Diante desse esforço em conspurcar a imagem de Santo Evaristo, em um dado momento Trajano ordenou sua prisão e consequente pena de morte. Mas o papa não temia a morte; muito pelo contrário, sentiu grande alegria pela honra de dar sua vida por Jesus Cristo. Essa postura deixou as autoridades romanas admiradas. E essa atitude tão devotada de Santo Evaristo que deve ser celebrada pelos cristãos, sobretudo no seu dia, 26/10.
Na época de Santo Evaristo (cujo dia se comemora em 26/10), o imperador romano era Trajano. Conta a história que Trajano nada tinha contra os cristãos, mas acreditava que os seus assessores eram uma péssima influência, sobretudo quanto a Evaristo, cuja imagem ficou manchada diante do imperador (graças a esses assessores), fazendo nascer sua ira contra o papa.
Comemore o Dia de São Francisco de Assis
26 de outubro é a data em que se celebra a festa litúrgica de Santo Evaristo, o quinto papa da história. Evaristo foi o sumo pontífice entre 101 e 107 d.C. Seu papado sucedeu o de Clemente I e antecedeu o de Alexandre I. Foi martirizado em Roma por causa de sua fé inabalável em Cristo.
Você sabe quais fatos históricos aconteceram em outubro?
Descubra a data comemorativa de todos os santos acessando nosso calendário
Pouco se sabe sobre Santo Evaristo. Conta a história que ele era de origem grega (de Antioquia), filho de Judas, judeu nascido em Belém. Desde muito cedo, mostrou-se aberto à virtude e às letras, tendo sido incentivado por seu pai, tornando-se um homem cheio de competências. Santo Evaristo é celebrado em 26 de outubro.
A épica de conversão de Santo Evaristo ao Cristianismo é imprecisa. Mas há relatos de que tenha sido ainda em Antioquia, antes de ele seguir para Roma. Famoso por sua santidade, ficou conhecido como um membro do clero que se destacou em santidade, sendo reconhecido por toda a Roma. Seu dia é comemorado em 26/10.
Apesar de tantas qualidades e da real vocação cristã, que o fizeram crescer dentro da igreja e ser aclamado pelo clero para assumir o cargo de papa, Santo Evaristo resistiu bastante a esse evento, declarando publicamente ser indigno para tal. Mas o povo o considerava merecedor dessa nobre missão. Em seu dia, celebrado em 26/10, observemos essa incontestável demonstração de humildade.
Mesmo não se considerando merecedor de ocupar o trono papal, Santo Evaristo foi consagrado papa no ano de 101, tornando-se o quarto a seguir São Pedro. No dia em que celebramos sua festa litúrgica, 26 de outubro, vamos comemorar também o tempo em que a Igreja Católica ficou sob o desvelo de um papa tão dedicado como Evaristo.
Muitas foram as dificuldades sofridas por Santo Evaristo no comando da Igreja Católica. Não bastassem as perseguições do imperador romano contra os cristãos, Evaristo ainda teve que lidar com as ameaças internas, vindas da heresia de outros líderes de igrejas. Neste 26/10, Dia de Santo Evaristo, reflitamos sobre as dificuldades de levar a fé adiante.
Mesmo com todas as ameaças internas e externas à Igreja Católica, Santo Evaristo (celebrado em 26 de outubro) jamais deixou que ela caísse no erro. Com sua dedicação extrema e grande fé, Evaristo manteve a igreja no rumo certo, cuidando para que todas as suas necessidades fossem remediadas.
Santo Evaristo (celebrado em 26/10) lutou incansavelmente contra as heresias da época, além de ter aperfeiçoado a disciplina da Igreja. Regras e decretos foram criados. Ele foi o primeiro a dividir Roma em paróquias – na época, pequenas comunidades com vida própria.
Além de ter dividido Roma em 25 dioceses, Santo Evaristo criou o primeiro Colégio de Cardeais. Além disso, há relatos de que foi de sua responsabilidade a instituição do casamento como público e com a presença de um sacerdote.
Santo Evaristo era um papa preocupado com seu rebanho. Ele fazia questão de visitar as paróquias em busca de fortalecer a fé pura de seus fiéis, mantendo-os longe da influência de heresias. Seu zelo se estendia às crianças e aos escravos, os quais ele considerava dignos do mesmo tratamento das pessoas livres. Seu dia é celebrado em 26/10.
O regozijo de Santo Evaristo diante da possibilidade de morrer por sua fé em Jesus foi um fator determinante para que vários cidadãos romanos se convertessem ao cristianismo. O testemunho dos mártires era um estímulo a professar a fé. No dia dedicado ao santo, 26/10, tenha como exemplo sua devoção extrema em Cristo, pratique sua fé.
Preso e condenado à punição máxima, Santo Evaristo foi morto em 26 de outubro de 105. Por essa razão, essa é a data de sua festa litúrgica. Sua sepultura encontra-se no Vaticano ao lado daquela onde está enterrado São Pedro.
Dia de Santa Zenaide. Conheça mais sobre essa santa!
Mesmo que você não seja um devoto de Santo Evaristo, tente tomar como exemplo a sua vida, pouco conhecida, porém muito significativa pelo pouco que é narrado. Balize-se pela fé acima de tudo, tenha Cristo em seu coração, estimulando a humildade e a caridade.
Neste 26 de outubro, Dia de Santo Evaristo, experimente elevar seu coração e fazer uma prece celebrando a fé incontestável e o amor por Cristo e seus ensinamentos:
“Ó Deus, que concedestes ao Papa Santo Evaristo a graça do Magistério Romano, permiti que, pela sua intercessão, sejamos sempre fiéis ao papa e aos Srs. Bispos a ele unidos. Amém.”
Em outubro, comemore também o Dia de São Daniel Camboni