Livros de Padre Antônio Vieira
Antônio Vieira foi um dos personagens mais influentes do século XVII, tanto em termos de política quanto em termos de oratória. Na literatura, os sermões possuem importância no barroco brasileiro e português. Quer conhecer mais sobre as obras dele? Veja o que separamos par você!
Sermão II - Maria Rosa MísticaLer livro
Maria Rosa Mística II não é o título de um Sermão do padre António Vieira, mas sim o nome dado, pelo seu autor, a um conjunto de 30 Sermões publicados em dois tomos: o primeiro impresso no ano de 1686, e o segundo em 1688, ambos em Lisboa. O assunto, comum a todos os trinta Sermões que constituem Maria Rosa Mística, é a Virgem Maria e o seu Rosário.
CopiarCompartilhar
Sermão I - Maria Rosa MísticaLer livro
Maria Rosa Mística I não é o título de um Sermão do padre António Vieira, mas sim o nome dado, pelo seu autor, a um conjunto de 30 Sermões publicados em dois tomos: o primeiro impresso no ano de 1686, e o segundo em 1688, ambos em Lisboa. O assunto, comum a todos os trinta Sermões que constituem Maria Rosa Mística, é a Virgem Maria e o seu Rosário.
CopiarCompartilhar
Sermão nas Exéquias de Maria de AtaideLer livro
Esta obra faz parte dos clássicos da literatura brasileira. A iniciativa de disponibilizar o conteúdo de Domínio Público em Formato Digital Epub faz parte de um projeto com objetivo de incentivar a leitura no Brasil.
CopiarCompartilhar
Sermão do Espírito SantoLer livro
"Sermão do Espírito Santo" foi escrito por Padre Antônio Vieirae situa-se na temática da luta em defesa dos índios e da sua dignidade - procura-se nele responder à idéia generalizada, entre os colonos, de que os índios não eram educáveis por serem rudes. Como argumento definitivo contra esta idéia, Vieira vai servir-se da comparação com o trabalho do escultor, o que consiste em transformar a matéria inerte em obra de arte.
CopiarCompartilhar
Sermão de Todos os SantosLer livro
Trazendo discursos que abordam a temática da santidade e trazendo orientações para uma boa prática religiosa a fim de levar a santificação aos fiéis, Padre Antônio Vieira escreve "Sermão de Todos os Santos"em 1643, sermão esse dividido em onze partes.
CopiarCompartilhar
Sermão de São PedroLer livro
"Sermão de São Pedro" foi escrito por Padre Antônio Vieira e pregado em Lisboa, em S. Julião, no ano de 1644, à venerável congregação dos sacerdotes.
CopiarCompartilhar
Sermão IX - Maria Rosa MísticaLer livro
Maria Rosa Mística IX não é o título de um Sermão do padre António Vieira, mas sim o nome dado, pelo seu autor, a um conjunto de 30 Sermões publicados em dois tomos: o primeiro impresso no ano de 1686, e o segundo em 1688, ambos em Lisboa. O assunto, comum a todos os trinta Sermões que constituem Maria Rosa Mística, é a Virgem Maria e o seu Rosário.
CopiarCompartilhar
Sermão III - Maria Rosa MísticaLer livro
Maria Rosa Mística III não é o título de um Sermão do padre António Vieira, mas sim o nome dado, pelo seu autor, a um conjunto de 30 Sermões publicados em dois tomos: o primeiro impresso no ano de 1686, e o segundo em 1688, ambos em Lisboa. O assunto, comum a todos os trinta Sermões que constituem Maria Rosa Mística, é a Virgem Maria e o seu Rosário.
CopiarCompartilhar
Sermão da Nossa Senhora do RosárioLer livro
"Sermão de Nossa Senhora do Rosário com o Santíssimo Sacramento" foi escrito por Padre Antônio Vieira. Foi pregado no ano de 1654, no sábado da infra Octavam Corporis Christi e na hora em que todas as tardes se reza o Rosário na Igreja do Colégio da Companhia de Jesus do Maranhão.
CopiarCompartilhar
Sermão do Quarto Sábado da QuaresmaLer livro
Pede o autor a todos os que tomarem este livro nas mãos que, por amor de Deus e de si, leiam este primeiro sermão, do pecador resoluto a nunca mais pecar, com a atenção e paciência que a matéria requer.
CopiarCompartilhar
Sermão do Bom LadrãoLer livro
"O Sermão do Bom Ladrão" foi escrito em 1655 pelo Padre Antônio Vieira. Ele ataca e critica aqueles que se utilizam do poder público para enriquecer ilicitamente. Denuncia escândalos no governo, riquezas ilícitas, venalidades de gestões fraudulentas e, indignado, a falta das punições. O padre adverte aos reis quanto ao pecado da corrupção passiva/ativa, pela cumplicidade do silêncio permissivo. O sermão apresenta uma visão crítica sobre o comportamento imoral da nobreza da época.
CopiarCompartilhar
Sermão do Segundo MandatoLer livro
"Sermão do Segundo Mandato" foi escrito por Padre Antônio Vieira e pregado no mesmo dia na Capela Real, às três da tarde.
CopiarCompartilhar