Mensagens Com Amor Menu Search Close Angle Birthday Cake Asterisk Play PPS Book Download Heart Whatsapp Whatsapp Facebook Twitter Pinterest Instagram YouTube 9 Giga Up

Mensagens para o Dia da Consciência Negra

Zumbi dos Palmares, personagem histórico e representativo para os negros, morreu em 20 de novembro de 1695. A data foi escolhida como Dia Nacional da Consciência Negra e envolve muita reflexão, luta e busca pela igualdade.

Por um mundo mais unido

Não é a raça, religião ou classe social que determina a inferioridade do Ser humano. É o pensamento retrógrado, ainda bastante culminado pelo mundo, que é a principal razão do preconceito. Que neste dia, todos nós, negros ou brancos, possamos refletir sobre isso e lutar por um mundo em que a união reine entre nossa sociedade, porque no final todos carne e osso, todos somos iguais.

Não se cale

Juliane Rodrigues

Consciência negra, consciência essa de que você existe e persiste. Apesar dos apesares.
Consciência de sua luta, suas derrotas e sua vitória em forma de liberdade.
Liberdade essa que todo dia tentam te tirar.
Não se cale diante da sociedade.
Sua cor é uma honra.

Igualdade

Que esse dia não seja apenas mais uma data, e que as pessoas não comemorem apenas o feriado.
Não precisamos de apenas mais uma data no calendário para lembra-nos de todo o sofrimento.
Precisamos que a igualdade seja celebrada.

Sem repetição!

É essencial que a luta dos negros ao longo da história seja constantemente lembrada. A lembrança alimentará nossa certeza de que as injustiças não podem se repetir.

Não é vitimismo

Juliane Rodrigues

O negro luta, fala, grita, e muita gente acha que isso é vitimismo. Vitimismo é o branco achar que o negro não merece ter voz, porque da sua voz só sai racismo. Vitimismo é uma sociedade que não aceita cotas, mas que julga uma pessoa pela sua cor.
O negro não é vitimista, é herói, é sobrevivente. Sobrevive todo dia, no meio de tanta gente que quer seu cabelo liso e sua pele clara nas próximas gerações.

O negro não é vitimista. Vitimismo é não aceitar a consciência negra, quando ainda falta muito branco consciente de que ela não existe para agradar ele.

Não viva dos rótulos

Dizem que conhecemos a árvore pelo fruto que ela dá
Qual tem sido o seu fruto?
O que você fizer de bom ao longo da sua vida, isso sim vai contar quem você é
A sua raça, sexo, classe social ou religião não te faz melhor do que ninguém
Não viva dos rótulos impostos pelos outros
Respeite a todos e viva em harmonia com quem está próximo de você.

Alma

Não importa o que você é por fora, o que importa é que somos todos iguais por dentro e devemos valorizar isso. O coração é a verdadeira janela para a nossa alma, para o que somos. Celebre todas as raças, celebre a vida!

Que tenhamos um mundo cada vez mais unido e que o preconceito seja vencido.

Paz

O Dia da Consciência Negra não deve ser comemorado em um único dia. Precisa ser um hábito na vida de todo cidadão do mundo. Ainda existe preconceito, lamentavelmente, em muitas mentes humanas; isso precisa ser mudado e, quem sabe, vivamos em paz.

Filhos de Deus

Não importa se somos brancos ou negros. Todos merecemos o devido respeito. Todos merecemos as mesmas oportunidades.
Cada um tem a sua importância, cada um tem a sua beleza e o seu modo de viver.

Somos todos iguais. Somos todos filhos de Deus não só por dentro, mas por fora também.

O problema

O problema é quando o Brasil se esquece de que é um país negro. O negro sempre esteve aqui, e sempre estará. Em nossa história, nossa cultura, nossa construção social, nosso sangue, nosso suor, nossa luta e nossas conquistas. O negro é um povo guerreiro que nunca teve o reconhecimento que merece e continua sofrendo com racismo e exclusão até os dias de hoje. Este atraso não pode continuar sendo arrastado por gerações. Acima de cores, somos humanos. A sociedade não é branca ou negra, alta ou baixa, mulher ou homem, gorda ou magra, gay ou hétero, velha ou nova. É tudo isso ao mesmo tempo.

Amor ao próximo

Não somente o preconceito contra negros, mas também aquele que discrimina pessoas por suas religiões, o que despreza qualquer um que seja diferente são sinais de que o ser humano precisa SER humano. A ignorância faz os preconceituosos e eles estão cegos. Isso reflete a falta de amor no mundo; são incapazes de sentir e transmitir o amor ao próximo.

O que vale mesmo é o caráter

Que os erros do passado não sejam esquecidos
Sejam sempre usados como lição para nós,
Para que não mais se repitam no futuro,
Pois a cor da pele não torna ninguém melhor ou pior
Que o que vale mesmo é o caráter
E assim tenhamos cada vez mais a real noção de que somos iguais
E precisamos respeitar o próximo em toda e qualquer circunstância.

Alma e coração

O que seria de nós se não tivéssemos uma diversidade entre raças, gêneros ou religião? O mundo seria sem graça e menos alegre. Afinal, a humanidade não precisa que todo mundo seja idêntico, mas sim que os direitos de qualquer cidadão sejam iguais.

E que viva a diversidade! O que importa é o que nós temos na alma e no coração.

Viva a diversidade

Esse dia pode ser entendido como uma reflexão sobre a riqueza racial presente em nossa sociedade. Assim como outras datas comemorativas, que essa seja de alegria e esperança para continuarmos buscando nossos direitos e igualdade de oportunidades.

Empatia

Que tomemos consciência da importância da força dos negros na formação da sociedade em que vivemos, e que essa consciência incentive o respeito, a empatia e a igualdade.

O que o mundo precisa...

Tudo que o mundo precisa é que a diversidade seja reconhecida e aplaudida pela humanidade. Afinal, ser diferente é normal e no final o que realmente importa é o que temos na alma. Viva a diversidade e a luta pela igualdade de direitos!