Mensagens Com Amor Menu Search Close Angle Birthday Cake Asterisk Spotify Play PPS Book Download Heart Share Whatsapp Facebook Twitter Pinterest Instagram YouTube Telegram Copy Up Check

Siga-nos

Bola de futebol no campo

Dia Nacional do Futebol

Se a sua verdadeira paixão está em um campo verdinho com 22 jogadores(as) correndo atrás de uma bola, o Dia Nacional do Futebol é a data perfeita para comemorar. Em 19 de julho, tudo que você tem que fazer é preparar uma pipoca, escolher seu jogo preferido e relembrar os lances que fizeram seu coração acelerar na hora de gritar “gol”. Mostre a paixão que você sente pelo esporte que representa o Brasil no mundo e que já nos trouxe nomes como Pelé, Marta, Neymar, Ronaldo e muitos outros. Faça um passe certo compartilhando as melhores mensagens para celebrar este dia cheio de alegria e de torcida!

continue lendo
Compartilhar

O Início

O futebol é o esporte mais popular no Brasil e chegou às terras canarinhas pelos pés de Charles Miller, um jovem brasileiro que, após viagem pela Inglaterra – terra natal do Futebol -, trouxe consigo uma bola e um conjunto de regras em 1894, e levou-as à comunidade de expatriados britânicos. Miller apresentou o futebol à eles e criou um clube de futebol no Brasil.

No início, o futebol brasileiro era praticado pela elite e aristocracia, somente os brancos podiam praticar o esporte. Depois, começou a ganhar as várzeas. O primeiro clube a ganhar um campeonato com um time em sua maioria negro foi o Vasco em meados da década de 20. A vitória do mundial de 1958, com o time comando por Didi e Pelé, ambos negros, marcou a consagração do futebol como identidade nacional.

A maioria dos clubes brasileiros foi fundada por estrangeiros, como o Palmeiras que foi fundado por italianos e o Vasco por portugueses.

Regras

As regras do futebol foram criadas em 1938 pela International Football Association Board (IFAB) e foram publicadas pela FIFA.

Entre as regras se encontram as características do campo, por exemplo, que deve ter no mínimo 90 metros de comprimento e no mínimo 45 m de largura, a bola deve ter de 68 a 70 centímetros de circunferência e pesar entre 410 e 450 gramas, sendo que apenas o goleiro pode pegá-la com a mão dentro o limite do campo.

Em relação ao número de jogadores, as regras dizem que cada equipe deve jogar com 11 atletas, sendo 10 na linha e um goleiro. Se ocorrer de ficarem apenas 7 jogadores dentro de campo, a partida é adiada.

Existem outras diversas regras que servem para manter o jogo organizado e justo.

Principais Clubes e Jogadores Brasileiros

Jogador de futebol amarrando a chuteira no campo

- Atualmente, o melhor clube brasileiro de futebol é o Corinthians, que ocupa o 4º lugar no ranking mundial de clubes.

- O único clube a liderar o ranking mundial de clube por 4 vezes seguidas foi o Palmeiras.

- O clube que tem a maior torcido no país é o Flamengo com quase 40 milhões de adeptos. Em segundo lugar está o Corinthians com aproximadamente 28 milhões de torcedores espalhados pelo Brasil.

- Os maiores futebolistas do país são Ademir da Guia, Pelé, Ronaldo Fenômeno, Romário, Garrincha, Nilton Santos, Djalma Santos, Friedrich, Tostão, Gerson, Zico, Falcão, Ronaldinho e Neymar.

Veja alguns incentivos para você treinar!

Curiosidades

- O clube de futebol mais antigo no Brasil é o Sport Club Rio Grande, fundando em 19 de julho de 1900 no Rio Grande.
- Foi só a partir de 1950 que os jogadores começaram a usar números nas camisas.
- O primeiro campeonato de futebol realizado no Brasil foi o Paulista de 1902. Quem venceu foi o São Paulo Athletic Club.
- Foi só a partir da Copa do Mundo de 1970 que os cartões vermelho e amarelo passaram a ser usados pelos árbitros.
- O Brasileirão de 1979 teve a presença de 94 clubes de futebol e foi o que mais teve times competindo.
- O goleiro Rogério Ceni é quem mais atuou no Brasileirão, tendo participado de 517 partidas.
- O primeiro estádio de futebol no Brasil foi, na verdade, uma Velódromo localizado em São Paulo que sediava competições ciclísticas.
- 5 jogadores brasileiros já ganharam o prêmio de melhor jogador do mundo: Romário, Rivaldo, Ronaldo, Ronaldinho e Kaká.
- Ronaldo Fenômeno tinha apenas 19 anos quando foi convocado para a Copa de 1994 nos EUA.
- A rivalidade entre Brasil e Argentina começou no dia 20 de setembro de 1914, quando foi realizado o primeiro confronto entre as seleções com vitória da seleção da Argentina por 3 a 0.

Estádio do Maracanã

Bola de futebol na rede da trave

O Maracanã na verdade chama-se Estádio Mário Rodrigues Filho, o apelido Maracanã é devido ao rio que cruza a Tijuca, passando por São Cristóvão e deságua no Canal do Mangue.

O Maracanã é considerado o maior estádio do mundo. Localizado no Rio de Janeiro e inaugurado em 1950, já chegou a abrigar 200 mil pessoas na final da Copa do Mundo de 1950 realizada no Brasil. Apesar de hoje só comportar 95 mil pessoas por conta de adequações de segurança, o estádio não perdeu o título de maior do mundo.

