Mensagens Com Amor Menu Search Close Angle Birthday Cake Asterisk Spotify Play PPS Book Download Heart Whatsapp Whatsapp Facebook Twitter Pinterest Instagram YouTube 9 Giga Up

Dia do cacau

O cacau é um fruto provindo da árvore cacaueiro e é popularmente conhecido por ser a matéria prima do famigerado chocolate. Repleto de vantagens para a saúde e bem estar, o dia 26 de março é especialmente dedicado para esta iguaria. Conheça como surgiu esta data e o que torna o cacau tão especial!

Dia do Cacau

Você sabia que existe um dia inteirinho dedicado somente ao Cacau? Pois é: é no dia 26 de março e também é conhecido como “Dia do Chocolate”, afinal cacau é a principal matéria prima desse alimento delicioso que todos amam. Que tal comer bastante desse doce nesse dia ou presentear alguém especial com bombons? Não tem dia melhor!

Receitas com chocolate

O que é Cacau

Cacau, alimento comemorado no dia 26 de março, é a fruta do cacaueiro, uma árvore perenifólia, encontrada em regiões tropicais como o Brasil (aqui, no caso, é encontrada sobretudo no sul da Bahia). Seu nome científico é Theobroma cacao e pertence à família das esterculiáceas. Causa um efeito estimulante devido à teobromina e à cafeína, mas também é rico em carboidrato, gordura e proteína, com grande valor energético.

Receitas de páscoa

Origem do dia do Cacau

A ideia de um dia dedicado ao Cacau no Brasil – comemorado no dia 26 de março – foi concebida pelo deputado Atayde Armani (DEM-ES), que tinha como objetivo promover o trabalho dos cacaueiros do Espírito Santo e Bahia, além de, principalmente, encontrar maneiras de proteger esses profissionais.

Origem da palavra Cacau

Aproveitando que dia 26 de março é o dia do Cacau, veja se você sabe responder à pergunta: qual é a origem da palavra ‘Cacau’? Não sabe? As civilizações Maia e Asteca possuíam a palavra ‘kabkaj’, que significa ‘suco amargo picante’. A bebida originada desse suco se chamava ‘kabkajatl’, mas os colonizadores espanhóis tinham dificuldade de pronunciá-la, e diziam ‘cacauatl’, o que futuramente se transformaria na palavra ‘cacau’ que conhecemos hoje. Com o tempo, passou a ser servida quente com leite e açúcar e passou a ter o nome de ‘chacauhaa’ (que significava ‘bebida quente’), o que originou a palavra ‘chocolate’.

Cultivo pelo mundo

Comemora-se o dia do Cacau em 26 de março. Você sabe quais são os países que mais cultivam Cacau no mundo? Em quinto lugar, vem o Brasil, representando a América Latina. Em quarto lugar, vem a Nigéria. Em terceiro, a Indonésia. Em segundo lugar, temos a Gana. Em primeiríssimo lugar, está a Costa do Marfim. Dá para notar que a planta adora lugares quentes e tropicais, não é?

Economia brasileira

Dia 26 de março é quando se comemora o dia do cacau no Brasil, e é o momento para lembrarmos como essa fruta é importante para a nossa economia. Antigamente, era um dos principais produtos exportados no país. Hoje em dia, o cacau decaiu, mas ainda movimenta cerca de 14 milhões no mercado brasileiro, tendo 90% da produção voltada para a exportação. O Brasil é o quinto maior produtor de cacau no mundo.

Receitas de doces de copinho

Tipos de chocolate

Dia 26 de março se comemora o dia do Cacau e, aproveitando a ocasião, descubra os principais tipos de chocolate que existem: ao leite (massa de cacau, manteiga de cacau, açúcar e leite em pó), amargo (pouco refinado, composto apenas por massa e manteiga de cacau), meio amargo (o mesmo que o amargo, mas com açúcar), branco (manteiga de cacau, açúcar e leite) e chocolate em pó (amêndoa de cacau ralado desprovido de manteiga).

Relembre doces que marcaram sua infância!

Por que um dia do Cacau

Você deve estar se perguntando: por que existe um dia do Cacau? Além de, claro, ser a desculpa perfeita para comer chocolate à vontade, é uma maneira de discutir a importância política e econômica que esse alimento tem para nosso país. Então, nesse 26 de março, venha descobrir e aprender mais sobre o Cacau!

A primeira loja de chocolate do mundo

Aqui no Brasil, o dia do Cacau se comemora no dia 26 de março. Aproveite para saber sobre a primeira loja de chocolate do mundo: foi inaugurada em Londres (Inglaterra) em 1657, por um francês. Dali em diante, as “casas de chocolate”, como eram chamadas, eram tão populares quanto cafeterias e por lá ocorriam grandes cenas artísticas, intelectuais e políticas.

Barras de chocolate

Você sabia? As barras de chocolate começaram a ser comercializadas apenas em 1910, nos Estados Unidos. O alimento ficou popular depois de se tornar uma alimentação principal na Segunda Guerra Mundial, devido à sua praticidade e ao seu valor energético. Dia 26 de março comemora-se o dia do cacau no Brasil, então vale a pena saber de curiosidades como essa nesse dia.

Entenda mais sobre o Dia Mundial do Chocolate

Produção de serotonina

O dia 26 de março é dedicado ao Cacau, essa fruta docinha que nos enche de alegria. E isso não é apenas uma opinião, é cientificamente comprovado. O cacau é um dos principais alimentos que ajudam na produção de serotonina no nosso organismo. A serotonina é o hormônio da felicidade e do prazer, e é por isso que nos sentimentos tão bem e dispostos quando comemos aquele chocolatezinho. Também é um alimento indicado para quem está de TPM ou apenas se sentindo meio triste e desanimado.

Confira aqui mensagens de páscoa

Antioxidante

Muitas pessoas relacionam o chocolate a um alimento que faz mal, mas isso é totalmente errado – o que geralmente faz mal é o açúcar. O cacau é um poderoso antioxidante natural. É claro que, para ter o resultado desejado dessa fruta, o ideal é consumi-la da forma mais pura, ou seja, por meio do chocolate amargo. Só não podemos exagerar, pois ainda é bastante calórico.

Conheça algumas receitas light

O primeiro romance de Jorge Amado

Jorge Amado é um famoso autor brasileiro, muito aclamado pela crítica. Seu primeiro romance chama-se “Cacau”, lançado em 1933, e fala sobre os trabalhadores das fazendas de cacau na Bahia e sobre a expansão dos ideais socialistas no Brasil na década de 1930. No dia 26 de março, quando comemoramos o dia do Cacau, o livro perfeito para lermos é esse: curtinho, fácil e com uma história cativante, que deu início à incrível carreira de seu autor e compõe o neorrealismo na literatura brasileira.