Mensagens Com Amor Menu Search Close Angle Birthday Cake Asterisk Spotify Play PPS Book Download Heart Share Whatsapp Facebook Twitter Pinterest Instagram YouTube Telegram Copy Up Check

Siga-nos

Dia dos Avós

Os avós são parte mais que essencial em nossa família. Considerados por muitos como segundos pais, são eles que nos enchem de carinhos, mimos, ensinamentos e, acima de tudo, muito amor desde os primeiros instantes da nossa vida. Não é à toa que existe um dia dedicado inteiramente a eles. O Dia dos Avós é celebrado todo 26 de julho e merece ser comemorado com muita gratidão e carinho, retribuindo tudo de bom que recebemos do vovô e da vovó. Se você não souber como, não precisa se preocupar! Confira nossa exclusiva e especial seleção de mensagens para o Dia dos Avós, aprenda mais sobre esta data e encha-os de amor!

continue lendo
Compartilhar

A Origem do Dia dos Avós

A tradição brasileira diz que o surgimento do Dia dos Avós tem relação com as comemorações cristãs dos dias de Santa Ana e São Joaquim, pais de Maria, mãe de Jesus e portanto, avós de Jesus Cristo.

Os registros históricos sobre Santa Ana e São Joaquim são pouco, e apenas no Evangelho de Tiago menciona-se que em 1889, na cidade de Jerusalém, foram encontrados os túmulos onde o casal de avós de Cristo foi enterrado.

Outra história para a origem dessa data, fala em um dia criado especialmente para homenagear os membros mais velhos da família, mas não com presentes ou cartões de felicitação e flores.

Nos EUA, o Dia dos Avós é comemorado todos os anos, no primeiro domingo após o “Labor Day”, que é o equivalente ao Dia do Trabalho americano, celebrado na primeira segunda-feira de setembro.

O Dia dos Avós teve origem na década de 1970, nos EUA, sendo firmada pelo presidente Jimmy Carter em homenagem a Marian McQuade, uma senhora casada com Joseph L. McQuade por mais de 60 anos, com quem teve 15 filhos, 43 netos, 10 bisnetos e um trineto.

O fato é que a intenção por trás do Dia dos Avós é educar os mais novos sobre a importância das realizações das pessoas mais antigas no decorrer da história.

Torne as fotos com seus avós ainda mais memoráveis com belas legendas

Amor maduro

Ir. Zuleides Andrade

'São os avós, pessoas que, revendo o passado com gratidão e abraçando o presente com serenidade, ajudam a vislumbrar o futuro para seus filhos e netos.' -Dia dos Avós

Você já experimentou observar amorosamente a árvore de sua família, a seiva que lhe dá vitalidade, as flores e frutos que ela produz e imaginar as raízes que lhe dão sustento? Em sua memória, em cartas e cartões guardados, em álbuns de fotos ou, quem sabe, ainda bem próximo de você, há quatro pessoas que acumulam sabedoria e ternura, carinho e compreensão e têm muitas histórias para contar.

São os avós, pessoas que, revendo o passado com gratidão e abraçando o presente com serenidade, ajudam a vislumbrar o futuro para seus filhos e netos.

Essas pessoas queridas, depois de percorrem tantos caminhos e já colhendo os frutos do seu trabalho e amor... de repente, deparam-se com nova onda de vitalidade, à medida que,
rebentos de uma nova geração, os netos, reacendem nos avós o gosto pela vida e a lembrança do tempo de infância.

Mesmo com algumas carências próprias da idade, os avós têm lugar especial na vida dos netos, pois são amigos maduros, livres e criativos, afetuosos e compreensivos.

Experimente pedir a eles para contarem histórias do tempo em que tiveram que criar e educar seus filhos.

Converse com eles e descobrirá tantos detalhes curiosos que irão enriquecer sua história. Faça anotações, gravações, fotos. Chegará o tempo em que, depois de percorrer o mundo,
as rodas de amizades, você voltará a atenção para a história de sua família, que é a sua história.

Qual uma colcha de retalhos, a vida foi se ajeitando aos poucos. Entre choros e abraços, a vida foi criando seus laços, legando experiência, valores e uma cultura tão própria da família.

Você conhece as canções de ninar que acalentaram e embalaram seus pais? Que tal pedir para seus avós cantarem para você? Se esse seu desejo for agora apenas uma lembrança, uma prece, que Deus acolha seu recado e sua saudade.

Parabéns aos nossos amigos maduros, cheios de escuta e compreensão - nossos avós -
cujo dia é celebrado em 26 de julho, lembrando São Joaquim e Santa Ana, pais de Maria, Mãe de Jesus!

