Mensagens Com Amor Menu Search Close Angle Birthday Cake Asterisk Spotify Play PPS Book Download Heart Share Whatsapp Facebook Twitter Pinterest Instagram YouTube Telegram Copy Up Check

Siga-nos

Dia de São Tomé

São Tomé era um pescador quando se tornou um dos apóstolos de Jesus. Foi ele quem duvidou da ressurreição, e só acreditou quando viu as chagas no corpo de Cristo. Sua fé o levou ao Oriente, onde pregou a palavra de Deus até sua morte. Conheça a história deste santo, homenageado em 03 de julho.

continue lendo
Compartilhar

Um simples pescador

No dia 3 de julho é celebrado o dia de São Tomé. Ele era um dos 12 apóstolos de Jesus, conhecido como padroeiro dos pedreiros, dos arquitetos e dos cegos. Tomé era um simples pescador quando Cristo o convocou para ser seu discípulo.

Momento marcante

Quando Jesus ressuscitou e apareceu aos seus discípulos, Tomé não estava e desacreditou no ocorrido. Um dos momentos mais importantes de sua vida foi quando tocou nas feridas de Cristo ressuscitado, visto que, até aquele momento, não acreditava na ressurreição do Senhor. No dia 3 de julho é comemorado o dia de São Tomé.

Missão de evangelizar

Após a ressurreição de Cristo, São Tomé partiu para o Oriente com a missão de evangelizar o maior número possível de pessoas. No dia 3 de julho, dia de São Tomé, retome os ensinamentos de Deus, leia o evangelho.

Reflexão

Vamos refletir esta data, 3 de julho, dia de São Tomé. O Papa São Gregório Magno disse: “A incredulidade de Tomé não foi um acaso, mas prevista nos planos de Deus. O discípulo, que, duvidando da Ressurreição do Mestre, pôs as mãos nas chagas dele, curou com isso a ferida da nossa incredulidade”.

A alegria da ressurreição

3 de julho é uma homenagem a São Tomé, que passou por momentos difíceis, mas viveu a felicidade da ressurreição de Cristo. “Ó, Apóstolo São Tomé, experimentaste o desejo de querer morrer com Jesus, sentiste a dificuldade de não conhecer o Caminho e viveste na incerteza e na obscuridade da dúvida, no dia de Páscoa.”

Oração a São Tomé

No dia 3 de julho, homenagem a São Tomé, faça uma oração a ele. “Protege a tua Igreja, a mim e à minha família e faz com que todos encontrem o Caminho, a Paz e a Alegria para anunciar, com paixão e abertamente, que Cristo é o único Salvador do Mundo, ontem, hoje e sempre. Amém.”

 

Vida e morte

O dia de São Tomé é 3 de julho, um discípulo que dedicou a vida a espalhar a palavra de Deus. Acredita-se que, durante a evangelização, Tomé tenha sido martirizado e morto na Índia, local onde foram encontrados seus restos mortais.

Incrédulo

Quando uma pessoa não se convence facilmente e não acredita em tudo o que ouve, ela é considerada incrédula. Foi assim que São Tomé ficou conhecido. Por isso a expressão “quero ver para crer” foi atribuída a ele. Dia 3 de julho é dedicado a São Tomé.

Ensinamentos de Tomé

3 de julho é o dia de São Tomé. Com ele, aprendemos três coisas: a importância da nossa fé em Jesus Cristo, ressuscitado e vivo; a nossa fé é um dom dado por Deus, por isso temos que cultivá-la sempre; e viver em comunidade nos ajuda a vencer as dificuldades, mesmo quando temos fé.

Suas palavras

Ainda hoje as palavras de Tomé, “Meu Senhor e meu Deus”, são repetidas pelos fiéis brasileiros como um gesto de piedade na Eucaristia no momento da elevação da hóstia. 3 de julho é dia de São Tomé.

Não abandone

Tomé era um homem de valor. Quando Jesus decidiu ir a Betânia ressuscitar Lázaro, mesmo diante das ameaças de morte por parte das autoridades, Tomé foi o primeiro a dizer que os discípulos deveriam ir com Jesus, para morrer com ele. 3 de julho é o seu dia, vamos seguir seus passos e não abandonar o próximo.

Verdade acima de tudo

3 de julho é dia de São Tomé. Com ele, aprendemos a não ter medo de perguntar, de buscar a verdade acima de tudo. Ele não deixava nenhuma dúvida passar.

fechar