Mensagens Com Amor Menu Search Close Angle Birthday Cake Asterisk Spotify Play PPS Book Download Heart Share Whatsapp Facebook Twitter Pinterest Instagram YouTube Telegram Copy Up Check

Siga-nos

Novembro azul: a prevenção é o melhor remédio

Muitos homens ainda têm dúvidas sobre câncer de próstata e outros assuntos sobre saúde masculina. Para isso, o movimento Novembro Azul luta pela conscientização desses assuntos pela sociedade de um modo geral. Afinal, a informação é o principal meio de prevenção. Então, venha já se informar!

continue lendo
Compartilhar

Conscientização

17 de novembro é o Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata. Esse é o segundo tipo de câncer mais comum entre os homens brasileiros, atrás apenas do câncer de pele. O mês de novembro é dedicado à conscientização sobre a doença e incentiva o cuidado e a atenção à saúde masculina. Azul é cor escolhida para chamar atenção para a causa. Daí o nome Novembro Azul!

Exames preventivos

A partir dos 45 anos, todo homem deve fazer exames preventivos anuais, de sangue e de toque. O câncer de próstata não exibe sintomas até alcançar estágios avançados, por isso, é importante buscar um diagnóstico precoce. Quando tratada em fase inicial, as chances de cura são bem altas e chegam até os 90%.

Hábitos saudáveis

Além dos exames diagnósticos, todo homem pode adotar hábitos saudáveis para prevenir o desenvolvimento da doença. Alguns destes hábitos incluem: a prática de atividades físicas, adotar uma alimentação balanceada e reduzir o consumo de gordura animal, assim como diminuir (ou cortar por completo) o consumo de álcool e cigarros. Além de ajudarem na prevenção do câncer de próstata, esses hábitos fazem bem para o organismo em geral e evitam outros males como hipertensão ou diabetes.

Mitos e preconceitos

Um dos maiores desafios na prevenção e tratamento desta e de outras doenças é a desatenção que os homens tem com a própria saúde. Ainda existem muitos mitos e preconceitos envolvendo o exame de toque - um exame rápido e indolor - além de hábitos culturais que levam os homens a não visitarem o médico tão regularmente quanto as mulheres. Uma das lutas do Novembro Azul é acabar com esses estigmas e convencer os homens da importância de tratar da saúde.

É preciso se cuidar

O homem que se cuida está fazendo bem não apenas a si mesmo, mas também à própria família. Os tratamentos contra o câncer tornam-se mais sofisticados e eficientes com o passar do tempo, mas um diagnóstico precoce é necessário para que se possa utilizar todas as ferramentas em busca de uma cura. É preciso abraçar com coragem a causa da prevenção.

Amizade

A campanha do Novembro Azul surgiu como uma brincadeira entre amigos. Um grupo de australianos deixou seus bigodes crescerem durante o mês de novembro e chamaram tanta atenção que, no ano seguinte, decidiram repetir a dose, mas atrelando aos bigodes a conscientização do câncer de próstata. A ideia se espalhou e hoje tem adeptos no mundo inteiro. Baseie-se nessa história de amizade e leve a mensagem do Novembro Azul a seus amigos. Todos os homens podem dar mais atenção à própria saúde.

Check-ups

Durante o mês de novembro, muitos estabelecimentos médicos oferecem check-ups gratuitos e, por todo o país, unidades do SUS também estão qualificadas a realizarem os exames. Essa é uma boa oportunidade para quem ainda não fez sua consulta médica anual colocar os cuidados com a saúde em dia.

 

Eventos e cores

Além dos check-ups, em novembro, são realizados diversos eventos para conscientizar até os mais homens mais teimosos. Informe-se sobre o que está acontecendo na sua cidade. Muitos lugares organizam corridas, shows e palestras. A cor azul também ganha as ruas, por isso, é comum ver homens e mulheres vestindo roupas e acessórios azuis, ou prédios e monumentos serem iluminados com essa cor.

Faça sua parte

A mais importante ação que você pode praticar em novembro é cuidar da própria saúde. Mas você também pode participar do Novembro Azul de forma divertida: deixando o bigode crescer! Para ajudar quem está enfrentando a doença, pode organizar também campanhas para arrecadar doações para instituições que oferecem tratamento e apoio, ou até doar chapéus para homens que perderam o cabelo com a quimioterapia.

Uma luta de todos

A luta contra o câncer é uma luta de todos nós. Participe da campanha do Novembro Azul, faça os exames, mantenha hábitos de vida saudáveis e incentive todos os homens da sua vida a fazerem o mesmo. Os cuidados com a saúde são também um ato de amor. A prevenção é a nossa arma mais forte nessa luta. Vamos lá!

fechar