Mensagens Com Amor Menu Search Close Angle Birthday Cake Asterisk Spotify Play PPS Book Download Heart Share Whatsapp Facebook Twitter Pinterest Instagram YouTube Telegram Copy Up Check

Siga-nos

Você sabia que existe o dia mundial do chocolate?

Você é uma daquelas pessoas que não pode ouvir falar em chocolate que já quer provar um pedaço? Se sim, você vai ficar muito feliz em saber que existe um dia inteiro para celebrar a delícia que é esse doce. É verdade! Você sabia que existe o Dia Mundial do Chocolate? Ele é comemorado em 7 de julho, todos os anos, e pode ser o melhor momento para experimentar aquelas receitas com todas as variedades possíveis desse alimento. Aprenda sobre as melhores formas de comemorar essa data e mostre ao mundo o quanto o chocolate é a sua verdadeira paixão! Envie mensagens saborosas nesse dia e aqueça o coração de qualquer chocólatra!

continue lendo
Compartilhar

Hernán Cortés

Mulher segurando grãos de cacau

Quando os europeus chegaram ao México, eles tiveram o primeiro contato com os costumes dos astecas que envolviam o chocolate. Lembre-se que, nessa época, essa bebida era amarga e fria, além de levar pimenta, o que poderia não agradar o paladar de muitas pessoas... Mesmo assim, Hernán Cortés, colonizador espanhol, logo levou essa especiaria para o continente europeu!

Veja como fazer receitas de doces de copinho

O maior produtor de cacau

O Brasil foi considerado o ambiente ideal para o cultivo do cacau! Nossa terra, em conjunto com o nosso clima sempre quente, tornou a plantação dessa especiaria muito propícia ao sucesso. Não é à toa que, hoje em dia, nós somos os maiores produtores de cacau da América Latina!

Nutella

Creme de avelã em uma colher de madeira

Sem a Segunda Guerra Mundial, não teríamos a tão famosa e amada Nutella! Isso porque, nesse período, a escassez do chocolate fez com que o confeiteiro italiano Pietro Ferrero misturasse avelãs ao seu creme.

Maias

Quando a gente fala de chocolate, já pensamos nas nossas famosas barras, né? Mas não começou assim! Tudo começou com os maias, que desenvolveram uma espécie de bebida com grãos de cacau torrados, especiarias e mel. Esse conhecimento foi passado aos astecas, que tornaram a combinação famosa e a transmitiram à várias civilizações pré-colombianas, que foram aprimorando a bebida cada vez mais!

 

Chocolate branco

Por não conter pedaços sólidos de cacau ou nem mesmo a essência do chocolate ao leite que a gente conhece, muitas pessoas dizem que o chocolate branco não é, de fato, um chocolate. Há muito debate sobre isso, mas o importante é que ele é muito saboroso, não é mesmo?

O primeiro chocolate em barra

Foi só em 1825 que o primeiro chocolate em barra foi criado, e isso se deu graças ao inventor Coenrad Van Houten. Ele inventou uma forma de separar o licor da manteiga de cacau e, com esse líquido, criou um chocolate em pó de melhor qualidade, que se tornou o principal ingrediente do chocolate em barra!

Celebrações

Mulher segurando chocolate quente com coração

Nós estamos sempre buscando por uma razão para comer chocolate, não é mesmo? Por isso, ao longo do ano, existem diversos dias destinados à homenagem desse doce. O dia 7 de julho, por exemplo, é considerado o dia do chocolate; o dia 28 de julho se refere ao dia nacional do chocolate ao leite, e o dia 7 de novembro honra o chocolate com amêndoas!

Doces que marcaram a infância de muitas crianças

Relaxante

Biscoitos de chocolate com rostinhos felizes

Sabe quando alguém fala “só de sentir o cheiro eu já fiquei mais feliz”? Pois é, no caso do chocolate, isso é verdade! Quando o nosso cérebro recebe o sinal de seu aroma, nossas ondas cerebrais Theta são ativadas e uma sensação de alegria e relaxamento roda pelo nosso corpo!

Demanda

Já pensou viver em um mundo sem chocolate? Isso parece muito impossível e difícil, não é mesmo? Pois é! Se nós continuarmos a consumir esse produto sem aumentar a plantação do cacau, isso pode se tornar realidade, já que são necessários mais de 400 grãos de cacau para fazer apenas 500g de chocolate. Além disso, a demanda pelo chocolate vem crescendo muito e, talvez, no futuro, a gente não consiga suprir essa necessidade!

Aprenda deliciosas receitas de cupcakes

Felicidade

Pessoa segurando pedaço de chocolate e ao lado de uma barra de chocolate

Depois de todas estas informações, fica impossível não comer um chocolate, né? E faça isso sem culpa, afinal, consumir esse produto ajuda o nosso corpo a liberar endorfinas, que geram sensação de prazer e bem estar e diminui a nossa ansiedade!

África

Apesar de o Brasil produzir muito cacau, a verdade é que não teríamos tanto chocolate se não fosse pela África. Atualmente, 70% de suas plantações encontram-se nesse continente. Para você ter uma ideia, a Costa do Marfim é o maior produtor, oferecendo cerca de 30% do cacau mundial!

Insetos

Agora, vamos falar de uma coisa desagradável do chocolate... Você sabia que uma barra desse doce tão delicioso contém, em média, oito traços de insetos? Isso acontece porque o cacau é uma planta e passa por vários processos ao ar livre antes de virar chocolate, então é inevitável que alguns fiquem grudados e presentes na nossa barra tão querida. Apesar de fazer sentido, isso não deixa de ser nojento, né?

O aprimoramento do chocolate

Quando o chocolate chegou na Europa, ele teve a sua fórmula modificada. Agora, açúcar, canela e baunilha fazem parte da sua composição, e todos os outros ingredientes mexicanos foram retirados. Nesse momento, o gosto do produto começou a se aproximar ao sabor que conhecemos atualmente.

fechar