Livros de literatura
A literatura deve ser apreciada, não apenas a brasileira, como a de todo o mundo! Conheça as maiores obras da literatura mundial e saiba aproveitar cada palavra escrita! Um livro ensina muito!
A decadência da mentira Oscar WildeLer livro
A decadência da mentira é um ensaio de Oscar Wilde que foi publicado em 1891.
Wilde põe em cena dois personagens que dialogam sobre arte: Viviano e Cyrillo.
Viviano apresenta ao amigo algumas das idéias que compõem um artigo que está a escrever e cujo nome é "A decadência da mentira".
CopiarCompartilhar
O movimento da ndependência Oliveira LimaLer livro
"O Movimento da Independência" é um livro escrito por Oliveira Lima é datado de 1821-1822. É um livro fundamental sobre este decisivo período da vida brasileira, escrito com isenção e espírito crítico.
CopiarCompartilhar
Dom Quixote Miguel de CervantesLer livro
Escrito por Miguel de Cervantes, "Don Quixote" é uma das obras-primas da literatura que se tornou um dos mais lidos romances de todos os tempos. Em sua primeira parte, "Don Quixote vol. 1"narra a história de um fidalgo que, de tanto ler histórias de cavaleiros medievais, pensa ser um deles e sai pelo mundo, sempre na companhia de Sancho Pança, seu fiel escudeiro. Quixote representa o lado espiritual, sublime e nobre da natureza humana; Sancho Pança, o aspecto materialista, rude, animal. Depois da Bíblia, é um dos livros mais traduzidos da literatura mundial.
CopiarCompartilhar
Poemas em prosa Oscar WildeLer livro
"Poemas em prosa" é uma das obras líricas de Oscar Wilde.
CopiarCompartilhar
Sonetos e outros poemas Manuel Maria Barbosa Du BocageLer livro
Manuel Maria Barbosa du Bocage foi o maior poeta português do século XVIII, nascido em Setúbal em 1765. Apesar de ter deixado a fama de grande satírico e improvisador, sua obra o coloca como um dos melhores sonetistas líricos de toda a literatura portuguesa. Sua inspiração não foi somente erótica e passional, mas cantou sentimentos graves, "a desesperança e o lento gosto da morte", em que atinge muitas vezes o sublime. Mas sua vida desregrada, além de arruinar-lhe a saúde, tornou desigual a sua vasta obra. Morreu em Lisboa, no ano de 1805.
CopiarCompartilhar
Os retirantes José do PatrocínioLer livro
Os retirantes foi publicado por José do Patrocínio em 1889. O romance conta a história do povo nordestino do Brasil que sofria com a seca.
CopiarCompartilhar
CaráterLer livro
Caráter é uma das obras do escritor americano Ralph Waldo Emerson.
CopiarCompartilhar
O Mercador de Veneza William ShakespeareLer livro
Uma das suas obras mais polêmicas, "O Mercador de Veneza" foi finalizada por William Shakespeare no final de 1500. Nesta peça, a personagem que mais chama atenção não é o mocinho, mas o vilão, inversão criada para dar um ar cômico.
CopiarCompartilhar
Os Lusíadas Luiz de CamõesLer livro
Os Lusíadas- poema dividido em dez cantos - conta a viagem de um herói, símbolo de um povo glorioso, à mercê dos deuses do Olímpio, que estão divididos entre apoiá-lo ou não em sua destemida jornada. Ao compor esta obra, publicada em 1572 e hoje considerada o maior monumento poético da Língua Portuguesa, Camões copia a estrutura narrativa da Odisseia de Homero, assim como versos da Eneida de Virgílio.
CopiarCompartilhar
A Volta Ao Mundo Em 80 Dias Julio VerneLer livro
Embora publicada em 1873, "A Volta Ao Mundo Em 80 Dias" é uma história apaixonante ainda nos dias de hoje. O livro conta a história de um cavalheiro inglês, Phileas Fogg, que tinha uma vida regrada e solitária, mas com muito dinheiro e que, devido a uma aposta com seus amigos de jogo, resolve dar a volta ao mundo em 80 dias, acompanhado de seu empregado, Jean Passepartout, sempre com o detetive Fix na sua cola. Este acredita que Fogg é um assaltante de bancos e o segue até o momento de prendê-lo. Vivem diversas aventuras e conhecem vários lugares no mundo.
CopiarCompartilhar
Canções e Elegias Luiz de CamõesLer livro
"Canções e Elegias" é um livro no qual se reúnem várias canções (composições curtas) e elegias (composições que expressam tristeza) de Luís de Camões.
CopiarCompartilhar
Obras Seletas Rui BarbosaLer livro
"Obras Seletas" foi publicada a partir de 1952, pela Casa de Rui Barbosa, obedecendo à urgente necessidade de tornar pública as melhores obras do escritor, em razão de não serem de fácil manuseio.
CopiarCompartilhar
A esfinge sem segredo Oscar WildeLer livro
Dois amigos se reencontram, um deles narra suas estranhas novidades: se apaixonara por uma mulher enigmática, cheia de mistérios. Uma aura de suspense ronda por ela que guarda um segredo.
CopiarCompartilhar
Redondilhas Luiz de CamõesLer livro
Embora pertencente ao período Renascentista, Luís de Camões quis cultivar uma estrutura da Idade Média e conservou a maneira medieval ao escrever "Redondilhas", ou seja, versos curtos. Estruturados a partir de antíteses e paradoxos, em sua maioria as principais características são o amor não correspondido como tema e a figura da mulher sempre idealizada e inacessível. Conservando o lirismo e a emoção, o sentimentalismo e o individualismo caracterizam esse estilo de escrever. Mas há um conflito entre razão e emoção, pois o poeta vivia no período renascentista, no qual a razão deveria predominar.
CopiarCompartilhar