Mensagens Com Amor Menu Search Close Angle Birthday Cake Asterisk Play PPS Book Download Heart Whatsapp Whatsapp Facebook Twitter Pinterest Instagram YouTube 9 Giga Up

Dia Mundial da Água

Um dos bens mais preciosos desse planeta merece atenção: a água. Devemos ter consciência do que ela representa para todos nós e preservá-la a qualquer custo.

Organização das Nações Unidas

O Dia Mundial da Água foi criado pela ONU (Organização das Nações Unidas) no dia 22 de março de 1992. A ONU decretou esse dia para todos tomarem consciência desse bem precioso para todos aqui na Terra. A razão é a quantidade baixíssima de água potável (para consumo) no planeta, apenas 0,008%.

Falta de água

A maioria dos lagos, rios e represas estão sendo contaminadas pelo homem. A poluição também é uma grande inimiga. Em um futuro próximo, pode ser que essa porcentagem de água potável baixe ainda mais, havendo falta de água potável no mundo todo. Grande parte da população mundial já não possui água própria para consumo, e medidas práticas estão sendo tomadas.

Momento de reflexão

O Dia Mundial da Água foi criado com o intuito de criar um momento de reflexão, análise e criação de novas medidas para resolver esses problemas. Ninguém deve se abster do direito ao consumo de água e principalmente de preserva-la. Todos devem fazer a sua parte para que a água no planeta não falte.

Direitos da Água

A ONU também criou um importante documento chamado “Declaração Universal dos Direitos da Água”. O documento apresenta uma série de sugestões, informações e medidas que servem para orientar a população e os países para a preservação da água.

Na hora de lavar a roupa

Acumule o máximo de roupas para lavar e tente fazer isso de uma vez só. Quanto mais lavagens na máquina de lavar você fizer, mais litros e litros de água serão jogados fora. Você também pode aproveitar para guardar a água da máquina e assim, lavar o quintal!

Declaração Universal dos Direitos da Água

Art. 1º - A água faz parte do patrimônio do planeta.Cada continente, cada povo, cada nação, cada região, cada cidade, cada cidadão é plenamente responsável aos olhos de todos.

Art. 2º - A água é a seiva do nosso planeta.Ela é a condição essencial de vida de todo ser vegetal, animal ou humano. Sem ela não poderíamos conceber como são a atmosfera, o clima, a vegetação, a cultura ou a agricultura. O direito à água é um dos direitos fundamentais do ser humano: o direito à vida, tal qual é estipulado do Art. 3 º da Declaração dos Direitos do Homem.

Art. 3º - Os recursos naturais de transformação da água em água potável são lentos, frágeis e muito limitados. Assim sendo, a água deve ser manipulada com racionalidade, precaução e parcimônia.

Art. 4º - O equilíbrio e o futuro do nosso planeta dependem da preservação da água e de seus ciclos. Estes devem permanecer intactos e funcionando normalmente para garantir a continuidade da vida sobre a Terra. Este equilíbrio depende, em particular, da preservação dos mares e oceanos, por onde os ciclos começam.

Art. 5º - A água não é somente uma herança dos nossos predecessores; ela é, sobretudo, um empréstimo aos nossos sucessores. Sua proteção constitui uma necessidade vital, assim como uma obrigação moral do homem para com as gerações presentes e futuras.

Art. 6º - A água não é uma doação gratuita da natureza; ela tem um valor econômico: precisa-se saber que ela é, algumas vezes, rara e dispendiosa e que pode muito bem escassear em qualquer região do mundo.

Art. 7º - A água não deve ser desperdiçada, nem poluída, nem envenenada. De maneira geral, sua utilização deve ser feita com consciência e discernimento para que não se chegue a uma situação de esgotamento ou de deterioração da qualidade das reservas atualmente disponíveis.

Art. 8º - A utilização da água implica no respeito à lei. Sua proteção constitui uma obrigação jurídica para todo homem ou grupo social que a utiliza. Esta questão não deve ser ignorada nem pelo homem nem pelo Estado.

Art. 9º - A gestão da água impõe um equilíbrio entre os imperativos de sua proteção e as necessidades de ordem econômica, sanitária e social.

Art. 10º - O planejamento da gestão da água deve levar em conta a solidariedade e o consenso em razão de sua distribuição desigual sobre a Terra.

Ao escovar os dentes

Ao escovar os dentes, não se esqueça de fechar a torneira. Tendo essa atitude, você conseguirá diminuir o consumo total em cerca de 10 litros de água. Imagine isso no final do mês! Um grande avanço...

Curiosidade

Segundo a Organização Mundial da Saúde muitas doenças resultam na ingestão de água contaminada, contabilizando mais de 50% dos casos e 25 tipos de enfermidades diferentes. Uma das mais comuns e conhecidas é a diarreia.

Na hora do banho

Você sabia que um banho de aproximadamente 15 minutos gasta 130 litros de água? E o Brasil é o recordista em consumo, e também desperdício. Feche a torneira enquanto se ensaboa. Isso vai diminuir drasticamente o nível de desperdício de água.