Mensagens Com Amor Menu Search Close Angle Birthday Cake Asterisk Spotify Play PPS Book Download Heart Share Whatsapp Facebook Twitter Pinterest Instagram YouTube Telegram Copy Up Check

Siga-nos

Independência dos Estados Unidos

Guerras, lutas e perdas. Este foi o preço da independência para os Estados Unidos. Conheça história da liberdade da maior potência mundial.

continue lendo
Compartilhar

O Antes

Os EUA eram formado por treze colônias controladas pela Inglaterra. No século XVIII, os ingleses usavam estas colônias para obter lucros e recursos minerais e vegetais não disponíveis na Europa. Era também muito grande a exploração metropolitana, com relação aos impostos e taxas cobrados dos colonos norte-americanos.

Constituição

Em 1787, ficou pronta a Constituição dos Estados Unidos. Com fortes características iluministas, foi redigida por Thomas Jefferson e garantia a propriedade privada (interesse da burguesia), manteve a escravidão, optou pelo sistema de república federativa e defendia os direitos e garantias individuais do cidadão.

Colônias

Os ingleses começaram a colonizar esta região no século XVII. Com isso, a colônia recebeu dois tipos de colonização:

Colônias do Norte: região colonizada por protestantes europeus, principalmente ingleses, que fugiam das perseguições religiosas. Chegaram na América do Norte com o objetivo de transformar a região num próspero lugar para a habitação de suas famílias. Também chamada de Nova Inglaterra, a região sofreu uma colonização de povoamento com as seguintes características : mão-de-obra livre, economia baseada no comércio, pequenas propriedades e produção para o consumo do mercado interno.

colônias como a Virginia, Carolina do Norte e do Sul e Geórgia sofreram uma colonização de exploração. Eram exploradas pela Inglaterra e tinham que seguir o Pacto Colonial. Eram baseadas no latifúndio, mão-de-obra escrava, produção para a exportação para a metrópole e monocultura.

Antigo Regime

No século XVIII, as monarquias absolutistas entraram em crise e, com isso, o período de Antigo Regime foi chegando ao fim. A Revolução Burguesa então começou a combater os princípios religiosos, filosóficos e políticos que fundamentavam a definição de um poder centralizado e a manutenção de práticas feudais. Isso criava uma nova forma de poder que se estabeleceu na época.

Conflito

A Inglaterra não reconhecendo as resoluções do Congresso da Filadélfia, entrou em conflito contra as 13 colônias que, apoiados pela França (inimigo histórico da Inglaterra), venceram a guerra e tiveram sua independência reconhecida em 1783.

Oposição

Insatisfeitos com tais imposições dos britânicos, os norte-americanos começaram a se opor contra a presença inglesa. Inspirados pelos pensamentos dos escritores John Locke e Thomas Paine, organizaram uma revolta contra o monopólio do chá, conhecida como Boston Tea Party. A Inglaterra então decidiu fechar o porto de Boston e impor as Leis Intoleráveis.

Curiosidades Sobre os EUA

- O ponto mais alto do território dos Estados Unidos é o Monte McKinley com 6.194 metros (no estado do Alasca).

- Os Estados Unidos possuem a economia mais rica do mundo (maior PIB).

- Embora existam vários partidos políticos, somente dois se alternaram na presidência da República desde 1853: O Partido Republicano e o Partido Democrata.

- Barack Obama foi o primeiro negro a assumir a presidência da República em toda história dos EUA.

- Os esportes favoritos dos norte-americanos são o futebol americano, o beisebol e o basquete, sendo o primeiro o mais popular no país.

- Os Estados Unidos tem uma das populações mais obesas do mundo, graças a alimentação rica em açúcar e gorduras, que são muito comuns no país.

 

Leis Intoleráveis

O rei inglês George III não aceitou as propostas do Congresso da Filadélfia, muito pelo contrário, adotou mais medidas controladoras e restritivas como, por exemplo, as Leis Intoleráveis. Uma destas leis, conhecida como Lei do Aquartelamento, dizia que todo colono norte-americano era obrigado a fornecer moradia, alimento e transporte para os soldados ingleses. As Leis Intoleráveis geraram muita revolta na colônia, influenciando diretamente no processo de independência.

Negligência Salutar

Foi a liberdade concedida pelo governo britânico aos colonos norte-americanos e foi responsável pelo crescimentos do espírito autônomo. No Sul, a economia era baseada em um sistema conhecido como Plantation e isso fazia contraste com as pequenas propriedade e atividade comerciais do Norte.

Treze Colônias Inglesas

A primeira experiência revolucionária a defender as idéias revolucionárias, aconteceu no território das Treze Colônias Inglesas. Essas treze colônias (com a coroa britânica) desenvolveram alguns sistemas econômicos, políticos e culturais. Os habitantes das Treze Colônias construíram uma relação diferente com sua metrópole.

Thomas Jefferson

Thomas Jefferson foi um dos mais influentes americanos. Nasceu em 13 de abril de 1743 e morreu em 4 de julho 1826. Foi o terceiro presidente dos EUA e o principal autor da declaração da independência. Era um homem com perfil Iluminista.

Guerra dos Sete Anos

Ocorrida entre os anos de 1756 e 1763, foi um conflito pela posse de territórios na América do Norte e a Inglaterra conquistou seu espaço. Mesmo assim, a metrópole resolveu cobrar os prejuízos das batalhas dos colonos. Com o aumento das taxas e impostos metropolitanos, os colonos fizeram protestos e manifestações contra a Inglaterra.

Relações

No século XVII, a Inglaterra esteve presente em guerras pela Europa e isso se tornou um fator explicativo da liberdade concedida às Treze Colônias. Com alguns prejuízos, a Inglaterra então decidiu estreitar suas relações com as colônias.

Lei do Açúcar

A Lei do Açúcar obrigava os colonos a pagar uma taxa sob qualquer carregamento de açúcar que não fosse pertencente às colônias britânicas. Com isso, a autonomia dos colonos começava a ser ameaçada. Logo depois surgiu a Lei do Selo, que exigia a compra de um selo presente em todos os documentos que circulassem pelo território. E em 1773, veio o estopim para a revolução: A Lei do Chá, que obrigava a colônia a consumir apenas o chá trazido das embarcações britânicas.

Boston Tea Party

Vários colonos invadiram, a noite, um navio inglês carregado de chá e, vestidos de índios, jogaram todo carregamento no mar. Este protesto gerou uma forte reação da metrópole, que exigiu dos habitantes os prejuízos, além de colocar soldados ingleses cercando a cidade.

Rompimento

Em 1774, os colonos norte-americanos reunidos no Primeiro Congresso da Filadélfia, redigiram um documento exigindo o fim das exigências metropolitanas. E em 4 de julho de 1776, romperam definitivamente com a Inglaterra e proclamaram a sua independência.

Mais Curiosidades

- A cidade mais populosa dos Estados Unidos é Nova Iorque com 8,1 milhões de habitantes (Censo 2010).

- A menor cidade dos EUA é Buford, situada no estado do Wyoming. A micro-cidade possui apenas 1 morador.

- O Protestantismo é a religião mais seguida pelo povo dos Estados Unidos (cerca de 52%).

- A pena de morte (pena capital) ainda está em vigor, para determinados tipos de crimes, em 36 estados norte-americanos.

- Os Estados Unidos é o país que mais investe na área militar, sendo que possui o maior poder bélico do mundo.

- A moeda dos Estados Unidos, o dólar, é a mais utilizada nas relações financeiras e comerciais em todo mundo.

- Os Estados Unidos da América são compostos por 50 estados.

fechar