Mensagens Com Amor Menu Search Close Angle Birthday Cake Asterisk Play PPS Book Download Heart Whatsapp Whatsapp Facebook Twitter Pinterest Instagram YouTube 9 Giga Up

Dicas para consumir conscientemente

Consuma de uma maneira que beneficie não apenas suas finanças, mas também o mundo. Seja consciente em suas ações em todos os momentos e sinta a diferença em sua vida.

Reflita sobre o seu padrão de consumo

Refletir sobre o padrão de consumo e analisar as escolhas que faz nesse âmbito são outro ponto fundamental para criar suas estratégias com relação a um consumo mais consciente dos pontos de vista financeiro, social e ambiental. Pare para pensar e veja se seu consumo está sendo consciente ou não!

Faça do planejamento o seu melhor amigo

Planejar é fundamental, seja a sua vida, seus estudos e principalmente as suas compras. Por isso, o primeiro e mais importante passo para fazer do consumo consciente uma realidade na sua vida é planejar suas compras!

Recicle!

Essa ideia está mais que batida, pois todo mundo sabe que deve reciclar. Existem vários pontos de coletas, mas a reciclagem ainda é pequena perto da quantidade de lixo produzida diariamente. Por isso, sempre que puder, separe o seu lixo e recicle-o! Afinal, reutilizar recursos evita desperdício e leva a um menor impacto negativo sobre o meio ambiente.

Exerça o seu papel de cidadão

O brasileiro se sente na obrigação de votar, mas muitas vezes se esquece da obrigação de cobrar a quem elegeu. Portanto, cobrar ações e comportamentos firmes de governantes, políticos e instituições com relação ao consumo consciente é exercer o seu papel de cidadão em plenitude. Comece agora mesmo!

Não compre produtos contrabandeados

Devido ao seu preço acessível, muitas pessoas optam pelos chamados “produtos piratas”. Não o faça! Além de alimentar o comércio ilegal, você também contribui para a manutenção do emprego precário e, em última instância, do crime organizado e da violência. Sem falar que produtos contrabandeados não passam pelos testes que os outros passam e podem acabar sendo prejudicial à saúde de quem os utiliza!

Use sacolas retornáveis

Você já deve ter visto aquelas sacolas coloridas que existem nos mercados de todo o mundo, não é? Portanto, quando for fazer suas compras no mercado, leve suas sacolas retornáveis e as use! Essa prática é ideal, já que o plástico demora séculos para se decompor e impacta negativamente sobre o processo de decomposição de outros resíduos.

Opte por produtos sazonais

Os produtos sazonais são aqueles que aparecem em determinadas épocas do ano, principalmente no que diz respeito à alimentação. Por isso, comprar produtos da época (principalmente frutas e legumes) é sinônimo de um processo de produção mais limpo e menos negativo para o ambiente, garantindo uma melhor qualidade ao consumidor. Além de serem mais baratos que os produtos que não estão em safra!

Aposente o cartão de crédito

Este é provavelmente um dos hábitos mais difíceis de se livrar, principalmente para quem evita andar com dinheiro por causa de roubo. Mas tentar pagar suas compras à vista, evitando o uso do cartão de crédito, do sistema de parcelamento e a aquisição de dívidas desnecessárias, é uma das melhores opções para quem quer ter um consumo consciente.

Escolha empresas e marcas responsáveis

No seu dia a dia, opte por empresas e marcas que levem a responsabilidade social e ambiental a sério. Ou seja, que promovam ações que beneficiem seus parceiros, a sociedade e o planeta na sua globalidade. As empresas com este tipo de serviço costumam espalhar, para todo mundo ver, seus trabalhos sociais. Caso não ache nenhuma, faça uma pesquisa na internet. É facílimo de encontrar quem é e quem não é responsável!

Avalie o impacto daquilo que consome

Quando falamos de consumo consciente, devemos estar cientes de que devemos pensar. Portanto, antes de comprar o que quer que seja, avalie o impacto socioeconômico e ambiental dos produtos que vá consumir e saiba o impacto que eles causarão a você, sua família e aos outros habitantes do planeta!

Divulgue o consumo consciente

Para que mais pessoas façam um consumo consciente, é preciso que mais pessoas conheçam o assunto. É por isso que indicamos que você faça com que a filosofia do consumo consciente vire uma realidade para um maior número de pessoas. Divulgue-a e contribua para um planeta mais sustentável e feliz!