Mensagens Com Amor Menu Search Close Angle Birthday Cake Asterisk Play PPS Book Download Heart Whatsapp Whatsapp Facebook Twitter Pinterest Instagram YouTube 9 Giga Up

Dia do Pau-Brasil

O Dia do Pau-Brasil celebra-se em 3 de maio, para conscientização a respeito da exploração desta árvore e valorização dela como símbolo nacional. Desde 1992, a árvore, originária da Mata Atlântica, está na lista da flora brasileira ameaçada de extinção.

Plante uma árvore

Hoje, 3 de maio, Dia do Pau-Brasil que tal plantar uma árvore? É claro que isso não vai mudar o fato de que o pau-brasil está em perigo de extinção, mas você estará contribuindo para o meio ambiente. Já é algo, não?

Para que serve

Pela firmeza de sua madeira, o pau-brasil, cujo dia oficial comemora-se em 3 de maio, era usado não apenas para tingir tecidos e construir violinos, por exemplo, como também para construção de imagens de santos e mesas. Atualmente, seu comércio é muito mais restrito devido ao risco de extinção.

Características

Hoje, 3 de maio, é o Dia do Pau-Brasil. Árvore cobiçada por sua cor avermelhada, considerada perfeita para tingir tecidos e confecção de violinos, por exemplo.

Símbolo nacional

No Dia do Pau-Brasil, 3 de maio, lembre-se que esta é a árvore símbolo nacional, inclusive de onde foi pensado posteriormente o nome de nosso país, tamanha a representatividade da árvore para a região.

Valorize a natureza

Aproveite este 3 de maio, Dia do Pau-Brasil, para valorizar um pouco mais a natureza: não jogue lixo no chão, não desmate e não incentive o comércio de itens que utilizem madeira extraída de forma ilegal.

Preserve!

Aproveite que hoje, 3 de maio, é Dia do Pau-Brasil e preserve a natureza. Mude pequenas ações que têm impacto negativo no mundo – tente andar mais de bicicleta ou a pé, prefira comprar itens feitos sem desmatamento. Infelizmente, o pau-brasil já consta na lista oficial da flora brasileira ameaçada de extinção – mas sempre podemos evitar novos danos!

Consciência

O Dia do Pau-Brasil, celebrado em 3 de maio, nos faz refletir a respeito da exploração da natureza com consciência. A utilização de recursos naturais pode e deve ser realizada pelo ser humano, sempre com respeito e consciência. Neste dia, coloque isso em prática!

Reflorestamento

Hoje, 3 de maio, Dia do Pau-Brasil, reflita sobre as políticas brasileiras de reflorestamento e sobre o que ainda pode ser feito por outras árvores, para que não cheguem ao ponto do pau-brasil, atualmente, em risco de extinção.

Informe outras pessoas

No Dia do Pau-Brasil, 3 de maio, converse com outras pessoas, especialmente crianças, que são muito boas em disseminar informações, e conte a respeito da história do pau-brasil, da sua importância e de como precisamos combater a exploração ilegal e desenfreada de recursos naturais. Por mais simples que seja essa conversa, pode conscientizar mais uma pessoa e isso já é muito.