Feliz de te amar

'Minha querida avó, você nasceu para viver o sonho de Deus com sua vida. Deus lhe deu capacidade para amar, cuidar, educar e ser o coração da nossa família. ' -Dia dos Avós

Minha querida avó, você nasceu para viver o sonho de Deus com sua vida. Deus lhe deu capacidade para amar, cuidar, educar e ser o coração da nossa família. Hoje posso ver que você é como uma flor apreciada por todos nós. Uma flor que todos querem tocar, e ao mesmo tempo proteger. Uma flor dada a cada um de nós por Deus. Por ser um sinal visível de seu amor por nós.

Eu peço ao Senhor que neste dia especial, você receba Dele, o melhor em sua vida, o dom perfeito e toda boa dádiva. Nunca se esqueça que Deus fez de você uma grande mulher, e lhe deu capacidade e fé de cuidar de toda nossa família, sendo um exemplo de mãe, esposa, avó e mulher. Obrigada minha avó, por tudo o que fez por nós, e saiba que ser sua neta é uma grande alegria para mim.

Demonstre toda a sua gratidão pelos seus avós com lindas mensagens

Santa Ana e São Joaquim

Conta a história que, no século I a.C., Ana e seu marido, Joaquim, viviam em Nazaré e não tinham filhos, mas sempre rezavam pedindo que o Senhor lhes enviasse uma criança. Apesar da idade avançada do casal, um anjo do Senhor apareceu e comunicou que Ana estava grávida, e eles tiveram a graça de ter uma menina abençoada a quem batizaram de Maria.

Devido à sua história, Santa Ana é considerada a padroeira das mulheres grávidas e dos que desejam ter filhos. Ana morreu quando Maria tinha apenas 3 anos. Maria cresceu conhecendo e amando a Deus e foi por ele a escolhida para ser Mãe de Seu Filho Jesus. São Joaquim e Santa Ana são os padroeiros dos avôs e avós.

Doçura de vovós

Avó é quem tem as receitas mais gostosas e faz os docinhos e biscoitinhos mais cheirosos que já comi. Ela conta pra mim coisas que aconteceram com meus pais, coisas de antigamente, e parece que sabe tudo, me ensina a jogar vídeo game... A usar o videocassete... A usar o computador... E às vezes fico pensando... Será que ela é mesmo velhinha? Acho que não.

Ser avó é mostrar que tem orgulho de mim, como se tivesse recebido uma medalha ou um troféu muito lindo! Eu! E hoje vovó, queria que soubesse o quanto me orgulho de ter uma vovó tão linda e amiga como você!

 

Avó amada

'Cada ruga tua representa uma história E são tantas... Quantas experiências... Quantas histórias para contar... Quantos conselhos para dar... Quanta paciência para nos suportar...' -Dia dos Avós

Cada ruga tua representa uma história
E são tantas...
Quantas experiências...
Quantas histórias para contar...
Quantos conselhos para dar...
Quanta paciência para nos suportar...

Esquecem a sua vida, para viverem a nossa
Sempre cheias de atenção,
De carinho,
De amor.

Uma advogada na nossa vida
Mediadora nas nossas decisões
Você é o meio termo...
O equilíbrio...
A palavra de esperança
O colo que aninha
O ombro que apesar de cansado... apóia

O olhar de complacência
O oásis da segurança que aplaca a sede
E alimenta o corpo
Você é tudo de bom e de belo
Minha avó mais amada!

Divirta-se relembrando as coisas que toda vó faz!

A escolha da data: 26 de julho

Comemora-se o Dia dos Avôs e Avós em 26 de julho. E esse dia foi escolhido para a comemoração porque é o dia de Santa Ana e São Joaquim, pais de Maria e avós de Jesus Cristo.

A data da festa de São Joaquim sofreu várias alterações ao longo dos tempos. Inicialmente era celebrada no dia 20 de março, associada à de São José, tendo sido depois transferida para o dia 16 de agosto, para associar-lhe ao triunfo da filha na celebração da Assunção, no dia precedente.

Em 1879, o papa Leão XIII, cujo nome de batismo era Gioacchino (versão italiana de Joaquim), estendeu sua festa a toda Igreja. Finalmente, o Papa Paulo VI associou num único dia, 26 de julho, a celebração dos pais de Maria Santíssima.

Abraçar com amor

Eternas figuras humanas que hoje, queremos homenagear contemplando com carinho,
os cabelos brancos, o profundo olhar, as rugas na fronte e na face, sinais da experiência
e memória de tantos anos vividos. Que bom poder formar uma roda para ouvir com atenção, os sábios conselhos, as palavras fartas, indicadoras de novos horizontes em nossa vida.

