Mensagens Com Amor Menu Search Close Angle Birthday Cake Asterisk Play PPS Book Download Heart Whatsapp Whatsapp Facebook Twitter Pinterest Instagram YouTube 9 Giga Up

Dia da Ciência e Cultura

A ciência e a cultura devem ser sempre valorizadas, pois é somente por meio da informação e do conhecimento que podemos discernir por nós mesmos. A alienação e a falta de estudo se tornam uma arma contra a população e a melhor maneira de reagir é estudando. No dia 05 de novembro, celebramos o Dia da Ciência e Cultura. Uma data instituída em 1970 que visa homenagear Rui Barbosa e a importância do saber. Valorize a ciência, a cultura, o estudo e o conhecimento. Celebre e divulgue esta data! Inspire-se a estudar sempre, compartilhe essa ideia, leia, comece um curso novo... Podem te tirar tudo, menos sua fé e seu conhecimento. Estas são as maiores riquezas!

Por que celebramos?

O escritor Rui Barbosa, além de ser um dos maiores exemplos de defesa do saber na nossa nação, foi o homenageado pela Lei 5.579, de 1970, que instituiu o Dia da Ciência e Cultura, em 5 de novembro, para celebrar a importância do conhecimento e as barreiras que podemos ultrapassar com essa arma tão poderosa.

Leia as frases de Rui Barbosa

A ciência

Tudo o que sabemos, praticamos ou utilizamos, tem sua origem composta no processo científico. A palavra “ciência”, traduzida do latim, significa “conhecimento, saber, habilidade”. Mas não há como fazer ciência sem a ética e o árduo trabalho dos cientistas, que, por meio de pesquisas, experimentos e grandiosos trabalhos, conseguem realizar descobertas e evoluções. É essa a mesma ética que hoje, 5 de novembro, no Dia da Ciência e Cultura, viemos celebrar e firmar a sua importância!

E cultura?

A cultura é o conceito que consegue explicar muitas outras coisas quando o assunto é sociedade. Ela significa o conjunto de costumes, morais, crenças, dogmas de determinado povo. Em uma visão mais ampla, está muito relacionada com a ciência, pois cada vez que o conhecimento é disseminado, mais ele se espalha pelas culturas vigentes, e são elas as responsáveis por manter vivo o saber. Viva o Dia da Ciência e Cultura, comemorado em 5 de novembro!

Conhecimento científico

A ciência consegue nos mostrar que o céu é o limite. Já alcançamos tantas descobertas e diferentes tecnologias que facilitam nossas vidas por meio dela, mas não podemos parar. Neste Dia da Ciência e Cultura, comemorado em 5 de novembro, vamos lembrar do quanto é importante estimular a produção científica nas mais diversas áreas. Conhecimento é a nossa chave!

Valor ao cientista

Para comemorar o Dia da Ciência e Cultura, em 5 de novembro, é preciso reconhecer o poder das duas áreas e, principalmente, os profissionais que nelas estão envolvidos. Demanda-se muito trabalho para concretizar pesquisas que nos levam até a resposta mais próxima do exato que temos!

Confiança

A ciência existe para nos explicar fenômenos que cercam a vida humana e praticar o conhecimento dos mesmos. Por isso, não podemos deixar que nosso senso comum a ultrapasse. É nela que devemos manter nossas confianças neste Dia da Ciência e Cultura, comemorado em 5 de novembro.

Comemore o Dia Nacional da Cultura!

Na cultura brasileira

Nós, brasileiros, muito temos o que nos orgulhar da nossa cultura. Somos presenteados por características que conquistam o mundo. Como a alegria, o calor, a harmonia. Além disso, temos as mais diversas religiões. Vamos aprender a valorizar o melhor que temos neste Dia da Ciência e Cultura, que comemoramos em 5 de novembro!

Vida acadêmica

No Brasil, os ambientes acadêmicos começaram a surgir nos anos 30, por meio de universidades como USP e UDF. Hoje, somos referência nos estudos e contribuições para descobertas na área da saúde e biologia. Embora esteja ameaçada pelos cortes de recursos, neste Dia da Ciência e Cultura, em 5 de novembro, vamos lembrar que investir em conhecimento e educação deve ser prioridade!

Homenageie a Semana da Cultura Nordestina

Grandes feitos da ciência

Na história da ciência mundial, temos grandes descobertas que contribuíram para toda a humanidade, como o telégrafo, que deu início às comunicações, a estrutura do DNA, que inaugurou os estudos genéticos, e a Teoria da Relatividade, que nos explicou a relação entre espaço, tempo, massa e gravidade. Além dessa, temos muitos outros grandes feitos que não seriam possíveis sem a ciência. Por eles, viva o Dia da Ciência e Cultura, celebrado em 5 de novembro!

Cultura é identidade

Cultura é identidade, e o que seria dos povos sem a sua? Embora ainda tenhamos vestígios de intolerância e preconceito, que procuram hierarquizar as diferentes culturas, desrespeitando suas variações, essa denominação de cada povo foi o que os impulsionou a lutar pela sua identidade por meio de diversos mecanismos, como a arte e a ciência. Cultura explica história, e vamos celebrar a nossa neste Dia da Ciência e Cultura, em 5 de novembro!

Ciência, cultura e democracia

Neste Dia da Ciência e Cultura, que comemoramos em 5 de novembro, reflita sobre quais manifestações culturais você pode reverenciar e não deixe de apoiar o conhecimento científico. Para alcançarmos o estado ideal, é preciso que esses termos estejam inclusos na vida de cada cidadão, pois todos temos direitos ao acesso à cultura e ao conhecimento. O que você pode fazer para ajudar na democratização de ambos?

Comemore também o Dia Nacional da Ciência