Mensagens Com Amor Menu Search Close Angle Birthday Cake Asterisk Spotify Play PPS Book Download Heart Share Whatsapp Facebook Twitter Pinterest Instagram YouTube Telegram Copy Up Check

Siga-nos

Dia do Trabalho Doméstico

A data comemorativa, 22 de julho, Dia do Trabalho Doméstico surgiu nos Estados Unidos como um marco pela luta por direitos justos a esse profissional. A data é internacionalmente conhecida e trouxe muitos avanços e benefícios ao trabalhador doméstico, que por muito tempo careceu de direitos.

continue lendo
Compartilhar

No Brasil

Assim como nos outros países do mundo, no Brasil, o Dia do Trabalho Doméstico, 22 de julho, é uma data que serve como valorização do valor do serviço doméstico, porém não tem feriado constituído.

Origem

A escolha de 22 de julho como Dia do Trabalho Doméstico foi por conta de uma história pessoal do empregado Joe Paul Simenn em 1921. Segundo a crença, ele disse aos patrões que no dia 22 de julho precisava de folga por se tratar do Dia do Serviçal, mas, na verdade, ele gostaria de visitar a família, especialmente uma filha que estava muito doente.

Santa Zita, padroeira dos trabalhadores domésticos

Nascida na Itália, em 1272, Zita de Lucca ou Santa Zita é uma santa italiana, que ficou conhecida como a Padroeira das serventes e empregadas domésticas. Por isso, no dia 27 de abril, é comemorado o “Dia Nacional da Empregada Doméstica”, mas o Dia do Trabalho Doméstico é celebrado no dia 22 de julho.

Mulheres e homens são empregados domésticos

Mais de 6,4 milhões de brasileiros, principalmente que se reconhecem no gênero feminino, mulheres, têm o emprego doméstico como fonte de renda. Entretanto, o número de profissionais homens vem se tornando cada vez mais expressivo. O Dia do Trabalho Doméstico é comemorado internacionalmente no dia 22 de julho.

Renda

No dia 22 de julho, é celebrado o Dia do Trabalho Doméstico. Conforme publicado no Diário Oficial da União, em 1 janeiro de 2019, o salário mínimo para os empregados domésticos é de R$998. O valor foi calculado baseado no percentual de crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) de 2017 somando a reposição da inflação do ano anterior pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC).

Descanso

Caso o empregado doméstico trabalhe oito horas diárias, ele tem direito a um intervalo para repouso ou alimentação, que deve ter, no mínimo, 1 hora e, no máximo, 2 horas. O Dia do Trabalho Doméstico é comemorado internacionalmente no dia 22 de julho.

 

Férias

Neste dia 22 de julho, Dia do Trabalho Doméstico, é importante lembrar que esses profissionais devem tirar um recesso remunerado. Depois de 12 meses da contratação, o trabalhador doméstico tem direito às férias anuais de trinta dias, sendo que as mesmas devem ser remuneradas com, pelo menos, um terço a mais que o salário normal.

fechar