Mensagens Com Amor Menu Search Close Angle Birthday Cake Asterisk Spotify Play PPS Book Download Heart Share Whatsapp Facebook Twitter Pinterest Instagram YouTube Telegram Copy Up Check

Siga-nos

Dia dos Bandeirantes

Os bandeirantes foram homens importantes para a história do Brasil. Eles foram responsáveis por explorar o território até então desconhecido e ocupá-lo. Por isso, 14 de novembro é quando se comemora o Dia dos Bandeirantes. No entanto, essa data também deve servir para reconhecermos, aprendermos e lembrarmos a que custo essa exploração do território aconteceu. Com as mensagens a seguir, você vai entender um pouco mais sobre essa história e refletir sobre esses personagens tão marcantes. Mostre para as pessoas o quanto você conhece a história do país e ensine sobre o passado brasileiro. Compartilhe essas mensagens com quem está sempre disposto(a) a ouvir diferentes versões da mesma história!

continue lendo
Compartilhar

Memórias

Nesse 14 de novembro, Dia dos Bandeirantes, devemos nos lembrar daqueles que desbravaram novos cantos do Brasil em busca de minérios – e que, para isso, derramaram muito sangue indígena e de negros pelo caminho.

Heróis?

Enquanto alguns celebram o dia 14 de novembro, Dia dos Bandeirantes, e os consideram heróis do progresso do Brasil, outros lamentam as atrocidades que cometeram para que conseguissem encontrar os minérios que queriam.

Aventuras que matam

Muitos veem os bandeirantes como corajosos aventureiros, mas se esquecem de todo o mal que causaram a povos inocentes que moravam nas regiões “destravadas” ou que se refugiavam da escravidão. 14 de novembro, Dia dos Bandeirantes.

Exaltação errada

Na escola aprendemos a admirar os bandeirantes. Na cidade de São Paulo, existe até um monumento para eles. Porém, antes de admirá-los, devemos colocar a mão na consciência, principalmente hoje, 14 de novembro, Dia dos Bandeirantes: será mesmo que eles foram os “bonzinhos” da história?

Não há o que celebrar

14 de novembro, Dia dos Bandeirantes, não é motivo para comemoração, mas sim para aprendizado. Independentemente de concordar com o que fizeram ou não, é preciso conhecer toda a história antes de apoiar ou recriminar as bandeiras.

 

O que fez o movimento crescer

A primeira pepita de ouro encontrada nas bandeiras foi em Minas Gerais, em 1693. Esse foi o início do ciclo do ouro e da mineração no Brasil. 14 de novembro, Dia dos Bandeirantes.

Quanto vale uma vida?

Hoje, 14 de novembro, Dia dos Bandeirantes, é dia de lembrarmos que as bandeiras podem ter, sim, colaborado para o progresso do país. Mas era preciso matar tanta gente?

Genocídio

Nesse 14 de novembro, Dia dos Bandeirantes, lembre-se do genocídio que causaram aos índios e negros por conta da invasão de territórios.

Aprofunde-se

Nem sempre conhecer um pouco mais sobre a história do Brasil é fácil. Dói saber que houve muita destruição em prol daqueles que nos colonizavam. 14 de novembro, Dia dos Bandeirantes.

Celebrar as vítimas

Hoje, 14 de novembro, é dia de celebrar, mas não o Dia dos Bandeirantes, e sim a memória daqueles que morreram inocentemente para que o Brasil abastecesse a coroa.

fechar