Mensagens Com Amor Menu Search Close Angle Birthday Cake Asterisk Spotify Play PPS Book Download Heart Share Whatsapp Facebook Twitter Pinterest Instagram YouTube Telegram Copy Up Check

Siga-nos

Orgulho de ser negro

No dia 20 de novembro celebramos o Dia da Consciência Negra, mas o orgulho de ser negro corre na veia desse povo em todos os dias do ano. Inspire-se com mensagens e reflexões sobre a essência de ser negro, se reconhecer nessa cultura e ter orgulho de sua história.

continue lendo
Compartilhar

O que significa colorismo?

A ideia de colorismo parte do pressuposto de que, em uma sociedade racista, as pessoas negras de pele clara seriam vistas de uma forma privilegiada em relação às pessoas de pele escura. No entanto, é preciso lembrar que independentemente do tom de pele, as pessoas negras são pessoas negras.

O que significa ubuntu?

O termo “ubuntu” é de origem africana e pode ser utilizado pela militância negra. É por meio dele que se reconhece a ideia de que “eu sou porque nós somos”. Como eu pessoa negra, eu sou, porque existe um povo ao meu lado, representando a nossa cultura e a nossa cor!

Como se orgulhar da própria negritude?

É a partir do reconhecimento da nossa importância no mundo e da nossa possibilidade de representar e expressar uma cultura que nos orgulhamos de quem somos. Da nossa cor, da nossa pele, da nossa raça. Somos negros!

A luta do povo negro

Reconhecer-se como pessoa negra é também compreender a necessidade de lutar para ser reconhecida enquanto ser humano. É preciso lutar para estar no mundo com condições dignas de existência, para poder se expressar e ser quem somos. É preciso nos orgulhar de quem somos, sempre! Os movimentos feminista e mulherista são aliados importantes nessa trajetória para as mulheres!

Orgulhar-se da cultura negra

A cultura negra se expressa não só por meio da tradição, mas também por meio das pessoas que agem na atualidade. Orgulhar-se de ser uma pessoa negra é reconhecer o papel que temos na permanência e na disseminação da cultura negra.

 

Reconhecer a ancestralidade africana

O orgulho de ser uma pessoa negra pode se desenvolver a partir do reconhecimento do valor da ancestralidade negra. As origens e as culturas que caracterizam as pessoas negras são extremamente valiosas e essenciais para a história da humanidade. É motivo de orgulho, sim!

Encontrar a sua beleza enquanto pessoa negra

Os padrões de beleza e a indústria realizam um trabalho insistente para negar a beleza das pessoas negras. Quando não fazem isso, insistem que a beleza negra deve ser sempre um fetiche. Ser uma pessoa negra e se orgulhar disso é reconhecer a própria beleza como parte de um ser, não como tudo que o define.

fechar