Mensagens Com Amor Menu Search Close Angle Birthday Cake Asterisk Spotify Play PPS Book Download Heart Share Whatsapp Facebook Twitter Pinterest Instagram YouTube Telegram Copy Up Check

Siga-nos

Machado de Assis - livros

Joaquim Maria Machado de Assis, foi poeta, romancista, cronista, dramaturgo, contista, folhetinista, jornalista e crítico literário brasileiro e acabou se tornando um dos maiores, senão o maior, nome da literatura do Brasil. Conheça mais sobre os livros desse autor!

21/06/1839 29/09/1908
continue lendo
Compartilhar

Almas agradecidas

Machado de Assis

Ler livro

Neste conto, Machado de Assis nos conta a história de dois amigos de infância que se encontram depois de adultos: Oliveira e Magalhães. Magalhães fica desempregado e Oliveira o ajuda a conseguir um emprego ainda melhor. Certo dia, Oliveira confessa a seu amigo sua paixão por Cecília, filha do comendador Vasconcelos. Magalhães fica de ajudá-lo a conquistar a moça, porém, o inevitável acontece: Magalhães também se apaixona por ela. Uma história de amizade, amor e culpa, "Almas Agradecidas" vale a pena ser lida.

História de Quinze Dias

Machado de Assis

Ler livro

Em 1876, Machado de Assis iniciou uma série de crônicas quinzenais na revista Ilustração Brasileira, para a qual deu o título de "História de Quinze Dias". Como de costume entre os cronistas da época, não assinava com seu próprio nome, mas como Manasses.
Em meio às incertezas que marcavam aquela década, na qual começavam a se evidenciar as fissuras de uma organização social baseada nas relações de dependência e na escravidão, Machado tratava, naqueles escritos, de oferecer ao público uma leitura do tempo, organizado na história proposta por sua narrativa quinzenal.

Hoje Avental, Amanhã Luva

Machado de Assis

Ler livro

"Hoje Avental, Amanhã Luva" foi publicada originalmente em 1860, em A Marmota. Machado de Assis nos apresenta a provocante Rosinha, criada de Sofhia, que por sua vez é a paixão de Durval. A trama se inicia quando o homem chega do interior, após dois anos de andanças, e busca retomar os amores da burguesa. Enciumada e percebendo que Durval deseja apenas os dotes da moça, Rosinha trama um astuto plano para que ele se distancie de Sofhia. Assim, Durval perceberia que ela, Rosinha, é a mulher certa para ele.

Lição de Botânica

Machado de Assis

Ler livro

Sendo um dos últimos textos escritos por Machado de Assis, em 1906, "Lição de Botânica" conta a história de um romance proibido e é tecida em meio a assuntos da ciência, costurados com fina ironia pelo escritor.
Um botânico sueco que está no Brasil quer proibir o namoro de seu sobrinho Henrique com Cecília, uma das sobrinhas de sua vizinha, Dona Leonor. Estrategicamente, Helena, irmã da jovem Cecília, utiliza de seus conhecimentos e desconhecimentos de botânica para impressionar o excêntrico pesquisador e, graças às suas artimanhas, a história tem um final inesperado e feliz.

Muitos Anos Depois

Machado de Assis

Ler livro

Padre Flávio, jovem pároco de 27 anos, morava com Padre Vilela desde que sua mãe adotiva falecera. Era muito querido por todos. Um dia, seu amigo de infância, Henrique, pede-lhe ajuda, pois se apaixonara e pretendia se casar com uma moça pobre, chamada Luísa. Os pais de Henrique não aceitavam a união, mas os padres celebraram o casamento e fizeram a conciliação do jovem casal com os pais do noivo, João e Mariana. Passaram, então, a frequentar a casa deles. Porém, uma grande surpresa estaria por vir para Padre Flávio naquela casa.
Essa interessante história de traição, família, e abandono você encontra no texto "Muitos Anos Depois", de Machado de Assis.

O Caminho da Porta

Machado de Assis

Ler livro

"O Caminho da Porta/O Protocolo" é uma peça de teatro escrita por Machado de Assis. Foi publicada originalmente Teatro de Machado de Assis v.I, Rio de Janeiro, Tipografia do Diário do RJ, no ano de 1863. Encenadas pela primeira vez no Ateneu Dramático do Rio de Janeiro, em setembro e em novembro de 1862, respectivamente.

 

O Imortal

Machado de Assis

Ler livro

O conto "O Imortal", escrito por Machado de Assise publicado em 1882, conta sobre uma poção indígena que dá imortalidade a quem o bebe. O tema central não é o caráter sobrenatural do elixir, mas sua insignificância, o tédio da imortalidade.

Cinco Mulheres

Machado de Assis

Ler livro

Em "Cinco Mulheres", Machado de Assisnos apresenta Carolina, uma mulher que, às voltas com as dívidas do pai, resolve se casar com um homem repugnante para que pudesse ajudar seu pai. Entretanto, assim, torna-se totalmente conformada e submissa.

Desencantos

Machado de Assis

Ler livro

"Desencantos" de Machado de Assis é uma peça teatral com uma boa dose de tensão dramática. Tendo Luiz de Melo como o personagem principal, a trama gira em torno de seus desencantos amorosos. Ele está apaixonado por Clara de Souza, mas não é correspondido. A partir daí se desenrola uma série de acontecimentos que mostram uma reviravolta na posição desses dois personagens.

Falenas

Machado de Assis

Ler livro

"Falenas" é o segundo livro de poesias da fase romântica de Machado de Assis, publicado em 1870. Formado por 28 poemas, a obra possui também alguns republicados em Poesias Completas. Na versão integral de Falenas se incluem notas e erratas redigidas pelo autor. Podemos nos surpreender com um Machado mais prosador, um poeta irônico.

Felicidade Pelo Casamento

Machado de Assis

Ler livro

"Felicidade Pelo Casamento" é um conto de Machado de Assis que pode ser dividido em duas partes: a primeira é a apresentação do narrador aos leitores, contando sua vida e sua primeira frustração amorosa. A segunda, ele conta como conheceu e se apaixonou por Ângela, sua então esposa.

fechar