Mensagens Com Amor Menu Search Close Angle Birthday Cake Asterisk Play PPS Book Download Heart Whatsapp Whatsapp Facebook Twitter Pinterest Instagram YouTube 9 Giga Up

Dia da Escola

Já parou para pensar quanto tempo passamos na escola? Nada mais justo que celebrar o dia das instituições de ensino, as grandes responsáveis pela promoção da educação. Anote a data: 15 de março, Dia da Escola!

Parabéns, escola!

Não é à toa que a escola é chamada de segundo lar. Passamos um tempão com nossos colegas e professores, e além de conhecimentos técnicos, adquirimos conhecimento humano.

Feliz dia da escola! Vamos comemorar?

Faça algo positivo!

A escola é como se fosse nossa segunda casa, por isso é importante aproveitar o Dia da Escola e tratá-la com carinho!

Faça algo de positivo, como preparar um mural bem bonito ou arrumar e enfeitar o pátio para celebrar a data!

A escola no Brasil

A Escola é um local de aprendizagem que se tornou a base da educação de nações inteiras. No Brasil, as primeiras escolas eram dirigidas pelos jesuítas vindo de Portugal, ainda na era colonial, mas nem todos eram aceitos. Escravos e mulheres não recebiam educação, e os homens brancos acabavam indo estudar nos colégios religiosos. Os mestiços eram os únicos que procuravam as escolas dos jesuítas, que inicialmente não os queriam aceitar. Os colégios jesuítas tiveram que ceder, no entanto, por causa dos subsídios de "escola pública" que recebiam. Isso aconteceu no final do século XVII. Hoje em dia, a educação já é um direito de todos os brasileiros, e todas as pessoas - crianças, adolescentes, jovens e adultos - devem ter a possibilidade de ir para uma escola. Infelizmente, isso ainda não acontece para todo mundo.

O papel da escola na sociedade do conhecimento

Professor Nelson dos Santos

A escola tem exercido, ao longo do tempo, um papel de extrema relevância no que se refere à sistematização e ao avanço do conhecimento e, de maneira especial, no que diz respeito à formação de cidadãos.

Mas é verdade, também, que a escola da atualidade vem enfrentando, entre tantos outros, um grande desafio, que é o de como lidar com as novas tecnologias que invadem o nosso cotidiano. Esta é uma realidade extremamente preocupante e que requer da escola, enquanto instituição, uma postura responsável e coerente. Ela, como formadora de pessoas, não pode andar a reboque dessas novas tecnologias. Seu papel tem que ser de vanguarda. Mas, para isso, além de algumas ações que precisam ser implementadas pelo sistema educativo, o professor, peça importante nessa engrenagem, não pode se eximir do seu papel de educador/pesquisador; precisa acompanhar de perto esse processo evolutivo, extraindo dele os elementos que podem favorecer a aprendizagem e a formação do aluno.

O professor, por outro lado, não pode ter medo de aprender com a geração net surf. O aluno de hoje não precisa, necessariamente, ir à escola para ter acesso à informação e ao conhecimento. Além disso, ele tem facilidade para lidar com essas novidades. E é exatamente aí que reside o ponto nevrálgico da questão: se a escola não chamar para si essa responsabilidade, perderá, por certo, sua importância. Aí sim, corremos o sério risco de passarmos a formar bárbaros com conhecimento, o que é pernicioso para uma sociedade que precisa, urgentemente, assimilar e incorporar valores como da tolerância, a solidariedade, o cuidado com o planeta, entre outros.

Atividades para o Dia da Escola

Que tal aproveitar a data e promover melhorias em sua escola?

-Pinte desenhos sobre a escola;

-Escreva uma redação sobre o que mais gosta na escola;

-Pinte um mural na sua escola;

-Se junte com seus colegas e pense como pode ajudar a escola a ser um lugar melhor;

-Ajude a limpar ou consertar alguma coisa na sua escola;

-Ajude a promover a importância da escola na comunidade.

Resgate o histórico da escola

Busque saber com os profissionais mais antigos da escola, histórias sobre o local, assim como com moradores da região e também se alguma personalidade histórica, cultural ou política estudou na sua escola.

Dia de Escola

Erasmo Carlos

Bate o sino da escola
É hora do lanche, eu nem dou bola
Eu pego a guitarra e vou pro salão
E formo logo a confusão
E se o mestre mandar eu parar de tocar
A turma toda vai gritar….

Moço, toque aquele rock’n roll
Enquanto eu toco contente eu estou
E quando o sino de novo tocar
Volto então a estudar.

Razões para comemorar

As comemorações do Dia da Escola podem envolver todas as disciplinas escolares da educação infantil. Neste dia comemoramos a importância da escola em nossas vidas, valorizando a instituição e os grandes mestres da educação.

Minha escola é mais legal

Flávia Muniz

A escola em que eu estudo
É um lugar muito feliz.
Todo dia, vamos juntos,
Eu, a Cida e o Luis.

No caminho vou pensando
Já na hora de brincar.
Pega-pega, futebol,
No recreio vou jogar.

Com a minha professora,
Aprendo a ler a contar.
Brinco de faz-de-conta
Sei escrever e pintar.

Quando toca o sinal,
Faço fila e vou em frente.
A melhor lição da escola,
Fica no coração da gente!