Mensagens Com Amor Menu Search Close Angle Birthday Cake Asterisk Spotify Play PPS Book Download Heart Whatsapp Whatsapp Facebook Twitter Pinterest Instagram YouTube 9 Giga Up

Dia Nacional do Doador de Sangue

Você sabia que o ato de doar sangue não dói, não deixa marcas, não afeta a saúde do doador e é simples, rápido e salva muitas vidas? Dia 25 de novembro é a data em que se comemora esse gesto maravilhoso, o Dia Nacional do Doador de Sangue!

Como tudo começou...

Essa história de doação de sangue começou, em 1665, quando o médico Richard Lower realizou a primeira transfusão de sangue bem sucedida entre cachorros. Em 1795, foi a vez de outro médico, Philip Syng, fazer a primeira transfusão de sangue entre humanos.

Tenha atitude

Doar sangue é um ato humanitário que enobrece e traz uma satisfação enorme já que por meio dessa atitude, você está ajudando a salvar vidas!!!

A data

A data 25 de novembro foi instituída no Brasil em 30 de junho de 1964 pelo decreto 53.988 promulgado pelo presidente Castelo Branco. Viva ao dia 25 de novembro. Viva ao Dia Nacional do Doador de Sangue.

400ml a 450 ml

Uma veia de um dos braços é puncionada e um volume de 400ml a 450ml (padrão internacional) é coletado, o que representa menos de 13% do total de sangue do corpo de um adulto.

Você sabia?

A doação de sangue não dói, não afeta a saúde, não afina e nem engrossa o sangue. É simples, rápida e salvas muitas vidas!!!

4,6 Milhões

Atualmente no Brasil são coletados anualmente 3,6 milhões de bolsas de sangue, sendo que a Pró-Sangue (instituição pública ligada à Secretária de Estado da Saúde e ao Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP) registrou no ano de 2014 mais de 4,6 milhões de doações nos 29 anos de atuação.

Para ser doador

- Pessoas saudáveis;
- Pessoas entre 18 e 69 anos (os menores precisam da presença dos pais);
- Pessoas com peso mínimo de 50 kg;
- Ter boas condições de saúde;
- 3 meses de intervalo entre as doações para homens e 4 meses para mulheres.

No dia da doação

- Estar bem alimentado (nunca em jejum);
- Repouso mínimo de 6 horas na noite anterior à doação;
- Não ingerir bebidas alcoólicas nas 12 horas anteriores;
- Evitar ingerir alimentos gordurosos;
- Evitar fumar nas 3 horas antecedentes à doação;
- E não esquecer de levar o documento original com foto!

Uma vida

Para quem faz a doação de sangue são só alguns minutos, mas para quem recebe é uma vida inteira.

Cadê?

Atualmente, o Brasil tem 202.768.562 habitantes e apenas 2% desse número gigantesco fazem doação de sangue. Cadê o resto da galera?

Coleta

A coleta é realizada numa cadeira na posição semi-sentada, o volume de sangue é coletado para uma bolsa plástica, que contém solução anticoagulante e preservante. Porém, cerca de 40ml de sangue são coletados para execução dos exames laboratoriais para doenças infecciosas transmissíveis por transfusão e tipagem sanguínea.

É lindo

Você já parou para pensar que lindo é doar sangue e ver sua vida correr em outras veias?!