O estádio foi palco do silêncio mais ensurdecedor já ouvido na história do futebol mundial: a derrota do Brasil para o Uruguai na final da Copa de 1950. Também foi palco do milésimo gol do Rei Pelé.

FIFA

A FIFA (Federação Internacional de Futebol Association) foi criada em 1904 para organizar o Futebol pelo mundo e continua como a entidade responsável pela organização do esporte.

 

Futebol na Inglaterra

Foi na Inglaterra que o Futebol ganhou moldes de um esporte. O jogo ganhou regras diferentes e foi organizado e sistematizado. Com as regras claras, o esporte foi primeiro disputado por estudantes e filhos da nobreza inglesa.

O futebol como esporte profissional foi regulamentado em 1885. Uma equipe inglesa chamada Corinthians fez, em 1897, uma excursão para fora da Europa para difundir o futebol em diversas partes do mundo.

Leia as frases mais marcantes do mundo do futebol!

Futebol e Dinheiro

Torcedor brasileiro segurando bandeira do Brasil no estádio

O futebol hoje é fonte de riqueza. O Brasil é o maior exportador de jogadores do mundo, tendo movimentando mais de 440 milhões de dólares.

Primeira Partida

A primeira partida de futebol no Brasil se deu em São Paulo no dia 14 de abril de 1895, entre os times São Paulo Railway e a Companhia de Gás, ambos formados por ingleses que viviam na capital de São Paulo.

Até 1919 todos os estados brasileiros já tinham times que os representavam.

Maiores Clássicos do Futebol Brasileiro

Por sua grande gama de times, o futebol brasileiro é carregado de grande rivalidade entre os times de uma mesma cidade ou região. Veja os maiores clássicos do Brasil:

- Grenal: Internacional x Grêmio (Rio Grande do Sul).
- Derby Paulista: Palmeiras x Corinthians (São Paulo).
- Superclássico Mineiro: Atlético Mineiro x Cruzeiro (Minas Gerais).
- Fla-Flu: Flamengo x Fluminense (Rio de Janeiro).
- Ba-Vi: Bahia x Vitória (Bahia).

Pelé

Pelé olhando para o lado sorrindo

Edson Arantes do Nascimento, mais conhecido como Rei Pelé, nasceu na cidade de Três Corações no dia 23 de outubro de 1940 e sagrou-se como um do maiores e mais importantes jogadores do futebol brasileiro e mundial.

Pelé começou a jogar com 15 anos no Santos Futebol Clube, competindo pela seleção brasileira aos 16 anos e sagrando-se como campeão mundial pela primeira vez com 17 anos, sendo até hoje o jogador mais jovem a conquistar uma Copa do Mundo.

O grande diferencial de Pelé está na sua capacidade atlética natural para o esporte, além de uma excelente habilidade de drible e passe, tendo um chute poderoso e genialidade incomparável até hoje no mundo do futebol.

Em 19 de novembro de 1969, às 23 horas e 11 minutos, no jogo entre Santos e E Vasco, Pelé marcou o seu Milésimo gol e ficou marcado mais um vez na história do futebol mundial.

Copa Do Mundo

A Copa do mundo é uma competição internacional de futebol que acontece a cada quatro anos. Para participar da Copa do Mundo, deve-se ser uma confederação reconhecida pela FIFA (Fédération International de Football Association).

A primeira edição da Copa do Mundo ocorreu em 1930 no Uruguai, com vitória da seleção uruguaia. O campeonato que dura cerca de um mês teve até hoje apenas oito países campeões; o Brasil, que é a única seleção que participou de todas as edições da Copa do Mundo, também venceu o campeonato por 5 vezes, sendo a seleção que venceu mais vezes.

A Copa do Mundo também transmite os valores de paz entre os povos e entre as seleções.

Saiba sobre todas as curiosidades da Copa Do Mundo!

Seleção Brasileira

Seleção brasileira no campo de futebol

A Seleção Brasileira de Futebol é uma das principais do mundo e sempre atrai os holofotes do mundo todo. É atualmente, a seleção que mais vezes venceu a Copa do Mundo de Futebol, tendo alcançado a vitória por 5 vezes (1958, 1962, 1970, 1994 e 2002). A única competição que a Seleção Brasileira ainda não ganhou são as Olimpíadas.

Os maiores rivais do Brasil são a Argentina e o Uruguai.

Confederação Brasileira de Futebol

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) é a entidade máxima do esporte no país, foi criada em 1979. É quem organiza todos os campeonatos realizados no Brasil e representa o Brasil nas competições internacionais. Seu atual presidente é José María Marín.
No Brasil existem diversas competições, como copas estaduais, copa do Brasil e a mais importante, o Campeonato Brasileiro, que foi criado em 1917.

Copa do Mundo de 2014

A vigésima edição da competição será realizada no Brasil e ocorrerá entre 12 de junho e 13 de julho. Está é a segunda vez que o país sedia a Copa; a primeira vez que isto ocorreu foi em 1950.

O anúncio da FIFA de que a Copa ocorreria em terras brasileiras deu-se em 2007. Apesar do Brasil ter 7 anos para se preparar para a competição, muitas obras não foram terminadas e outras nem começaram.

Os jogos da Copa ocorrerão em 12 cidades: Rio de Janeiro (RJ), São Paulo (SP), Belo Horizonte (MG), Porto Alegre (RS), Brasília (DF), Cuiabá (MT), Curitiba (PR), Fortaleza (CE), Manaus (AM), Natal (RN), Recife (PE) e Salvador (BA).

fechar