Mensagens Com Amor Menu Search Close Angle Birthday Cake Asterisk Spotify Play PPS Book Download Heart Whatsapp Whatsapp Facebook Twitter Pinterest Instagram YouTube 9 Giga Up

Características de um relacionamento abusivo

A dica para pessoas que sofrem com esse tipo de relacionamento é, primeiramente, procurar uma terapia em grupo e um especialista, a fim de tomar a melhor decisão para seguir em frente. Depois de refletir sobre tudo, fuja de relacionamentos que sejam tóxicos!

1. Humilhação

Às vezes o seu par faz brincadeiras sem graça ou te expõe publicamente? Em muitas situações desconsiderou suas opiniões e disse que suas ideias não são interessantes ou importantes? Então fique esperta!

2. Opressão

A opressão pode ocorrer de diversas formas, a começar de um ato silencioso e perturbado, passando para atitudes mais corriqueiras, como introduzir ideias em ti para que se sinta mal consigo mesma, tal como um comentários “do bem” sobre o seu corpo, seu jeito de ser, manias e gostos, induzindo-a a acreditar que você é uma piada.

3. Controle

Se ele acha que tem o domínio da situação e muitas vezes te vê e te trata como um ser inferior, acreditando fielmente que precisa dizer a direção da qual você deva seguir, fique atenta!

4. Incompreensão

Você tenta conversar, dizer os seus pontos de vista e argumentar, mas ele não te escuta e julga o seu choro ou aflição como drama ou sensibilidade ao extremo.

5. Reconstruindo

Ele acredita que a única maneira para que vivam bem é mandar na maneira como você se comporta em relação o mundo, às roupas que veste, aonde vai, com quem fala e o que faz? Fazendo isso, ele pretende ter o controle de tudo, te privando de viver e de ser quem é, obrigando você a se reconstruir de acordo com os ensinamentos dele.

6. Gastos

Tudo o que é seu é dele, mas nem tudo o que é dele é seu. Os gastos estão sempre sob a supervisão dele, não fugindo das contas dele cada bala que você compra e ainda é submetida a brigas constantes quando compra algo sem a permissão dele.

7. Companhias

Nenhuma companhia é boa para ti e sair sozinha também é muito perigoso, então ele te faz ficar em casa ou só procurar diversão se for ao lado dele. Fora disso, sem chance.

8. Conquistas

Você jamais poderá ser melhor do que ele, pois isso é motivo para brigas, desconfianças e tristeza da parte do seu par. Desse modo, ele tenta de tudo para fazer com que você desista dos seus objetivos, julgando-os bobos demais, banais ou impossíveis, assim, quem sabe, talvez você perca a esperança definitivamente.

9. Recriminando

Não é preciso uma palavra sequer para você entender que algo o desagradou, pois ele sempre te olha com olhar enfurecido, como se você fosse a criatura mais sem noção do mundo e tudo fizesse para destruir a união de vocês.

10. Você está errada!

Sempre, em tudo, por qualquer coisa, você está errada. Não há discussão que cesse com um pedido de desculpas dele ou com ele assumindo que errou em algo, afinal, ele se julga perfeito ou sabe que, não importa a situação, você vai acatar, se reprimir e aceitá-lo como é, sem que ele tenha que se humilhar, então joga a culpa para ti.

11. Mentiras

Do nada ele inventa histórias sobre você e jura estar certo sobre elas. Há momentos em que ele propaga isso por aí; noutras, apenas dialoga contigo com tom de acusação e se recusando a entender que não são verídicas.

12. Falhas

Todo mundo falha, mas ele não. Já você é a rainha dos erros e por isso merece ser lembrada a todo o instante, assim isso justificará todas as atitudes compulsivas dele.

13. Intolerância

Com ele não há como o jogo virar, pois tudo está sob controle. Por isso não ouse tentar ser superior, se igualar ou gritar quando estiver nervosa, pois sua intolerância pode levá-lo até a partir para agressão.

14. Desrespeito

Te desrespeita mesmo e tem isso como um mérito para si, pois quanto maior é a humilhação, mais ele se satisfaz. Depois, ele pode até assumir que “exagerou” em algo, mas não dará o braço a torcer e poderá até culpá-la pela atitude que ele teve.

15. Independência

Você depende dele, mas ele não depende de ti. Em alguns momentos, ele pode até pedir a sua opinião sobre um assunto ou outro, mas jamais seguirá a sua ideia, porque ele é livre e tem seus ideais já formados, independentemente do que você acha.

16. Possessividade

Ciúme possessivo é um sinal muito importante, pois esse pode se ampliar a tal ponto que nem mesmo os seus familiares poderão ter acesso a ti, porque ele julga que podem te alertar e te distanciar dele, então prefere te colocar em uma redoma.

18. Sem palavra

Ele definitivamente não tem palavra. Fala que não vai mais te machucar, faz promessas, pede que dê outra chance, mas sem pensar duas vezes comete as mesmas infrações contigo.

19. Confiante

Seu par nunca acha que está errado, tampouco que precisa procurar ajuda, pois quando sai do controle se justifica colocando a culpa em você, mas quando erra em outros ambientes, como no trabalho, despeja a falha para cima de outra pessoa ou de alguma circunstância em particular, afastando-se da realidade.

20. Chantagem

Perfeito na arte da chantagem, o abusador pode usar de artimanhas como fotos íntimas, segredos e outros meios para te ameaçar a permanecer ao seu lado, custe o que custar.