Mensagens Com Amor Menu Search Close Angle Birthday Cake Asterisk Spotify Play PPS Book Download Heart Share Whatsapp Facebook Twitter Pinterest Instagram YouTube Telegram Copy Up Check

Siga-nos

Livros de Bernardo Guimarães

Nascido em Ouro Preto, Bernardo Joaquim da Silva Guimarães, conhecido apenas como Bernardo Guimarães foi um romancista e poeta brasileiro, conhecido pelo romance A Escrava Isaura, sendo o patrono da Cadeira nº 5 da Academia Brasileira de Letras. Saiba mais sobre esse grande escritor!

15/08/1825 10/03/1884
continue lendo
Compartilhar

A Dança dos Ossos

Bernardo Guimarães

Ler livro

"A Dança dos Ossos" foi escrito por Bernardo Guimarães e publicada no livro "Lendas e Romances", em 1871. Como um dos livros menos conhecidos do autor, narra de forma bem diferenciada três aventuras: "Uma História de Quilombolas" (descreve um reduto de escravos fugidos), "A Garganta do Inferno" (toca nas fantasias da mineração) e "A Dança dos Ossos" (caso de assombração). Um livro bem interessante, que vale a pena ser lido.

A Escrava Isaura

Bernardo Guimarães

Ler livro

A Escrava Isaura é um romance de Bernardo Guimarães que teve sua primeira edição publicada em 1875, pela Casa Garnier, Rio de Janeiro. Com o romance, Bernardo Guimarães obteve fama, sendo reconhecido até pelo Imperador do Brasil, Dom Pedro II. No livro são contadas as aventuras e desventuras de uma bela escrava mestiça em busca de sua liberdade.

Cantos da Solidão

Bernardo Guimarães

Ler livro

"Cantos da Solidão" é uma coletânea de poesias que Bernardo Guimarães oferece ao público. A primeira edição, além de muito escassa quanto ao número de exemplares, foi muito incorreta, o que motivou o autor a fazer a segunda edição, bem mais correta. Descuidou propositalmente da metrificação e do estilo, mas utilizando-se de uma linguagem harmoniosa de uma alma poética e inspirada que se expande.

O Seminarista

Bernardo Guimarães

Ler livro

O lindo romance de Bernardo Guimarães, "O Seminarista", foi publicado em 1872 e hoje em dia é um grande clássico. Conta a história de Eugênio, que passou a infância com Margarida. Ele era filho de um rico fazendeiro e ela, filha de uma agregada da casa. Quando o pai de Eugênio percebe que um amor nasceu entre os dois, manda o rapaz para um seminário, indiferente aos sentimentos do filho. Pouco tempo depois, com a ajuda dos padres, o pai inventa que Margarida vai se casar e Eugênio, diante da dor, decide pela vida de padre. Muito tempo depois, ele volta para a vila onde nasceu e é chamado para socorrer uma moça muito doente. Era Margarida, que lhe contou toda a verdade. Eles então se entregam ao amor e, no dia seguinte, Eugênio se prepara para celebrar sua última missa, quando recebe a notícia de que seria a missa para uma pessoa que acabou de falecer, cujo corpo tinha acabado de chegar na igreja. Era o corpo de Margarida. Vale muito a pena ler o romance e saber o desfecho de todo o drama de Eugênio!

O Ermitão de Muquém

Bernardo Guimarães

Ler livro

"O Ermitão de Muquém", de Bernardo Guimarães, é um romance regionalista brasileiro, escrito em 1858 e publicado em 1869. Conta-nos a história da fundação da romaria de Muquém na Província de Goiás, manifestação religiosa que se repete desde a segunda metade do século XVIII e nos expõe, em toda a sua simplicidade, crueza e exuberância nativa. Tem como enredo a história de um rapaz muito devoto de Nossa Senhora da Abadia. Ao matar um amigo quase acidentalmente, teve que se refugiar. O milagre da santa o levou a Muquém, onde tornou-se um ermitão místico, de comportamento medieval.

 

O Garimpeiro

Bernardo Guimarães

Ler livro

"O Garimpeiro" é um romance escrito por Bernardo Guimarães e publicado em 1872. Elias é um rapaz pobre que trabalha duro como garimpeiro. Seu objetivo? Enriquecer para poder casar-se com a mulher que ama: Lúcia, filha de um fazendeiro muito rico. O autor mostra o episódio da cavalhada para defender os costumes interioranos e toca no assunto da abolição da escravatura, que aconteceu em 1888.

O Humor e a Ironia de Bernardo Guimarães

Bernardo Guimarães

Ler livro

"O Humor e a Ironia de Bernardo Guimarães" é um livro em que se reunem os versos nos quais o humor e a ironia se destacam, ambas exploradas no extremo de sua sutileza pelo autor. Em alguns textos, veremos o humor brincando com as palavras e aliviando as tensões, ao passo que, em outros, veremos a ironia no seu estado mais elaborado, produzido entre o recalque e a censura de gestos e sentimentos.

fechar