Mensagens Com Amor Menu Search Close Angle Birthday Cake Asterisk Play PPS Book Download Heart Whatsapp Whatsapp Facebook Twitter Pinterest Instagram YouTube 9 Giga Up

Dia Nacional do Futebol

O futebol é o esporte mais popular do país e que mais movimenta a paixão dos brasileiros. No dia 19 de julho, comemora-se o Dia Nacional do Futebol, por isso, reunimos fatos sobre a história deste esporte tão amado e tão característico do povo brasileiro. Confira!

País do Futebol

O Brasil é conhecido como “A Pátria das Chuteiras” e o “País do Futebol”, devido a paixão imensa que os brasileiros tem por este esporte. Isto por que, é um esporte simples, com poucas regras e que para ser praticado só necessita de uma bola e um local para jogar.

O Início

O futebol é o esporte mais popular no Brasil e chegou às terras canarinhas pelos pés de Charles Miller, um jovem brasileiro que, após viagem pela Inglaterra – terra natal do Futebol -, trouxe consigo uma bola e um conjunto de regras em 1894, e levou-as à comunidade de expatriados britânicos. Miller apresentou o futebol à eles e criou um clube de futebol no Brasil.

No início, o futebol brasileiro era praticado pela elite e aristocracia, somente os brancos podiam praticar o esporte. Depois, começou a ganhar as várzeas. O primeiro clube a ganhar um campeonato com um time em sua maioria negro foi o Vasco em meados da década de 20. A vitória do mundial de 1958, com o time comando por Didi e Pelé, ambos negros, marcou a consagração do futebol como identidade nacional.

A maioria dos clubes brasileiros foi fundada por estrangeiros, como o Palmeiras que foi fundado por italianos e o Vasco por portugueses.

Regras

As regras do futebol foram criadas em 1938 pela International Football Association Board (IFAB) e foram publicadas pela FIFA.

Entre as regras se encontram as características do campo, por exemplo, que deve ter no mínimo 90 metros de comprimento e no mínimo 45 m de largura, a bola deve ter de 68 a 70 centímetros de circunferência e pesar entre 410 e 450 gramas, sendo que apenas o goleiro pode pegá-la com a mão dentro o limite do campo.

Em relação ao número de jogadores, as regras dizem que cada equipe deve jogar com 11 atletas, sendo 10 na linha e um goleiro. Se ocorrer de ficarem apenas 7 jogadores dentro de campo, a partida é adiada.

Existem outras diversas regras que servem para manter o jogo organizado e justo.

Principais Clubes e Jogadores Brasileiros

- Atualmente, o melhor clube brasileiro de futebol é o Corinthians, que ocupa o 4º lugar no ranking mundial de clubes.

- O único clube a liderar o ranking mundial de clube por 4 vezes seguidas foi o Palmeiras.

- O clube que tem a maior torcido no país é o Flamengo com quase 40 milhões de adeptos. Em segundo lugar está o Corinthians com aproximadamente 28 milhões de torcedores espalhados pelo Brasil.

- Os maiores futebolistas do país são Ademir da Guia, Pelé, Ronaldo Fenômeno, Romário, Garrincha, Nilton Santos, Djalma Santos, Friedrich, Tostão, Gerson, Zico, Falcão, Ronaldinho e Neymar.

Curiosidades

- O clube de futebol mais antigo no Brasil é o Sport Club Rio Grande, fundando em 19 de julho de 1900 no Rio Grande.
- Foi só a partir de 1950 que os jogadores começaram a usar números nas camisas.
- O primeiro campeonato de futebol realizado no Brasil foi o Paulista de 1902. Quem venceu foi o São Paulo Athletic Club.
- Foi só a partir da Copa do Mundo de 1970 que os cartões vermelho e amarelo passaram a ser usados pelos árbitros.
- O Brasileirão de 1979 teve a presença de 94 clubes de futebol e foi o que mais teve times competindo.
- O goleiro Rogério Ceni é quem mais atuou no Brasileirão, tendo participado de 517 partidas.
- O primeiro estádio de futebol no Brasil foi, na verdade, uma Velódromo localizado em São Paulo que sediava competições ciclísticas.
- 5 jogadores brasileiros já ganharam o prêmio de melhor jogador do mundo: Romário, Rivaldo, Ronaldo, Ronaldinho e Kaká.
- Ronaldo Fenômeno tinha apenas 19 anos quando foi convocado para a Copa de 1994 nos EUA.
- A rivalidade entre Brasil e Argentina começou no dia 20 de setembro de 1914, quando foi realizado o primeiro confronto entre as seleções com vitória da seleção da Argentina por 3 a 0.

Estádio do Maracanã

O Maracanã na verdade chama-se Estádio Mário Rodrigues Filho, o apelido Maracanã é devido ao rio que cruza a Tijuca, passando por São Cristóvão e deságua no Canal do Mangue.

O Maracanã é considerado o maior estádio do mundo. Localizado no Rio de Janeiro e inaugurado em 1950, já chegou a abrigar 200 mil pessoas na final da Copa do Mundo de 1950 realizada no Brasil. Apesar de hoje só comportar 95 mil pessoas por conta de adequações de segurança, o estádio não perdeu o título de maior do mundo.

O estádio foi palco do silêncio mais ensurdecedor já ouvido na história do futebol mundial: a derrota do Brasil para o Uruguai na final da Copa de 1950. Também foi palco do milésimo gol do Rei Pelé.

