Mensagens Com Amor Menu Search Close Angle Birthday Cake Asterisk Play PPS Book Download Heart Whatsapp Whatsapp Facebook Twitter Pinterest Instagram YouTube 9 Giga Up

Dia Internacional da Tolerância

Dia 16 de Novembro é celebrado o Dia Internacional da Tolerância. Confira aqui informações, curiosidades e mensagens sobre essa data tão importante para toda a humanidade, uma vez que é a tolerância a base de toda a convivência pacífica em meio a tanta diversidade.

Origem

O Dia Internacional da Tolerância é comemorado no dia 16 de novembro e foi criado em 1996, pela Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU). Foi idealizada a partir do “Ano das Nações Unidas para a Tolerância”, em 1995, com a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) à frente.

Conheça os melhores discursos feitos na ONU

Princípios

Dia 16 de novembro é o Dia Internacional da Tolerância. Conforme definido na Declaração de Princípios sobre a Tolerância, aprovada pela UNESCO em 1995: “A tolerância é o respeito, a aceitação e o apreço da riqueza e da diversidade das culturas de nosso mundo, de nossos modos de expressão e de nossas maneiras de exprimir nossa qualidade de seres humanos”.

Base

Dia 16 de novembro é o Dia Internacional da Tolerância. Nas palavras do Ex-Secretário-Geral da ONU, Ban Ki-moon: “A tolerância é a base do respeito mútuo entre as pessoas e comunidades, e é essencial para construir uma sociedade mundial unida em torno de valores comuns”.

Disponibilidade para aceitar

Segundo Ban Ki-moon, "a tolerância é uma virtude e uma qualidade, mas acima de tudo, a tolerância é um ato – o ato de se aproximar dos outros e ver as diferenças não como barreiras, mas como um convite ao diálogo e à compreensão.” Que o Dia Internacional da Tolerância, celebrado em 16 de novembro, seja um impulsionador para que aceitemos este convite.

Diversidade

Que o Dia Internacional da Tolerância, comemorado em 16 de novembro, seja uma oportunidade de sensibilização e de conscientização acerca de males como o ódio, a xenofobia, a homofobia, a misoginia, os estereótipos, dentre outros, que só ameaçam e destroem uma sociedade como a nossa, que é tão diversa.

Abertura ao outro

Dia 16 de novembro é o Dia Internacional da Tolerância. Que num mundo como o nosso, tão diverso e cada vez mais interligado, a ignorância, o medo e o ódio, que geram tantos conflitos, deem lugar ao respeito, à compreensão e à abertura ao diálogo.

Aprenda a ter mais empatia

Respeito

A tolerância não significa aceitar todas as práticas e opiniões, mas ter uma maior consciência e respeito pelos direitos humanos universais e liberdades fundamentais. Que o Dia Internacional da Tolerância, comemorado em 16 de novembro, seja um disparador dessa consciência, de forma a melhor lidarmos com o outro, respeitando suas escolhas e seu jeito de ser.

Compromisso de cada um

Dia 16 de novembro é o Dia Internacional da Tolerância. Façamos a nossa parte ensinando, incentivando, transmitindo esse valor tão essencial para a paz em uma sociedade como a nossa, que vive momentos tão tristes de manifestações de ódio e discriminação.

Reconhecimento de direitos

Em mensagem, por ocasião do Dia Internacional da Tolerância, no dia 16 de novembro de 2018, a diretora-geral da UNESCO, Audrey Azoulay, afirma: “A tolerância não deve ser entendida como uma resistência de pessoas cujas características diferem das nossas; em vez disso, deve ser entendida como uma prontidão para respeitar e apreciar os outros, para compreender plenamente o valor de outras culturas e para reconhecer os inalienáveis direitos iguais de todos os seres humanos.”

Grandes inspirações

Dia 16 de novembro é o Dia da Tolerância, e a UNESCO criou o “Prêmio UNESCO-Madanjeet Singh para a Promoção da Tolerância e Não Violência”. Os vencedores do Prêmio em 2018 são a cineasta canadense Manon Barbeau, que criou um programa de estúdio de música e vídeo móvel para aumentar a conscientização sobre a diversidade de culturas e línguas indígenas, e a ONG queniana Coexist Initiative, que trabalha para defender os direitos das mulheres e combater estereótipos de gênero.

Riqueza

Que no Dia Internacional da Tolerância, celebrado em 16 de novembro, renovemos nosso compromisso de trabalhar pelo diálogo, pelo respeito mútuo e pela consciência de que a diversidade humana é uma grande riqueza, e não motivo para nos distanciarmos e nos vermos como inimigos.

Frases sobre respeito