Mensagens Com Amor Menu Search Close Angle Birthday Cake Asterisk Spotify Play PPS Book Download Heart Share Whatsapp Facebook Twitter Pinterest Instagram YouTube Telegram Copy Up Check

Siga-nos

Dicas para ser mais generoso

Ser gentil pode mudar a sua vida, pode trazer alegria aos seus dias, um sorriso no rosto e mais amor no coração. Pratique a generosidade e faça o bem!

continue lendo
Compartilhar

Tenha empatia pelo próximo

Ter empatia é colocar-se 100% no lugar do outro, entender sua história e sentir todas as suas dores e alegrias. Ao compreender quais são as necessidades do próximo, fica mais fácil oferecer exatamente o que a pessoa precisa naquele momento.

Faça serviço voluntário

Existem várias instituições que abrem suas portas para receber voluntários. Ceder um pouco do seu tempo para ajudar o próximo é um grande ato de generosidade. Hospitais, asilos, orfanatos… escolha um local e leve um pouco de alegria para aqueles que necessitam de carinho e atenção.

Esteja disposto a ouvir o próximo

Quantas pessoas estão com problemas, mas não se sentem à vontade para desabafar com alguém? Se um amigo ou conhecido está passando por um momento difícil, convide-o para um passeio e ouça com atenção suas angústias. Às vezes, uma simples conversa já é o suficiente para melhorar o dia de alguém que está sofrendo.

Doe suas roupas

Sabe aquela blusa de frio que você não usa mais? Com certeza, tem alguém que ficaria muito grato por ter uma roupa quentinha no inverno. Faça uma limpeza no guarda-roupa e estimule seus amigos e parentes a praticarem a generosidade também. O mesmo serve para outros itens, como livros, móveis, sapatos, etc. É importante doar objetos em estado, que possam ser usados com qualidade por aqueles que os receberam.

Elogie alguém na internet

É muito comum entrar nas redes sociais e ver comentários cheios de ódio e preconceito. Que tal quebrar esse fluxo de energia ruim elogiando algum post ou foto de um desconhecido? Da mesma forma que uma mensagem ruim pode espalhar raiva, um belo recado pode provocar alegria em quem lê.

Sorria, sempre!

Pode parecer algo pequeno, mas um simples sorriso é capaz de contagiar as pessoas. Falar “bom dia” ao entrar no elevador, ser simpático (a) com o moço que atendeu na padaria ou elogiar o serviço do garçom são atitudes singelas que podem melhorar o astral de qualquer um.

Ajude alguém no transporte público

Quem pega transporte público sabe como é difícil essa rotina: cansaço, empurrões e a dificuldade de carregar bolsas ou mochilas. Na próxima vez que tiver a sorte de conseguir um lugar para sentar, ajude alguém a carregar suas coisas. Se você ver algum idoso, grávida ou deficiente, mesmo que não esteja no banco preferencial, ofereça seu lugar para a pessoa. Pequenas atitudes como essa fazem a diferença.

 

Faça elogios

Como é bom receber um elogio inesperado, não é mesmo? Muitas vezes, algumas pessoas esquecem como são especiais, porque ninguém costuma lembrá-las. Elogie seus amigos e parentes, e não espere datas especiais para lembrar como elas são importantes na sua vida.

Ajude alguma instituição financeiramente

E nem precisa ser uma grande quantia. Muitas instituições sobrevivem exclusivamente de doações, e qualquer quantidade é sempre bem-vinda. Você também pode doar alimentos, e até promover um mutirão para arrecadar produtos no seu bairro. O que para alguns pode parecer pouco, para outros é muito.

Seja generoso consigo mesmo

Para estar bem emocionalmente e conseguir ajudar o próximo, é necessário estar com o corpo e a mente sã. Não esqueça de dedicar um tempo para o lazer e cuidar da sua alimentação. Faça exercícios regularmente e esteja sempre bem e saudável para ajudar o próximo.

Seja grato

Agradecer também é uma forma de generosidade. Você é privilegiado por ter um teto, comida no prato todos os dias e pessoas que te amam ao redor. Seja grato pela vida, pela saúde e pela oportunidade de ajudar ao próximo.

fechar