Mensagens Com Amor Menu Search Close Angle Birthday Cake Asterisk Spotify Play PPS Book Download Heart Share Whatsapp Facebook Twitter Pinterest Instagram YouTube Telegram Copy Up Check

Siga-nos

A história do Dia de Todos os Santos

Dia um de novembro é dia de celebrar e agradecer aos pioneiros da igreja católica. Entenda o real sentido desta data: a história, o surgimento e as comemorações pelo mundo. É importante lembrar de quem dedicou muito da vida para a igreja católica, pessoas de bom coração e muita fé! 🙏

continue lendo
Compartilhar

Quando se iniciou a comemoração a Todos os Santos?

De acordo com registros históricos, as comemorações em homenagem aos mártires que testemunharam sua fé em Jesus Cristo datam desde o século II, com atos de adoração e preces. Oficialmente, contudo, a data de 13 de maio veio a fazer parte do calendário de comemorações da Igreja Católica, em homenagem a Todos os Santos, a partir do ano de 610 d.C., quando o Papa Bonifácio VI determinou que o antigo templo Panteão, destinado ao culto dos deuses pagãos, fosse dedicado a todos os Santos e Santas da Igreja.

O dia primeiro de novembro

O Papa Gregório III, durante seu pontificado, estabelecido entre os anos 731 a 741 d.C., consagrou uma capela na Basílica de São Pedro, no Vaticano, em homenagem a todos os mártires da Igreja Católica e mudou para o dia primeiro de novembro a data da comemoração do dia de Todos os Santos. A intenção do Papa Gregório com a mudança da data era de que os fiéis celebrassem o dia dos fiéis mortos, dia de finados, realizado no dia 2 de novembro, depois de terem confessado e comungado, ou seja, com a alma pura.

Conheça fatos históricos do mês de novembro

O que é o Dia de Todos os Santos?

É uma comemoração, de tradição católica, realizada em todo primeiro de novembro, em homenagem a todos aqueles que foram considerados mártires da Igreja Católica, não importando se foram ou não canonizados. Com essa data, a Igreja Católica reconhece as virtudes de muitas almas que deram, em vida, demonstrações de fé, bondade e caridade, exemplificando os ensinamentos cristãos, mesmo que não tenham sido canonizadas.

Enche seu coração de fé com frases religiosas católicas e compartilhe!

Oração de Todos os Santos para pedir Graças

“A vós, bem aventurados, Todos os Santos que estais no Céu e sois fieis amigos de Deus, peço a Vossa proteção para (dizer o problema que enfrenta). Fazei com que eu saia vitorioso dessa batalha difícil que tenho de enfrentar. Dai-me a Vossa paz, a Vossa força e a Vossa justiça para que eu saia firme na fé e jamais esmoreça perante qualquer tipo de obstáculo. Amém.”

A mudança de data do dia de todos os Santos e o Halloween

O Halloween atual, realizado nos Estados Unidos e em muitos países, originou-se de uma festa pagã realizada na Inglaterra no dia 31 de outubro. Nesse dia, os pagãos acendiam fogueiras, comiam e dançavam agradecendo aos deuses pela colheita que tiveram. Há uma versão de que o Papa Gregório III, com a intenção de purificar a alma daqueles que participaram da festa pagã, comemorasse o dia de Todos os Santos no dia primeiro e fossem puros visitar o túmulo dos fiéis mortos no dia de finados, no dia seguinte. O termo inglês Halloween foi criado exatamente por conta da data do dia de Todos os Santos. Ele deriva da expressão “All Hallows Eve". Hallow é um termo que significa "santo" e Eve quer dizer "véspera", assim pode ser traduzida como festa realizada à véspera do dia dos Santos.

Veja como é comemorado o Halloween pelo mundo e divirta-se!

 

A comemoração no Brasil e em Portugal

Aqui no Brasil, o Dia de Todos os Santos não é um feriado, apenas seu dia seguinte, o Dia de Finados (2 de novembro). Em Portugal, o dia é comemorado como feriado, mas é chamado de “Pão por Deus” e a celebração é parecida com o Halloween dos Estados Unidos, em que as crianças vão com saquinhos, de casa em casa, pedindo “pão-por-Deus”, isto é, doces, pães, castanhas, etc.

A comemoração no Peru

O dia é muito comemorado no Peru, onde os moradores costumam preparar pratos tradicionais e oferecem aos seus mortos. As crianças se vestem com roupas coloridas e festivas. Caso veja uma criança parecida com uma falecida, ela ganha o chamado “anjo”: pãezinhos tradicionais ou doce de batata-doce.

Oração de Todos os Santos

“Querido Pai, você tem dado aos santos do céu a felicidade eterna e vivem agora na plenitude de Sua glória. Devido ao Seu santo amor, eles também se preocupam comigo e minha família, meus amigos, minha igreja e meus vizinhos. Obrigado pelo dom da sua amizade e do testemunho de uma vida santa. Eu peço aos nossos santos padroeiros e todos os santos que se tornaram particularmente queridos para mim, a intercessão por nós. Peço-lhes que nos ajudem a caminhar com segurança no caminho estreito que conduz ao céu. Ó, Senhor, dai-nos a sua proteção. Dai-nos a sua assistência para vencer a tentação, ganhando a plenitude da vida. Amém!”

Dicas de orações para a família, reforce a fé no seu lar

Oração de Todos os Santos 2

“Jesus, que o mundo salvastes, dos que remistes cuidais, e vós, Mãe santa de Deus, por nós a Deus suplicai. Os coros todos dos Anjos, patriarcal legião, profetas de tantos méritos, pedi por nós o perdão. Ó, precursor do Messias; ó, Ostiário dos céus; com os Apóstolos todos, quebrai os laços dos réus. Santa Assembleia dos Mártires; vós, confessores, pastores, virgens prudentes e castas, rogai por nós pecadores. Que os monges peçam por nós e por todos que o céu habitam, a vida eterna consigam os que na terra militam. Honra e louvor tributemos ao Pai e ao Filho também, com seu Amor um só Deus, por todo o sempre. Amém.”

Clique aqui e conheça orações que podem te ajudar em situações diversas

fechar