Mensagens Com Amor Menu Search Close Angle Birthday Cake Asterisk Spotify Play PPS Book Download Heart Share Whatsapp Facebook Twitter Pinterest Instagram YouTube Telegram Copy Up Check

Siga-nos

Livros de Lima Barreto

Afonso Henriques de Lima Barreto, nasceu no Rio de Janeiro e foi um grande escritor e jornalista brasileiro, com grande contribuição ao movimento pré-modernismo e modernismo. Seus livros tinham diversos gêneros como romance, conto, crônica e sátira. Confira sua coletânea aqui.

13/05/1881 01/11/1922
continue lendo
Compartilhar

A mulher de Anacleto

Lima Barreto

Ler livro

Em sua carreira literária, Lima Barreto foi romancista, cronista e contista. Um de seus magníficos contos, apesar de curto, é A Mulher de Anacleto. No enredo, uma história triste, porém que mostra talvez uma justiça feita pelas próprias mãos.

O falso Dom Henrique V

Lima Barreto

Ler livro

Para entender "O Falso Dom Henrique V", escrito por Lima Barreto, é recomendável que se leia antes o livro Os Bruzundangas - Lima Barreto , pois conta os fatos que cercaram a proclamação da República da Bruzundanga, toda a corrupção e a revolta popular que levou ao trono o herdeiro do rei, o jovem D. Henrique. Porém, o verdadeiro D. Henrique está morto, e este que governa, já velho, proclama ele mesmo a República.

O filho de Gabriela

Lima Barreto

Ler livro

A obra conta a história do Filho da Gabriela, que ficou órfão aos seis anos. Gabriela era empregada numa casa onde o casal sem filhos vivia hipocritamente em matrimônio. Batizado de Horácio, ficou morando com os padrinhos (os patrões de sua mãe) e cresceu quieto.

O homem que sabia javanês

Lima Barreto

Ler livro

Relato satírico, é uma medida exemplar do talento de Lima Barreto com contista. E também de sua modernidade. Apesar da data, o tema continua atualíssimo.
Afinal, quanto de nós já não nos deixamos impressionar pelo difícil palavreado médico, que parece guardar nossa salvação ou condenação?

O pecado

Lima Barreto

Ler livro

"O Pecado", conto escrito por Lima Barreto, é uma verdadeira crítica ao preconceito racial. Conta a história de uma alma que sobe ao céu, o qual São Pedro acha digno de sentar-se à direita do trono por toda a eternidade. Porém, o escriturário observa e avisa que é a alma de um negro e que, por isso, deve ir ao purgatório.

 

Um especialista

Lima Barreto

Ler livro

"Um Especialista", escrito por Lima Barreto, é o diálogo de dois homens de meia-idade sobre mulheres. Comendador Mota era um viúvo sem filhos que gostava de mulatas. Coronel Carvalho era casado, mas vivia abandonando a esposa sozinha em casa com as filhas e ia atrás das prostitutas brancas e estrangeiras.

O caçador doméstico

Lima Barreto

Ler livro

"O Caçador Doméstico", de Lima Barreto, conta a história de Simões, descendente de uma família famosa que havia tido vários escravos em suas posses. Um dia, Simões resolveu mudar-se para o subúrbio. Lá treinava cães de caça e, para tal, fazia com que eles caçassem os frangos da vizinhança. Foi quando todos resolveram lhe pregar uma peça que lhe custou a vida.

O cemitério dos vivos

Lima Barreto

Ler livro

"O Cemitério dos Vivos", de autoria de Lima Barreto, se passa quase o tempo todo dentro do Hospital Nacional de Alienados, na Urca. Conta a história de Vicente Mascarenhas, frustrado funcionário público que tem uma vida infeliz, resultando na depressão, no alcoolismo e, sendo assim, no internamento deste.

A nova Califórnia

Lima Barreto

Ler livro

A Nova Califórnia é uma saborosa narrativa satírica em que a cupidez e o ridículo do comportamento nacional andam lado a lado. Parodiando o enredo dos antigos relatos sobre a "corrida do ouro", nas Estados Unidos do final do século XIX.

Clara dos anjos

Lima Barreto

Ler livro

Considerado um dos mais importantes romances da literatura brasileira, "Clara dos Anjos" foi o primeiro romance de Lima Barreto, apesar de ser um dos últimos a ser publicado. Conta a história de uma mulata ingênua e jovem, Clara dos Anjos, que se vê apaixonada por um malandro, Cassi Jones.

Crônicas

Lima Barreto

Ler livro

"Cronicas" é uma coletânea de textos escritos por Lima Barreto. Escritas no período de 1904 a 1922, foram esquecidas por um longo tempo. Suas crônicas são umas das melhores visões críticas do Brasil, em especial do Rio de Janeiro, no início do século XX.

Diário Íntimo

Lima Barreto

Ler livro

Em "Diário Íntimo" de Lima Barreto é possível observar as relações contraditórias que cercavam o Brasil do início do século XX. Constitui um livro merecedor de uma análise que priorize um olhar sobre as tensões entre o homem e o autor.

Foi Buscar Lá

Lima Barreto

Ler livro

No conto "Foi Buscar Lã", Lima Barreto investe no estilo policial e nos apresenta Praxedes, advogado que finge ser rico mas acaba exagerando na sua ostentação. Diante de um crime, um negro apelidado de Casaca, que trabalha para a vítima, é preso como principal suspeito.

Marginalia

Lima Barreto

Ler livro

"Marginália" é uma coletânea de crônicas e artigos escritos por Lima Barreto ao longo de sua carreira como jornalista e escritor. Os textos possuem temas muito variados, falam sobre literatura, história e denúncias.

Milagre do Natal

Lima Barreto

Ler livro

Presenciamos no conto "Milagre de Natal", de autoria de Lima Barreto, o triângulo amoroso entre Simplício, Mariazinha (filha do casal Feliciano e Sebastiana) e Guaicuru. Também podemos encontrar vários dos assuntos que Lima Barreto sempre aborda em seus textos, como a mania que os brasileiros têm em fazer parte da elite, burocracia indevida e casamento por interesse.

Numa e a Ninfa

Lima Barreto

Ler livro

"Numa e a Ninfa", de Lima Barreto, se passa em 1910, tumultuado ano eleitoral em que o Exército retornou à política nacional. O personagem principal, Numa Pompílio de Castro, ambicioso bacharel de Direito, se agarra ao seu título de doutor para ascender socialmente e alcançar prestígio social.

Um que vendeu a sua alma

Lima Barreto

Ler livro

"Um Que Vendeu a Alma" é uma anedota, escrita por Lima Barreto, em que o autor critica o pouco valor que se tem à vida, pois o homem se vende por quase nada. Também critica a capacidade do ser humano de entregar o que lhe há de mais pessoal, o que lhe tem maior valor.

Vida Urbana

Lima Barreto

Ler livro

Aqui o grande literato brasileiro volta a carga com sua peculiar acuidade na critica dos costumes. Vemos desfilar entre os mais diversos temas, desde questões das políticas publicas da primeira republica até a descrição dos “novos” costumes e modismos da sociedade carioca.

fechar