Mensagens Com Amor Menu Search Close Angle Birthday Cake Asterisk Spotify Play PPS Book Download Heart Share Whatsapp Facebook Twitter Pinterest Instagram YouTube Telegram Copy Up Check

Siga-nos

Dia Internacional do Cooperativismo

O cooperativismo é uma forma de organização que visa ao trabalho em conjunto de todos os membros e à distribuição igualitária dos lucros. As cooperativas são importantes associações que agem em prol de uma sociedade mais justa. Aprenda mais e celebre o Dia Internacional do Cooperativismo.

continue lendo
Compartilhar

O cooperativismo

O cooperativismo é um sistema em que pessoas ou grupos com o mesmo objetivo econômico e social se reúnem para desempenhar determinadas atividades. O Dia Internacional do Cooperativismo (que, neste ano, ocorre em 1º de julho) celebra também o trabalho em conjunto, que remonta aos tempos mais primitivos.

Origem

O cooperativismo se originou na Inglaterra – nos tempos da Revolução Industrial. Representava uma alternativa a modelos convencionais, como o Capitalismo e o Comunismo. A proposta era o esforço mútuo em busca de benefícios que contemplassem a coletividade. 1º de julho é o Dia Internacional do Cooperativismo. Vamos saber mais sobre o movimento?

A importância do cooperativismo

O cooperativismo é baseado na ajuda mútua, com o objetivo de promover melhorias econômicas e sociais entre os cooperados, permitindo-lhes melhores condições de vida, em que o fim maior é o homem, e não o lucro. Neste ano, o Dia Internacional do Cooperativismo é celebrado em 1º de julho.

Princípios fundamentais

São 7 os princípios fundamentais do cooperativismo: adesão voluntária e livre; gestão democrática; participação econômica dos membros; autonomia e independência; educação, formação e informação; intercooperação e interesse pela comunidade. Em 1º de julho, celebra-se o Dia Internacional do Cooperativismo. Aproveite para saber mais.

Regulamentação

No Brasil, o cooperativismo é regulamentado pela Lei 5.764, de 16 de dezembro de 1971. É a Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB) que congrega todas as cooperativas brasileiras, de todos os ramos, no país. Neste ano, o Dia Internacional do Cooperativismo será celebrado em 1º de julho. Data para se pensar na força social e econômica desse movimento.

 

Tipos de cooperativa

Existem vários tipos de cooperativa no país. As mais comuns são as de crédito, de trabalho, de produção, de saúde, de consumo, as industriais e as habitacionais. Neste 1º de julho, comemora-se o Dia Internacional do Cooperativismo. Vamos valorizar esse trabalho social que ajuda a manter a força do trabalho coletivo.

Cooperativas de crédito x banco

Você sabia que, apesar de uma cooperativa de crédito oferecer empréstimos e auxiliar nos investimentos de seus cooperados, ela não pode ter fins lucrativos, ao contrário dos bancos? A vantagem é que ela oferece taxas bem mais praticáveis. Se você é um cooperado, neste 1º de julho, Dia Internacional do Cooperativismo, você tem muito a celebrar.

Taxistas

Um bom exemplo de cooperativas de trabalho são aquelas em que trabalham os taxistas. Elas ilustram muito bem a força do trabalho conjunto, sobretudo nas lutas constantes por seus direitos. Neste 1º de julho, que tal parabenizar aquele seu amigo taxista pelo Dia Internacional do Cooperativismo?

Importância para o sistema habitacional

As cooperativas habitacionais exercem um papel fundamental no sistema habitacional. Seja na construção de casas em sistema de mutirão ou por profissionais da construção civil, seja no financiamento da casa própria, não só viabilizando o sonho de moradia como também gerando empregos diretos e indiretos. 1º de julho, Dia Internacional do Cooperativismo. Celebre!

Movimentando a economia brasileira

No Brasil, existem cerca de 7 mil cooperativas, mais de 13 milhões de cooperados e quase 350 mil empregados. De acordo com o Ministério da Agricultura, o cooperativismo agropecuário é responsável por quase 50% do PIB agrícola. Motivo mais que justo para celebrar, neste 1º de julho, o Dia Internacional do Cooperativismo.

fechar