Mensagens Com Amor Menu Search Close Angle Birthday Cake Asterisk Spotify Play PPS Book Download Heart Share Whatsapp Facebook Twitter Pinterest Instagram YouTube Telegram Copy Up Check

Siga-nos

Dia da Nossa Senhora do Carmo

Virgem Maria, mãe de Jesus, recebeu o título de Nossa Senhora do Carmo, após ter auxiliado enormemente nos anos iniciais da Ordem dos carmelitas. Ela chegou até a ser presenteada com capelas em sua homenagem na Terra Santa. Hoje é seu dia, conheça mais sobre essa história e faça sua oração!

continue lendo
Compartilhar

Monte Carmelo

O Monte Carmelo é um local sagrado na Terra Santa, onde viveu o profeta Elias e onde fundou-se, no final do século XII, a "Ordem dos Irmãos da Bem-Aventurada Virgem Maria do Monte Carmelo", mais conhecida como "Ordem do Carmo". Quando não puderam mais ocupar aquela área, os carmelitas foram para a Europa, onde enfrentaram muitas dificuldades, inclusive materiais. No dia 16 de julho de 1251, no convento de Cambridge, na Inglaterra, São Simão Stock, em profunda oração, pediu um sinal de proteção à Nossa Senhora, e foi atendido pela visão do escapulário, como símbolo e forma de proteção. Assim, todo dia 16 de julho, celebra-se o Dia de Nossa Senhora do Carmo, em gratidão e louvor por sua intercessão junto aos homens.

Comemore o Dia de São Vito!

Nossa Senhora do Carmo

Os primeiros carmelitas, no final do século XII, construíram no Monte Carmelo uma capela em homenagem à Virgem Maria e retiraram-se do mundo para dedicarem-se a louvá-la e ao profeta Elias. Eram tão devotos que a nomearam sua padroeira e ela passou a receber o nome de Nossa Senhora do Monte Carmelo ou Nossa Senhora do Carmo. Foi a ela que São Simão Stock recorreu em momento de profundas dificuldades e dela recebeu, em visão, a mensagem: “Recebe, filho amado, este escapulário. Todo o que com ele morrer, não padecerá na perdição no fogo eterno. Ele é sinal de salvação, defesa nos perigos, aliança de paz e pacto sempiterno”. Neste 16 de julho, Dia de Nossa Senhora do Carmo, se for da sua devoção, agradeça a ela essa grande dádiva!

Escapulário

Quando São Simão Stock pediu à Nossa Senhora um símbolo de proteção, ela entregou-lhe o escapulário da Ordem do Carmo. Escapulário era uma espécie de avental usado pelos carmelitas, de cordão ou tiras largas e sem mangas, onde uma larga faixa de pano marrom apoiava-se nos ombros (escápula), e fazia-se cair, ao mesmo tempo, sobre as costas e sobre o peito. Tratava-se, a princípio, de uma proteção para a túnica, que, com a benção de Virgem Maria, tornou-se também uma proteção para a alma. Neste 16 de julho, Dia de Nossa Senhora do Carmo, agradeça ao escapulário que carrega consigo e medite sobre a grande dádiva que ele é.

Menor, mas igualmente poderoso.

O escapulário originalmente utilizado pelos carmelitas era feito de dois pedaços de pano marrom unidos por um cordão. Hoje, foi reduzido de tamanho, mas guarda em si a promessa feita por Maria a São Simão, e continua sendo uma veste, um sinal sagrado. Também conhecido como "Bentinho do Carmo", é encontrado de vário materiais, de pano a metais, em que duas pequenas peças são unidas por linha ou cordão. De um lado vê-se a imagem de Nossa Senhora do Carmo e, do outro, o Sagrado Coração de Jesus ou o emblema da Ordem do Carmo. Dia 16 de julho, Dia da Nossa Senhora do Carmo, é um dia para agradecer os mistérios e os milagres da fé, capazes de nos dar imensa proteção com tamanha simplicidade.

Túnica

Quando Jesus morreu, os soldados romanos ficaram extasiados diante do valor de sua túnica, pois era de um pano único, sem costuras. Maria vestiu Jesus, seu filho, com o que havia de mais precioso, e Nossa Senhora do Carmo veste a humanidade como filhos por meio de seu escapulário. Ela mesma disse a São Simão que "quem morrer com o escapulário não padecerá no fogo do inferno". Neste 16 de julho, Dia de Nossa Senhora do Carmo, louvemos à Virgem Maria por esse carinho tão grande para conosco.

