
Dia de São Patrício
Comemorado em 17 de março, o feriado cultural irlandês rompeu fronteiras e foi abraçado por diversas partes do mundo. Usar verde é uma das tradições do Saint Patrick´s Day. Que tal conhecer as outras?
Como celebrar o Dia de São Patrício?
O Dia de São Patrício é um feriado cultural e religioso celebrado em 17 de março, e nomeado em honra ao santo padroeiro da Irlanda. O festival comemora a chegada do cristianismo na Irlanda, além de celebrar a herança e a cultura irlandesas. A data foi adotada por muitas pessoas ao redor do mundo e inclui comidas, bebidas e a cor verde. Fique por dentro de algumas regras básicas para celebrar o Dia de São Patrício no melhor estilo irlandês!
Use verde
Você não precisa usar uma fantasia verde com um trevo gigante. Sinta-se livre para escolher ser o mais sutil ou louco que quiser.
Vale uma camiseta verde ou uma blusa com logos e nomes de cervejas, por exemplo.
Animado? Use o traje completo!

Para aqueles que estão se sentido particularmente festivos, tente comprar ou fazer uma roupa de duende, com meias brancas, uma cartola verde e barba ruiva.
Comemoração discreta
Se você estiver trabalhando no 17 de março, pode entrar no espírito festivo incorporando um pouco de verde em seu uniforme de trabalho. Tente usar uma camisa polo verde listrada ou uma camisa com gola, uma gravata verde ou qualquer item que não interfira no seu ambiente de trabalho.
A história do Dia de São Patrício
A data é vista como um festival religioso na Irlanda e tem mais de mil anos, embora só tenha sido reconhecida como uma celebração da herança e cultura irlandesas em 1970.
O nome é uma homenagem a São Patrício, o santo padroeiro da Irlanda, a quem é creditada a introdução do cristianismo no país. Há muitas histórias sobre a origem de São Patrício, mas a maioria das fontes concordam que o nome verdadeiro do São Patrício era Maewyn Succat.
Os relatos mais comuns indicam que Maewyn foi sequestrado e vendido como escravo aos 16 anos e, em busca de ajuda para suportar a escravidão, recorreu a Deus.
Seis anos após o início de sua captura, São Patrício escapou para a França, onde virou um padre, e depois, o segundo Bispo da Irlanda. Ele passou os 30 anos seguintes criando escolas, igrejas e monastérios ao redor do país. Seu grande mérito foi a aceitação do cristianismo por parte dos povos indígenas pagãos.
Acredita-se que São Patrício usou um trevo como uma metáfora da Santíssima Trindade (Pai, Filho e Espírito Santo), mostrando como três unidades individuais podiam ser partes do mesmo corpo.
Seus fiéis começaram a usar trevos durante as atividades da igreja. Hoje, vestir-se de verde no Dia de São Patrício representa a primavera, os trevos e a Irlanda.
Dance como um irlandês

Aprenda a dança irlandesa, uma forma de sapateado muito popular. Isso não irá impressionar apenas as pessoas que você conhece, mas também é uma maneira divertida de aumentar sua flexibilidade e queimar calorias!
Você pode aprender a dança irlandesa através de aulas na sua cidade, ou copiando alguns dos excelentes vídeos e tutoriais disponíveis na internet. Que tal?
Coma as comidas tradicionais da Irlanda

Cervejas e licores não são as únicas coisas boas exportadas da Irlanda. O repolho e o ensopado de carneiro acompanhado pelo tradicional pão de soda irlandês são maneiras muito saborosas de se manter fiel ao jeitinho irlandês. As batatas são tão irlandesas quanto se pode ser e são um dos principais elementos do cardápio. Quer mais? Linguiças com purê de batata, bacon (presunto cozido) e chouriço de sangue.
Música irlandesa
A Irlanda tem uma longa história com a música e muitos estilos incríveis surgiram por lá. Música celta, folk e músicas tradicionais de pubs irlandeses podem deixar você no espírito do Dia de São Patrício!
Você pode tocar músicas irlandesas em casa, ouvi-las no rádio (algumas estações de rádio terão programas especiais) ou descobrir quais bandas ou músicos irlandeses estarão tocando por perto.
Encontre um CD de coletânea de músicas irlandesas, ou baixe algumas músicas individuais online. Você deve encontrar facilmente as músicas irlandesas de artistas como The Chieftains, The Dubliners, Planxty e Clannad, por exemplo.
Se a música tradicional não for sua praia, não se esqueça dos muitos músicos irlandeses que fizeram sucesso no mundo do rock e do pop. Pense em U2, Van Morrison, Thin Lizzy e The Cranberries.
Como alternativa, você pode tentar tocar alguns instrumentos irlandeses. Que tal a gaita irlandesa?
Entenda e participe!
O que teve início como uma celebração da Igreja Católica na Irlanda espalhou-se por ruas e bares mundo afora, com festas regadas a chope verde. Outro símbolo que representa o evento é o trevo de três folhas – o folclore do país conta que Patrick, o santo padroeiro, utilizava-o para representar a Santíssima Trindade: Pai, Filho e Espírito Santo. Para entrar no clima, há quem vista o traje típico irlandês – roupas verdes e chapéus também são bem-vindos.
Vá para a Irlanda

Quer maneira melhor de celebrar um feriado irlandês do que indo para a Irlanda? Dublin, a capital, geralmente tem um festival de cinco dias em honra ao feriado e é o local do maior e mais impressionante desfile do Dia de São Patrício.
A cidade fica cheia de vida durante o festival. Milhares de turistas invadem a cidade e os pubs ficam lotados de estrangeiros e nativos, loucos para "afogar o trevo". Se você está procurando celebrar o Dia de São Patrício de um jeito realmente irlandês, este é o lugar!
Como alternativa, você pode ir para o interior do país para escapar das ruas cheias de turistas de Dublin e vivenciar algo mais quieto, mas numa versão mais autêntica do feriado. A maioria das cidades terão coisas que lembram um desfile - a qualidade varia de decente a ruim - mas o motivo real são os vibrantes pubs, onde você pode aproveitar uma música irlandesa tradicional e contemporânea de alta qualidade, cercado por irlandeses de verdade!
Comemorar rima com bar!
A maioria dos bares e pubs amam o Dia de São Patrício, já que é um dos poucos feriados conhecidos pelo aumento no consumo de álcool, e muitos estarão festejando os clientes com o tema.
Você pode encontrar preços especiais em bebidas, tira-gostos e taxas de consumo. Ligue para os seus bares favoritos e pergunte se eles têm planos para a comemoração.
Uma reunião num bar pode ser uma ótima maneira de juntar seus amigos e explorar o cenário local dos pubs, especialmente se houver vários bares irlandeses onde você mora. Faça uma lista dos pubs que você deseja visitar (se você for ambicioso, pode tentar ir a 17 pubs, em homenagem ao 17 de março!), e aí vocês podem criar uma regra de que devem beber uma caneca de cerveja em cada bar que visitarem. Alguém quer 17 canecas de Guiness?
Seria uma vergonha beber Budweiser no Dia de São Patrício, não importa onde você esteja. Se Guiness não for sua praia (que vergonha!), tente tomar uma caneca de Bulmers (também chamada de Magners), Whisky irlandês Jameson ou o licor irlandês Bailey. Seja lá o que for beber, evite qualquer cerveja verde.