Mensagens Com Amor Menu Search Close Angle Birthday Cake Asterisk Spotify Play PPS Book Download Heart Share Whatsapp Facebook Twitter Pinterest Instagram YouTube Telegram Copy Up Check

Siga-nos

Dia Nacional do Turismo

Você tem vontade de viajar o Brasil e conhecer as paisagens lindas e cheias de riqueza natural que temos em nosso país? Já teve essa experiência? Saiba que no dia 8 de março é comemorado o Dia Nacional do Turismo com intuito de conscientizar a população sobre a beleza do nosso país! Viva o turismo!

continue lendo
Compartilhar

Dia Nacional do Turismo: 08 de maio

Viajar é uma delícia! Tirar uns dias de férias e aproveitar para curtir um tempo na praia ou no campo com a família e amigos com certeza geram lembranças muito especiais. É fato que o turismo é uma das atividades econômicas que mais cresce e, por isso, tem até data própria para comemoração: 08 de maio, Dia Nacional do Turismo! Aproveite para curtir esse momento em algum lugar bacana com quem você ama.

Dia Nacional do Turismo e Dia Mundial do Turismo

Você sabia que os principais fatores que fazem o turismo ser uma das atividades econômicas que mais cresce se dão pelo avanço da globalização e pelo avanço dos sistemas de transporte? Essa é uma importante prática econômica atual, que gera riquezas, empregos, circulação de capital e pessoas. Por isso, além do Dia Nacional do Turismo ser comemorado no dia 08 de maio, em 27 de setembro também é comemorado o Dia Mundial do Turismo.

Lugares para conhecer antes de morrer

Entenda o que é o turismo

No dia 08 de maio, é comemorado o Dia Nacional do Turismo em todo o Brasil. Mas, afinal, você sabe o que é turismo? A prática é definida como deslocamento de pessoas para locais, além daqueles de sua familiaridade cotidiana, por um período de 24 horas e inferior ao de 180 dias, sem a realização de atividades comerciais ou do exercício de funções profissionais e trabalhistas.

Indústria do Turismo

No Dia Nacional do Turismo, comemorado no dia 08 de maio, é preciso entender o que significa a Indústria do Turismo. Essa área econômica é responsável, dentre outros aspectos, por garantir o funcionamento de outros setores da economia, com destaque para os sistemas de transportes e comunicação. A sua expansão é visível em todo o mundo e também abrange outras áreas como o lazer, o comércio, a cultura, a hotelaria e muito mais.

A importância do turismo

Se determinado local passa a fornecer condições e investir no turismo, há uma visível mudança em seu padrão econômico. A começar pela geração de novas oportunidades de trabalho para a região, que podem ser diretamente ou indiretamente relacionados à área. Além disso, há um enriquecimento cultural pela interação dos diferentes povos, permitindo uma expansão ainda maior da globalização e conectando diferentes costumes, hábitos e pessoas. O turismo vai muito além de uma viagem! Reflita sobre isso e fique por dentro do Dia Nacional do Turismo, comemorado no dia 08 de maio.

Os vários tipos de turismo

Talvez no Dia Nacional do Turismo, comemorado no dia 08 de maio, você só consiga pensar em viagem com a família e amigos para um hotel ou clube de campo. Aproveite o tema para entender os diversos tipos de turismo. Afinal, turismo é definido como uma atividade fora da rotina praticada em determinado destino. Há, por exemplo, o turismo de negócios, o religioso, o de repouso, lazer, aventura, político, ecoturismo, saúde e muitos outros temas.

20 lugares para fazer bate e volta em São Paulo

Algumas referências de turismo

Os países desenvolvidos, embora abriguem o maior número de turistas que deixam o local de origem para outras partes do mundo, são também os que mais recebem visitas temporárias de estrangeiros. Uma das principais referências de turismo está no Brasil e é a famosa cidade do Rio de Janeiro, que, apesar de receber um fluxo muito grande de visitantes, ainda não se compara com Paris e Barcelona, as principais referências do mundo. E você, para comemorar o Dia Nacional do Turismo, no dia 08 de maio, qual será o seu próximo destino?

 

Desde quando se comemora

Segundo o Ministério do Turismo, em maio de 2012, a presidenta da república, Dilma Rousseff, sancionou a Lei 12.625/2012 instituindo o dia 8 de maio como o Dia Nacional do Turismo. Muitos consideram o dia de 2 de março como o Dia Nacional do Turismo, mas desde maio de 2012 a questão foi esclarecida com a publicação da lei no Diário Oficial da União.

A expansão do turismo

O turismo é considerado como uma atividade recente e contemporânea em âmbito comercial, já que não existia em séculos anteriores. A profissionalização desse setor também é considerada uma atividade recente, já que antes não existiam cursos de graduação no Brasil. Dentre os profissionais que atuam em atividades turísticas, estão os agentes de turismo, os profissionais da aviação, os da hotelaria e também os funcionários públicos. Não se esqueça de parabeniza-los no Dia Nacional do Turismo, comemorado no dia 8 de maio.

Não é feriado, apenas uma data de homenagem

O Dia Nacional do Turismo, comemorado no dia 08 de maio, não é feriado nacional, mas serve apenas como uma data simbólica para que as pessoas possam realizar algum tipo de celebração ou homenagem. Basicamente, todas as atividades comerciais contam com uma data oficial apenas para que seja recordado e comemorado.

Representatividade brasileira no turismo mundial

O Brasil ocupa apenas 1% de todo o fluxo mundial de turismo. Nosso país ainda depende de muitas ações, promoções e incentivos que tornem significativo o número de turistas visitantes. Nem mesmo os últimos grandes eventos realizados como a Copa do Mundo, os Jogos Olímpicos e os Paraolímpicos conseguiram modificar o cenário global. Apesar da baixa representatividade brasileira, vale a pena lembrar que o Dia Nacional do Turismo é comemorado no dia 8 de maio e que os profissionais da área merecem ser homenageados.

Confira frases para viajantes

Centro de Atendimento aos Turistas (CATs)

O Dia Nacional do Turismo, comemorado no dia 08 de maio, é muito importante, pois nos faz lembrar da transformação que muitas cidades têm passado com a sua intensificação. E para incentivar ainda mais a prática, o turista brasileiro tem o apoio dos chamados Centro de Atendimento aos Turistas (CATs). Esses canais podem ser utilizados para tirar dúvidas, obter informações sobre pontos turísticos, opções de lazer, programas culturais e muito mais. Ao todo, o Brasil possui 96 centrais, que atendem em até oito idiomas.

O turista de todo dia

Ivan de Carvalho

"Se quisermos falar de turismo seriamente, precisamos organizar nossa cidade para receber o turista de um dia, informá-lo, orientá-lo, educá-lo e transformá-lo em um turista habitual. Queremos que ele venha, queremos que ele volte sempre e, para tanto, é necessário mostrar e exigir respeito.”

Uma boa estrutura, uma ótima recepção, um lugar que ofereça suporte, atenda às necessidades do turista e, sobretudo, o faça feliz, com certeza será um lugar inesquecível. Que nós possamos fazer turistas habituais.

Como receber turistas

Se de alguma forma você deseja fazer o bem, aproveite a oportunidade que o Dia Nacional do Turismo, 08 de maio, te oferece: dicas de como receber um turista. Pratique o hábito de ser hospitaleiro e o receba bem. Dessa forma, além de ele voltar, ele convida os amigos. Ofereça informações corretas sobre a cidade e mantenha limpo os locais. Não danifique lixeiras, sinalizadores de rua e edifícios públicos. Descubra em que mais você poderá ajudá-lo e o faça.

fechar