Mensagens Com Amor Menu Search Close Angle Birthday Cake Asterisk Spotify Play PPS Book Download Heart Share Whatsapp Facebook Twitter Pinterest Instagram YouTube Telegram Copy Up Check

Siga-nos

Dia da Proteção das Florestas

As florestas simbolizam a vida e a transformação. Nós, brasileiros, fazemos parte da maior floresta tropical do mundo e isso só aumenta a importância que a natureza tem em nosso dia a dia. No Dia da Proteção às Florestas, conscientize-se e faça a sua parte!

continue lendo
Compartilhar

Múltiplas Florestas

Apesar de ser a maior floresta tropical do mundo, a Amazônia não é a única floresta que encontramos no Brasil. A Mata Atlântica, por exemplo, também é um tipo de floresta profundamente ameaçado, pois foi amplamente desmatada, restando poucos e pontuais espaços em que continua preservada. A Mata Atlântica precisa da nossa proteção. Por isso, celebra o dia 17 de julho, Dia da Proteção às Florestas, aprendendo formas de preservar e proteger esse bioma tão importante!

Curupira

No dia 17 de julho, é comemorado o Dia da Proteção das Florestas. Nesse dia, comemoramos também o Dia do Curupira! De cabelos vermelhos e pés virados para trás (para enganar quem tenta seguir sua trilha), o Curupira é a figura do folclore nacional que, segundo a tradição indígena, protege as florestas de caçadores, lenhadores e quem mais ameaçá-la. Desperte o Curupira que há em você e proteja as florestas!

Maior Floresta do Mundo

O Brasil faz parte da maior floresta tropical do mundo: a Floresta Amazônica. Com uma área variando em torno de 5 milhões de quilômetros quadrados, possui milhões de espécies, entre animais e vegetais, e guarda em seu solo cerca de 20% da água potável do mundo. Proteger a Amazônia é proteger a vida nas suas inúmeras formas. Por isso, neste 17 de julho, Dia da Proteção das Florestas, vamos celebrar todos os protetores passados e presentes das nossas florestas!

Somos todos protetores

Faça deste 17 de julho, Dia da Proteção às Florestas, o seu dia! Torne-se também um protetor das florestas! Use o papel de forma consciente, economize água, recicle o máximo que puder, verifique a procedência dos objetos de madeira que adquirir, aprenda mais sobre as florestas. Juntos, protegendo as florestas, protegemos a vida!

Nos tempos do Imperador

Apesar de nem sempre avançar no tema, o Brasil preocupa-se com suas florestas há tempos. Dom Pedro II, por exemplo, vendo os impactos do desmatamento no Rio, criou em 1861 a Floresta da Tijuca, onde se plantou mais de 100.000 árvores em 13 anos. Hoje, uma das maiores florestas Urbanas do mundo, a Floresta da Tijuca, na cidade do Rio de Janeiro, abriga o morro do Corcovado onde se encontra a escultura de Cristo Redentor, cartão postal da Cidade. Neste 17 de julho, Dia da Proteção às Florestas, vamos celebrar também a nossa história!

Festa na Floresta

Comemore este 17 de julho, Dia da Proteção às Florestas, da melhor forma possível: visite uma floresta! Celebre protegendo e reconhecendo a beleza das florestas, estejam elas onde estiverem. Mesmo nas grandes cidades, as florestas sobrevivem e precisam da sua proteção. Pesquise a floresta urbana mais próxima de você e veja o milagre da natureza em meio ao concreto!

 

Floresta é vida

A ONU define com base em números, pois são importantes critérios objetivos para monitorar a situação das florestas pelo mundo. As florestas, no entanto, também podem ser definidas como sinônimo de vida, pois a proteção delas está diretamente ligada à proteção da vida. Proteger as florestas é proteger o repositório da biodiversidade e dos pontos fundamentais do grande ecossistema que é a Terra. Assim, celebremos no dia 17 de julho a Proteção às Florestas, conscientizando-nos da importância de preservá-las.

Sempre é tempo de ajudar o planeta. Conheça outras datas para fazer isso em junho.

Depósito de boas energias

As florestas, além de constituírem materialmente elementos essenciais à vida, são locais em que podemos encontrar benefícios para além da matéria. Florestas podem ser espaços de lazer, ambientes de relaxamento, destinos de turismo e até mesmo locais de aprendizagem e enriquecimento cultural. Neste 17 de julho, Dia da Proteção às Florestas, recarregue suas energias indo à floresta! Ajude a reconhecer sua riqueza e seja você também um protetor.

Ciclos da Vida

As Florestas não são importantes apenas pela vida que contém em si. As grandes florestas, principalmente, são essenciais para toda a vida do planeta, pois regulam pelo menos dois grandes ciclos que garantem a sobrevivência das espécies e o equilíbrio do clima: o ciclo da água e o ciclo dos ventos. Se as florestas deixarem de existir, o regime das chuvas e as temperaturas sofrerão mudanças tão profundas que podem até mesmo extinguir a raça humana. Neste dia 17 de julho, Dia da Proteção às Florestas, agradeça a quem protege nossas florestas e considere entrar nessa luta também!

Respeitar a natureza faz bem à alma! Inspire-se.

fechar