novas e tornar novas as coisas familiares.

Própria vida

François René de Chateaubriand

Estamos convencidos de que os grandes escritores colocaram a sua própria história nas suas obras. Pinta-se bem apenas o próprio coração, atribuindo-o a um outro!

Diferenças

Lêdo Ivo

O grande escritor não precisa ser nem muito inteligente nem muito culto. A inteligência e a cultura são contudo indispensáveis nos escritores menores.

Tipos de Escritores

R.Gervaso

Há quem creia ser um grande escritor porque todos o lêem; e há quem creia ser um grande escritor porque ninguém o lê.

Originalidade

Vergílio Antônio Ferreira

Todo o escritor que é original é diferente. Mas nem todo o que é diferente é original. A originalidade vem de dentro para fora. A diferença é ao contrário. A diferença vê-se, a originalidade sente-se. Assim, uma é fácil e a outra é difícil.

Melhorar a vida

Ángeles Mastretta

Um escritor trabalha para sonhar com os outros, melhorar o destino e viver vidas que não se pode viver

Ser Escritor

Eli Macuxi

Ser escritor é se jogar no abismo, é falar sem saber quem vai ouvir. É um ato de coragem!

Dicas

Victor Hugo

Escritores, meditem muito e corrijam pouco. Fazei as vossas rasuras no vosso próprio cérebro.