FIFA

A FIFA (Federação Internacional de Futebol Association) foi criada em 1904 para organizar o Futebol pelo mundo e continua como a entidade responsável pela organização do esporte.

Futebol na Inglaterra

Foi na Inglaterra que o Futebol ganhou moldes de um esporte. O jogo ganhou regras diferentes e foi organizado e sistematizado. Com as regras claras, o esporte foi primeiro disputado por estudantes e filhos da nobreza inglesa.

O futebol como esporte profissional foi regulamentado em 1885. Uma equipe inglesa chamada Corinthians fez, em 1897, uma excursão para fora da Europa para difundir o futebol em diversas partes do mundo.

Primeira Partida

A primeira partida de futebol no Brasil se deu em São Paulo no dia 14 de abril de 1895, entre os times São Paulo Railway e a Companhia de Gás, ambos formados por ingleses que viviam na capital de São Paulo.

Até 1919 todos os estados brasileiros já tinham times que os representavam.

Futebol e Dinheiro

O futebol hoje é fonte de riqueza. O Brasil é o maior exportador de jogadores do mundo, tendo movimentando mais de 440 milhões de dólares.

Maiores Clássicos do Futebol Brasileiro

Por sua grande gama de times, o futebol brasileiro é carregado de grande rivalidade entre os times de uma mesma cidade ou região. Veja os maiores clássicos do Brasil:

- Grenal: Internacional x Grêmio (Rio Grande do Sul).
- Derby Paulista: Palmeiras x Corinthians (São Paulo).
- Superclássico Mineiro: Atlético Mineiro x Cruzeiro (Minas Gerais).
- Fla-Flu: Flamengo x Fluminense (Rio de Janeiro).
- Ba-Vi: Bahia x Vitória (Bahia).

Pelé

Edson Arantes do Nascimento, mais conhecido como Rei Pelé, nasceu na cidade de Três Corações no dia 23 de outubro de 1940 e sagrou-se como um do maiores e mais importantes jogadores do futebol brasileiro e mundial.

Pelé começou a jogar com 15 anos no Santos Futebol Clube, competindo pela seleção brasileira aos 16 anos e sagrando-se como campeão mundial pela primeira vez com 17 anos, sendo até hoje o jogador mais jovem a conquistar uma Copa do Mundo.

O grande diferencial de Pelé está na sua capacidade atlética natural para o esporte, além de uma excelente habilidade de drible e passe, tendo um chute poderoso e genialidade incomparável até hoje no mundo do futebol.

Em 19 de novembro de 1969, às 23 horas e 11 minutos, no jogo entre Santos e E Vasco, Pelé marcou o seu Milésimo gol e ficou marcado mais um vez na história do futebol mundial.

Copa Do Mundo

A Copa do mundo é uma competição internacional de futebol que acontece a cada quatro anos. Para participar da Copa do Mundo, deve-se ser uma confederação reconhecida pela FIFA (Fédération International de Football Association).

A primeira edição da Copa do Mundo ocorreu em 1930 no Uruguai, com vitória da seleção uruguaia. O campeonato que dura cerca de um mês teve até hoje apenas oito países campeões; o Brasil, que é a única seleção que participou de todas as edições da Copa do Mundo, também venceu o campeonato por 5 vezes, sendo a seleção que venceu mais vezes.

A Copa do Mundo também transmite os valores de paz entre os povos e entre as seleções.

Seleção Brasileira

A Seleção Brasileira de Futebol é uma das principais do mundo e sempre atrai os holofotes do mundo todo. É atualmente, a seleção que mais vezes venceu a Copa do Mundo de Futebol, tendo alcançado a vitória por 5 vezes (1958, 1962, 1970, 1994 e 2002). A única competição que a Seleção Brasileira ainda não ganhou são as Olimpíadas.

Os maiores rivais do Brasil são a Argentina e o Uruguai.

Confederação Brasileira de Futebol

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) é a entidade máxima do esporte no país, foi criada em 1979. É quem organiza todos os campeonatos realizados no Brasil e representa o Brasil nas competições internacionais. Seu atual presidente é José María Marín.
No Brasil existem diversas competições, como copas estaduais, copa do Brasil e a mais importante, o Campeonato Brasileiro, que foi criado em 1917.

Copa do Mundo de 2014

A vigésima edição da competição será realizada no Brasil e ocorrerá entre 12 de junho e 13 de julho. Está é a segunda vez que o país sedia a Copa; a primeira vez que isto ocorreu foi em 1950.

O anúncio da FIFA de que a Copa ocorreria em terras brasileiras deu-se em 2007. Apesar do Brasil ter 7 anos para se preparar para a competição, muitas obras não foram terminadas e outras nem começaram.

Os jogos da Copa ocorrerão em 12 cidades: Rio de Janeiro (RJ), São Paulo (SP), Belo Horizonte (MG), Porto Alegre (RS), Brasília (DF), Cuiabá (MT), Curitiba (PR), Fortaleza (CE), Manaus (AM), Natal (RN), Recife (PE) e Salvador (BA).

Futebol Feminino

Esta presente no Brasil também a popularização do futebol feminino. A maior jogadora de futebol do país é a Marta. O time feminino destaca-se por ter ganhado medalha de ouro nos jogos pan-americanos de 2003 e 2007 e foi vice-campeã da Copa do Mundo de Futebol Feminino de 2007 entre outras conquistas.