Símbolo Sagrado de Devoção

Dia 16 de julho é o Dia de Nossa Senhora do Carmo, que nos entregou o escapulário como promessa de sua proteção. Devemos também fazer nossa parte em respeito à mãe de Jesus. Escapulário não é um amuleto, é um símbolo sagrado de devoção e deve refletir o que carregamos no coração. O próprio Papa Pio XII, à sua época, nos lembrou que "escapulário não é ‘carta-branca’ para pecar; é uma ‘lembrança’ para viver de maneira cristã, e, assim, alcançar a graça duma boa morte”. Siga no bem e conte com a proteção de Nossa Senhora do Carmo!

Receba o escapulário

Hoje, 16 de julho, é o Dia de Nossa Senhora do Carmo. Hoje é um dia mais que especial para renovar seus compromissos junto a ela, que mantém firme sua promessa por meio do escapulário. O escapulário deve ser colocado e abençoado por um sacerdote católico, benção e imposição que valem para a vida toda. Mesmo se, por motivo de força maior, for preciso tirar o escapulário (cirurgias, por exemplo), os benefícios conferidos pela promessa de Nossa Senhora continuam válidos. Graças à Nossa Senhora do Carmo, por seu amor e proteção.

Saiba mais sobre o Dia de Nossa Senhora de Fátima!

 

Padroeira de Parintins

Nossa Senhora do Carmo é a Padroeira de Parintins, no estado do Amazonas. Seu dia comemora-se em 16 de julho, mas a devoção é tamanha que as festividades em sua honra duram cerca de dez dias. Antes mesmo da festa, a imagem da Santa peregrina de casa em casa, culminando com uma grande procissão pela cidade. Neste 16 de julho, junte-se aos cidadãos de Parintins e celebre o Dia de Nossa Senhora do Carmo!

Aparição no seu dia

Dia 16 de julho é o Dia de Nossa Senhora do Carmo porque foi nesse dia, em 1251, que São Simão Stock recebeu a visão de Nossa Senhora entregando-lhe o escapulário, símbolo máximo de seu amor e proteção. Mas essa não foi a única aparição da Santa. Em 16 de julho de 1841, Nossa Senhora do Carmo foi vista na vila de Acquafondata, na Itália, onde hoje há um pequeno santuário. Graças à Nossa Senhora do Carmo.

O Grande Milagre de Nossa Senhora do Carmo.

O "Milagre de Nossa Senhora do Carmo", como ficou conhecido, aconteceu em Palmi, na Itália. Em 1894, por 17 dias, fiéis viram os olhos da estátua de Nossa Senhora do Carmo se movimentarem e suas faces mudarem de cor. O evento foi coberto pela imprensa local, e na noite de 16 de novembro daquele ano, os fiéis improvisaram uma procissão pelas ruas. Quando a procissão estava no fim da cidade, um forte terremoto destruiu a maioria das casas, mas apenas 9 pessoas dos quase 15.000 habitantes sucumbiram, pois a imensa maioria dos moradores estavam na rua em honra à Nossa Senhora do Carmo. O milagre foi reconhecido pela Igreja Católica já no ano seguinte e a procissão ocorre até hoje. Dia 16 de julho, Dia de Nossa Senhora do Carmo, também é dia de renovar a fé lembrando de seus grandes feitos.

Devoção à vida interior

A devoção à Virgem do Carmo é também um apelo à vida interior. O Monte Carmelo, de onde vem a Ordem do Carmo, foi um local dedicado à contemplação e à dedicação religiosa, e esse aspecto não pode ser esquecido. Que neste 16 de julho, Dia de Nossa Senhora do Carmo, você possa recolher-se em sua fé e fortalecer os elos que te ligam ao sagrado.

Oração à Nossa Senhora do Carmo

Hoje, 16 de julho, é dia dela: conheça uma das orações consagradas à Nossa Senhora do Carmo.

"Ó Senhora do Carmo, revestido de vosso escapulário, eu vos peço que ele seja para mim sinal de vossa maternal proteção, em todas as necessidades, nos perigos e nas aflições da vida.

Acompanhai-me com vossa intercessão, para que eu possa crescer na fé, esperança e caridade, seguindo a Jesus e praticando Sua Palavra.

Ajudai-me, ó mãe querida, para que, levando com devoção vosso santo escapulário, mereça a felicidade de morrer piedosamente com ele, na graça de Deus, e assim alcançar a vida eterna. Amém."

Reforce sua fé em Nossa Senhora Aparecida com essas lindas mensagens!

fechar