Mensagens Com Amor Menu Search Close Angle Birthday Cake Asterisk Spotify Play PPS Book Download Heart Share Whatsapp Facebook Twitter Pinterest Instagram YouTube Telegram Copy Up Check

Siga-nos

Coisas que alguém com depressão gostaria que você soubesse

Não é fácil enfrentar a depressão. Essa doença é muito cruel e, por isso, é importante que as pessoas depressivas estejam e sejam cercadas de compreensão e amor. Separamos 15 informações importantes para que você aprenda a lidar com essa situação e ajude indivíduos nessa circunstância!

continue lendo
Compartilhar

Depressão: o novo mal do século

Atualmente, a depressão é uma das doenças que mais afeta pessoas de diferentes idades, classes sociais e situações profissionais. Ela é silenciosa e dificilmente a gente percebe que alguém a tem, pois nem sempre há indícios de sua existência, tampouco “cara de depressão”. É, no entanto, uma doença séria e relacionada, muitas vezes, com o suicídio. Portanto, seja sensível e saiba o que não dizer a uma pessoa depressiva.

Mensagens para te inspirar a fazer boas ações!

Não é frescura

Depressão não é frescura, não é má-vontade para fazer as coisas. Não é “corpo mole”. A pessoa que sofre de depressão tem uma DOENÇA, que deve ser tratada por médico psiquiatra. Além disso, a depressão está classificada na CID (que é um catálogo médico publicado pela OMS). Então, pense muito bem antes de falar. Caso queira falar algo, que seja para ajudar a pessoa.

Não me peça para ser feliz

Não adianta dizer para a pessoa ser feliz, porque é isso o que ela mais quer. Ela quer sair dessa, quer resgatar a pessoa que ela era antes de entrar em depressão. Então, quanto mais você disser isso a ela, mais culpa ela sentirá, pois pode vir o pensamento de que ser feliz é uma questão de decisão simples. E, na depressão, as soluções nunca são tão simples.

Não é falta de Deus

Depressão NÃO é falta de Deus. Pelo fato de ser uma doença, não há como evitar, mesmo sendo muito religioso ou tendo uma fé “inabalável”. Se assim o fosse, não teríamos casos como o do padre Marcelo Rossi, que enfrentou uma grave depressão. A fé ajuda, mas não resolve. Seja consciente e não coloque mais essa carga sobre os ombros da pessoa.

Não associe a bens materiais

Muitas vezes, quem tem “tudo”, aos nossos olhos, é muito julgado por estar depressivo, como se não tivesse “direito” de se sentir assim. Não adianta dizer que a pessoa tem uma vida boa, muito dinheiro, roupas de grife. O vazio existencial vai além das questões materiais. Sofrer de depressão independe da classe social e da conta bancária. Seja respeitoso!

Não me pergunte como

Jamais pergunte a uma pessoa com depressão como ela chegou a esse estado. Ela não tem capacidade para saber a trajetória da doença. E, muitas vezes, a depressão tem origem genética, hormonal. Ainda que tenha havido um gatilho para a doença, jamais tente deslocar para a pessoa a responsabilidade pelo estado psíquico dela. Não foi uma escolha.

Eu vou parecer feliz, mas...

Uma pessoa com depressão pode estar aparentemente feliz, sorrindo, fazendo coisas normais, corriqueiras. Ela vai sair, trabalhar e até mesmo se divertir com os amigos, porém a depressão estará ali, presente. E, em momentos de oscilação de humor, o transtorno volta a atormentar a pessoa.

 

Meu isolamento não é por sua causa

A depressão não tem a ver com quem está em volta do deprimido. Muitas vezes, não sabemos lidar com quem sofre desse transtorno e, por esse motivo, a pessoa acaba se isolando, por se sentir fragilizada, solitária e incompreendida. É muito difícil saber o que fazer nesse momento, mas o ideal é sempre conversar com um especialista para lidar da forma correta e tentar evitar o pior.

10 frases para trabalhar a sua empatia!

Tudo parece mais difícil

Ir ao trabalho, comparecer a uma festa ou simplesmente sair para fazer supermercado... todas essas atividades parecem um fardo para quem sofre de depressão. Muitas vezes, a vontade da pessoa é nem levantar da cama. Não é medo de encarar o dia, porque o depressivo exerce um esforço hercúleo para isso. É apatia, e remar contra essa maré é uma luta diária.

Pergunte como eu me sinto

Sim, apesar de ser difícil explicar a sensação da depressão, pois trata-se de uma doença sistêmica, é sempre bom perguntar à pessoa como ela se sente em relação a tudo e principalmente naquele dia. Seja um bom ouvinte, seja empático. Olhe com compaixão, sem julgamentos. Tente ajudar sem os clichês e preconceitos típicos de quem não atravessa algum problema.

Eu me sinto culpado

A pessoa depressiva se sente muitíssimo culpada por ter a doença. Primeiro, porque ninguém pede para ter depressão. Depois, porque a doença limita a qualidade de vida e de interação do doente. E como não é algo visível, sempre parece que depende somente da pessoa. Ademais, cobranças ou perguntas inconvenientes tendem a aumentar ainda mais a sensação de culpa.

Não pedi para ficar doente

Ninguém pede para ter depressão. A ocorrência da doença não é uma punição por algum comportamento indevido. Por exemplo, uma pessoa com problemas de colesterol pediu por isso? Nem sempre é culpa da alimentação. Da mesma forma, uma pessoa com depressão não pode ser culpada por ter a doença. Ela não se negligenciou.

Não me peça para pensar positivo

Não diga que depressão é imaginação ou que pensar positivo afasta o transtorno. Você não se dirige a uma pessoa com problemas cardíacos falando que, se ela esquecer que sofre da doença, ela vai ficar bem. Depressão é uma doença real, que precisa de tratamento médico e, quando necessário, medicamentoso.

Tenha paciência comigo

A pessoa com depressão precisa de empatia, paciência e respeito. Um dia, ela vai estar bem, passando por um dia normal. Mas, no outro, pode estar em crise. É uma doença de altos e baixos; portanto, a melhor coisa que devemos fazer é ouvir, compreender e estar presentes. Jamais julgar uma pessoa que está em sofrimento é essencial.

Os sinais são sutis

A correria do dia a dia nos deixa pouco sensíveis a sinais sutis sobre qualquer evento. Com alguém depressivo, não é diferente. Nosso ritmo de vida não nos permite parar para tentar captar os sinais de alguém que sofre de depressão. É importantíssimo estar atento, pois sempre que o pior acontece, a gente se pergunta “Como isso pôde ter acontecido?”. Portanto, tente ter um olhar atento. Isso pode fazer toda a diferença.

Frases inspiradoras sobre mudança de vida!

fechar