Mensagens Com Amor Menu Search Close Angle Birthday Cake Asterisk Play PPS Book Download Heart Whatsapp Whatsapp Facebook Twitter Pinterest Instagram YouTube 9 Giga Up

Dia Mundial do Rock

O Rock é um dos estilos musicais mais respeitados e conhecidos do mundo. Isso se deve à sua história e seus lendários artistas. Saiba mais.

Por que 13 de julho?

Tudo começou com o músico irlandês Bob Geldof que ficou chocado com um documentário da BBC que mostrava a crítica situação humanitária da Etiópia. Milhares de mulheres, homens e crianças morrendo de fome. Geldof decidiu então fazer uma canção em parceira com Midge Ure (vocalista do Ultravox) que foi batizada de "Do They Know Its Christmas?". Logo em seguida, realizou uma entrevista na BBC para recrutar o maior número possível de estrelas para a causa. A ideia era simples, todos cantariam a canção e assim, consequentemente, chamaria a atenção do público e renderia dinheiro para caridade.

Êxito

O apelo funcionou e em 25 de novembro os artistas estavam todos reunidos para gravar a canção. Estrelas como Boy George, George Michael, Sting, Duran Duran, Spandau Ballet, Bono Vox e vários outros estavam presentes.
A "banda" recebeu o nome de Band Aid e, três dias depois, o single já estava na lojas e foi a música mais vendida na história daquele país.

Repercussão

Com tamanho sucesso, logo o mundo todo tomou conhecimento dos problemas enfrentados não só pela Etiópia mas como por toda a África. Geldof então se viu cercado por mais artistas em um estúdio dos EUA como Michael Jackson, Bruce Springsteen e Ray Charles. Todos estavam lá para dar sua contribuição em outra música histórica: "We Are The World", lançada pelo USA for Africa.

O Grande Dia

Seguindo o exemplo, artistas de vários países fizeram o mesmo e criaram canções beneficentes. Foi quando Bob Geldof resolveu juntar tudo isso. Foram dois megaconcertos que ocorreram no mesmo dia nos Estados Unidos e na Inglaterra. Os shows juntaram os maiores nomes da música mundial.
Em 13 de julho de 1985, Elton John, The Who, Style Council e vários outros se apresentaram no estádio de Wembley.

Importância

O evento se mostrou importante por além de ajudar em causas humanitárias, também uniu artistas de várias gerações que desde a era punk estavam divididas.

Marco

Os shows também tiveram 3 marcos:
Primeiro, os irlandeses do U2 começaram a sua carreira de verdade ali. Segundo, o show realizado pelo Queen foi eleito o maior e melhor show já ocorrido na Inglaterra e terceiro por marcar a volta, após anos longe dos palcos, do ex-beatle Paul McCartney.

EUA

Nos Estados Unidos o show aconteceu no Estado da Filadélfia e contou com The Cars, Tom Petty, Madonna (ainda novata), Duran Duran, Led Zepellin e Bob Dylan.
Phil Collins conseguiu se apresentar nos dois eventos graças ao fuso-horário e ao avião Concorde.

Transmissão

Os shows foram transmitidos no mundo todo, menos no Brasil já que a Rede Globo optou por mostrar apenas os melhores momentos após o evento.

Renda

Os shows arrecadaram nada mais, nada menos que 283.6 milhões de dólares para caridade.
Ao provar que, sim, era possível unir o mundo inteiro por uma causa pelo poder da música, desde então o dia 13 de julho passou a ser considerado o Dia Mundial do Rock.

Led Zeppelin

Foi uma banda de rock britânica iniciada em 1968. Era formada por Jimmy Page (guitarra), Robert Plant (vocal), John Paul Jones (baixo e teclado) e John Bonham (bateria). Com seu som pesado a banda é um dos progenitores do heavy metal. Influenciou várias músicas da época.

The Who

É uma banda de rock britânica existente desde 1964. Sua formação original era composta pelos nomes Pete Townshend (guitarra), Roger Daltrey (vocal), John Entwistle (baixo) e Keith Moon (bateria). É considerada uma das maiores bandas de RocknRoll de todos os tempos. A banda foi a pioneira em destruir guitarras ao final de seus shows, o que se tornou costume entre as bandas de rock.

Bob Dylan

É um cantor e compositor americano de música Folk. Neto de imigrantes judeus russos, Bob escreveu seus primeiros poemas aos 10 anos de idade. Começou a cantar em grupos de rock mas continuou carreira na música Folk. Influenciou grandes nomes do rck americano e britânico nos anos 60 e 70.

Queen

Queen é uma banda de hard rock britânica que ficou conhecida graças a voz incomparável de seu vocalista Freddie Mercury. Além dele, a banda era formada por Brian May (guitarra), John Deacon (baixo) e Roger Taylor (bateria). Com a morte de Mercury em 1991 e a aposentadoria de Deacon em 1997, May e Taylor se reúnem com outros músicos para dar continuidade à banda.

U2

Banda de rock inglesa que emplaca sucessos até hoje. Foi formada em 1976 e é composta por Bono Vox (vocal), The Edge (guitarra, teclado e backing vocal), Adam Clayton (baixo) e Larry Mullen (bateria e percussão). A banda cresceu no estilo pós-punk e incorporou muitos gêneros da música popular. Está na lista dos artistas com maior venda de álbuns do mundo.

Rolling Stones

Uma das bandas mais antigas em atividade. Foi formada em 12 de julho de 1962. Foi considerada, ao lado dos Beatles, a banda mais importante da Invasão Britânica. Atualmente é considerada a maior banda de rock do mundo. É composta por Brian Jones, Keith Richards, Mick Jagger, Bill Wyman e Charlie Watts.

Ray Charles

Ray Charles é pioneiro da música soul e ajudou a definir o formato do estilo ainda nos fim dos anos 50. É considerado um dois maiores gênios da música negra americana e foi responsável também pela introdução da música Gospel no ritmo R&B.