Datas Especiais / Outras datas / Abril

São Jorge

Conheça mais sobre um dos santos mais populares do Brasil. São Jorge pode ser encontrado em diversas religiões. Se você é devoto de São Jorge, leia e compartilhe.

História

São Jorge, conhecido também pelo Santo Guerreiro, foi um soldado romano morto por degolação em 23 de abril de 303. Jorge era do exército do imperador Diocleciano, venerado como mártir cristão.
São Jorge é um dos santo mais conhecido e venerados do Brasil. Está presente no Catolicismo, na Igreja Ortodoxa e na Comunhão Anglicana. Nas religiões afro-brasileiras, São Jorge é venerado na forma de Ogum.

Compartilhar

Dragão

Se tornou imortalizado devido ao conto que traz a luta do soldado com um dragão. É também um dos Catorze Santos Auxiliares.

Compartilhar

Padroeiro

É o Santo Padroeiro em diversos lugares do Brasil e do mundo. É padroeiro da Inglaterra, de Portugal, Geórgia, Catalunha, Lituânia, Sérvia, Montenegro, Etiópia, da cidades de Londres, Barcelona, Génova, Riggio di Calabria, Rio de Janeiro, entre outras. É padroeiro também dos escoteiros e da Cavalaria do Exército Brasileiro. A devoção a São Jorge se espalhou pelo mundo.

Compartilhar

Medalhas

Durante a Grande Guerra, muitas medalhas de São Jorge foram cunhadas e distribuídas para os soldados e enfermeiros militares e às irmãs de caridade que tomaram conta dos feridos de batalha.

Compartilhar

Tortura

O imperador tentou fazê-lo desistir da devoção torturando-o aos poucos e de vários modos. Após cada tortura era levados novamente ao imperador que lhe perguntava se renegaria a Jesus Cristo para adorar os deuses romanos. Jorge reafirmava a sua fé e por isso foi ganhando notoriedade e os romanos tomaram a dor do soldado, inclusive a mulher do próprio imperador que se converteu ao cristianismo.

Compartilhar

Morte

O imperador Diocleciano não obtendo êxito, mandou degolá-lo em 23 de abril de 303 em Nicomédia. Assim então, este dia se tornou o Dia de São Jorge.

Compartilhar

São Jorge e a Lua

A ligação de São Jorge com a Lua acontece somente aqui no Brasil por conta das influências da cultura afro-brasileira. Na Umbanda, o santo é associado a Ogum. Segundo a religião, as manchas apresentadas na lua, representam o santo com seu cavalo, em batalha com o dragão.

Compartilhar

Curiosidades

- São Jorge também é padroeiro de um dos maiores clubes brasileiros, o Sport Clube Corinthians Paulista.
- Existe um romance criado pelo escritor Tito Casini intitulado Perseguidores e Mártires.
- A banda inglesa Iron Maiden cita São Jorge na música Flash of the Blade.
- A banda brasileira Angra usou a imagem do santo na capa do álbum Temple of Shadows.
- No desenho animado Ben 10, São Jorge aparece como Sir George. O dragão derrotado por ele também aparece como o alienígena Diagon.

Compartilhar

Oração da Espada de São Jorge

Oh glorioso Guerreiro São Jorge, eu te suplico confiante que serei atendido, neste momento difícil da minha vida, em nome de Nosso Senhor Jesus Cristo, com Vossa Espada de Luta, venha cortar todo mal e principalmente ( faça o pedido ).
Com a força do teu poder de defesa, eu me coloco na proteção do teu escudo, para combater o bom combate contra todo mal ou influência negativa que estiver em meu caminho. São Jorge Cavaleiro, guiai-me. São Jorge Guerreiro, defendei-me. São Jorge Mártir, protegei-me.
Amém.

Compartilhar

Catorze Santos Auxiliares

Os Catorze Santos Auxiliares fazem parte da Igreja Católica Apostólica Romana. São intercessores contra as mais diversas doenças. O culto a eles surgiu no século XIV, na Renânia, devido a epidemia da peste negra na Europa. São eles:

- Santo Acácio
- Santa Bárbara
- São Brás
- Santa Catarina de Alexandria
- São Cristóvão
- São Ciríaco
- São Denis
- Santo Erasmo
- Santo Eustáquio
- São Jorge
- Santo Egídio
- Santa Margarida de Antioquia
- São Pantaleão
- São Vito

Compartilhar

Segunda Data

Muitos fiéis também comemoram o Dia de São Jorge em 3 de novembro, quando se comemora a reconstrução na igreja dedicada a ele em Israel. Lá também se encontram as relíquias erguidas a mando do imperador romano Constantino I.

Compartilhar

Nascimento

Assim como a maioria dos santos, o dia de São Jorge é comemorado na data em que ocorreu a sua morte. O dia de seu nascimento ainda é estudado por pesquisadores há séculos. A Enciclopédia Católica garante que não há base para duvidar da existência de São Jorge.

Compartilhar

Cidade Natal

Segundo estudos, Jorge teria nascido na Capadócia que, atualmente, faz parte da Turquia. Ainda criança mudou para a Palestina com sua mãe logo após a morte de seu pai. Sua mãe, natural da Palestina, possuía muitas riquezas e o educou com esmero.

Compartilhar

Exército

Quando adolescente, Jorge entrou para o exército. Logo foi promovido a capitão romano devido a sua habilidade com armas. O imperador, então, logo lhe conferiu o título de Conde da província da Capadócia. Aos 23 anos passou a residir na corte imperial.

Compartilhar

Sacrifício

Em 302, o imperador Diocleciano mandou prender todos os soldados romanos cristãos e que os outros deveriam oferecer sacrifícios aos deuses romanos. Sabendo disso, Jorge foi ao encontro do imperador e se colocou contra a ordem e se declarou cristão. O imperador então tentou suborná-lo oferecendo terras, dinheiros e escravos. Sempre com o cristianismo em primeiro lugar, Jorge não aceitou nenhum dos bens oferecidos pelo imperador.

Compartilhar

Artes

Em Paris, no museu do Louvre, há dois quadros famosos intitulados São Jorge e o Dragão, ambos pintados por Rafael. Na Itália também existem diversos quadros célebres com a imagem do santo.

Compartilhar

Oração de São Jorge

Eu andarei vestido e armado com as armas de São Jorge para que meus inimigos, tendo pés não me alcancem, tendo mãos não me peguem, tendo olhos não me vejam, e nem em pensamentos eles possam me fazer mal. Armas de fogo o meu corpo não alcançarão, facas e lanças se quebrem sem o meu corpo tocar, cordas e correntes se arrebentem sem o meu corpo amarrar.
Jesus Cristo, me proteja e me defenda com o poder de sua santa e divina graça, Virgem de Nazaré, me cubra com o seu manto sagrado e divino, protegendo-me em todas as minhas dores e aflições, e Deus, com sua divina misericórdia e grande poder, seja meu defensor contra as maldades e perseguições dos meu inimigos.
Glorioso São Jorge, em nome de Deus, estenda-me o seu escudo e as suas poderosas armas, defendendo-me com a sua força e com a sua grandeza, e que debaixo das patas de seu fiel ginete meus inimigos fiquem humildes e submissos a vós. Assim seja com o poder de Deus, de Jesus e da falange do Divino Espírito Santo.
São Jorge Rogai por Nós.

Compartilhar

Saudação

Salve Jorge!

Compartilhar

comentários

anterior

Dia do Beijo

Nesse dia mundial do beijo, envie mensagens e beije muuuito!

próxima

Jean Jacques Rousseau

Rousseau foi filósofo e agregou muito a literatura