Queremos tocar e sentir a energia, que suas abençoadas mãos transmitem e hoje, embora trêmulas, ainda semeiam os frutos da experiência de vida. Permita-nos, neste momento especial, acompanhar com ternura seus passos lentos, algumas vezes trôpegos, mas cheios da sabedoria que a vida lhes ensinou.

Queremos abraçá-los e também aplaudi-los, com muita emoção e ternura, pedindo a Deus que os abençoe e lhes conserve a saúde. A esperança nos leva a crer que outros dias lindos acontecerão, pois vocês são frutos da mais bela obra que Deus colocou na nossa história.

Ser avó é ser feliz!

'Ser avó é sentir felicidade, é conhecer um amor doce, profundo, é viver de carinho e ansiedade, é resumir nos netos o seu mundo' - Dia dos Avós

Ser avó é sentir felicidade
É conhecer um amor doce, profundo,
É viver de carinho e ansiedade,
É resumir nos netos o seu mundo

Ser avó é voltar a ser criança,
É fazer tudo pelo neto amado...
É povoar a vida de esperança,
É reviver todinho o seu passado.

Ser mãe é dar o coração, eu creio,
Mas ser avó... que sonho abençoado
É viver de ilusão, num doce enleio,
É viver no neto o amor ao filho amado

Avós merecem todo o carinho do mundo! Envie uma mensagem para a sua!

Saudades eternas

A primeira coisa que lembro da minha infância é da casa da Vovó. Minha vovó era sempre um amor de pessoa. Não magoava ninguém e queria o bem e a união de todos.

Todos os dias vovó lembrava de nós. E o café nos finais de semana? Não tinha comida mais saborosa do que da nossa vovó. Era muita fartura e a casa sempre cheia e todos sorrindo reunidos.

Mas eu me pergunto: Por que os bons se vão? Os avós deveriam ser eternos. Mas são. Em nossos coração serão eternos.

Choro de saudades de lembrar daquele cabelinho parecendo um algodão doce de tão branquinho. Ai que saudades de você vovó.

Nas escrituras

Gênesis 48:8-10

E Israel viu os filhos de José, e disse: Quem são estes? E José disse a seu pai: Eles são meus filhos, que Deus me tem dado aqui. E ele disse: Peço-te, traze-mos aqui, para que os abençoe. Os olhos de Israel, porém, estavam carregados de velhice, já não podia ver; e fê-los chegar a ele, e beijou-os, e abraçou-os.

Minha avó querida...

'A você vovó, que nos cerca de muito carinho, de muito amor.   Que nos faz todas as vontades. Que nos dá tudo sem nada pedir. Que nos ama mais que a si própria.' -Dia dos Avós

A você vovó, que nos cerca de muito carinho, de muito amor.

Que nos faz todas as vontades. Que nos dá tudo sem nada pedir. Que nos ama mais que a si própria. A você, minha querida vovó, que Deus a abençoe cada dia mais.

Que nos dê a bênção de sempre tê-la conosco, nos dando muito amor, nos passando experiências, nos ouvindo com carinho, nos mimando, nos orientando, nos aconselhando, nos suportando sempre com muita paciência.

Você é para nós, seus netos, um grande exemplo de experiência, de trabalho, de honestidade, de paciência, de fé, de firmeza, e principalmente de muito amor.

Amamos você, vovó!

Reflita sobre as lições de vida que aprendemos com os nossos amados avós

Para sempre, meu avô!

Eu Me Chamo Antônio

Meu avô parece ter nascido com a mesma idade que me deixou e com aqueles óculos grandões e com aqueles cabelos grisalhos e com aquela cicatriz no nariz – brinde de uma cirurgia que não deu muito certo esteticamente, mas se não fosse ela, ele não teria cara de avô. Aquela cicatriz combina tão bem com os seus óculos. Parecem uma dupla insuperável. Tipo Tom e Jerry, Mônica e Cebolinha, Pelé e Coutinho. Parecem aqueles produtos chineses nos quais óculos e nariz se confundem em um único objeto frágil e descartável. Daqueles que se compram nos camelôs do centro da cidade. Queria poder encontrar o meu avô em uma dessas barraquinhas. Mas, no meu avô, nada seria falsificado. Muito menos barato. Aliás, sequer teria preço. Só queria que fosse fácil reconstruí-lo. Ele seria exatamente igual, sem uma ruga a mais ou a menos. Talvez com um pouco mais de eternidade. E se for pedir muito pedir eternidade, que ele tivesse ao menos órgãos originais: pulmões a todo vapor, rins de dar inveja a qualquer filtro de Instagram, fígado com aplicativo anticirrose, veias com sistema de desentupimento on-line 24h e, claro, um coração que não pifasse da noite pro dia.

fechar