Mensagens Com Amor Menu Search Close Angle Birthday Cake Asterisk Spotify Play PPS Book Download Heart Share Whatsapp Facebook Twitter Pinterest Instagram YouTube Telegram Copy Up Check

Siga-nos

Dia de Santa Maria Madalena

Maria Madalena foi escolhida para ser testemunha da ressurreição de Cristo e enviar a boa notícia de alegria pascal aos discípulos, se tornando uma evangelizadora de exemplo para a comunidade cristã. Conheça a história dessa seguidora do Senhor e não deixe de orar!

continue lendo
Compartilhar

Apóstola dos Apóstolos

Maria Madalena foi uma das mais fiéis seguidoras de Cristo e, junto com os apóstolos, pôde testemunhar a obra de Jesus. Seu nome, “Madalena”, pode ser entendido como “aquela que veio de Magdala”, uma importante cidade perto de Cafarnaum, onde Jesus fez a maior parte de suas pregações. Maria Madalena, não só recebe um dos milagres de Jesus, pois foi curada por Ele, como foi a primeira testemunha de sua ressurreição. Por toda a sua trajetória, Santa Maria Madalena é reconhecida pela Igreja como “Apóstola dos Apóstolos” e tem seu dia festejado em 22 de julho. Viva Maria Madalena!

Inspire-se com mensagens sobre o Dia da Caridade

Padroeira dos Convertidos

Pouco se sabe sobre a vida de Maria Madalena antes de ser curada por Jesus. A maior parte das fontes históricas e evangélicas, concordam que era uma mulher rica e influente de Magdala que seguiu Jesus junto com seus apóstolos. Foi curada por Cristo e a partir de então, mudou totalmente de vida, convertendo inclusive seus bens materiais para a causa cristã. É considerada pela Igreja Católica padroeira dos pecadores arrependidos, dos convertidos e das pessoas ridicularizadas, por sua piedade. Neste 22 de julho, Dia de Santa Maria Madalena, festeje a vida dessa importante figura do cristianismo!

Três Marias

A biografia sobre Maria Madalena é repleta de mistérios e controvérsias. Durante muito tempo a Igreja Católica identificou-a como a mesma pessoa em três momentos diferentes do Evangelho, como se ao mesmo tempo fosse Maria Madalena, a que foi curada de 7 demônios, Maria Pecadora, salva de um apedrejamento, e Maria de Betânia, que ungiu os pés de Jesus com perfumes. Hoje, há correntes em que o entendimento é outro, e Santa Maria Madalena refere-se apenas à mulher curada por Jesus, que desde então dedicou-se-lhe de corpo e alma aos ensinamentos. O próprio Papa Francisco, determinou em 2016, que em 22 de julho, Dia de Santa Maria Madalena, a Igreja deve estar em festa litúrgica por tudo que Maria Madalena fez e representa para a fé Cristã.

Cânone Feminino e Padroeira das Mulheres

Apesar dos mistérios que envolvem sua vida, Maria Madalena representa a força das mulheres que acreditam em si e fazem seu próprio destino. À época de Cristo, ela desafiava as regras da sociedade conservadora, sendo mulher de bens e influência na cidade de Magdala. Era uma mulher à frente de seu tempo. E nada disso a impediu de, ao conhecer Jesus, rever e mudar a própria vida, convertendo toda sua fortaleza – um dos significados de seu nome – para a causa dEle. Por suas próprias obras e dedicação, tornou-se apóstola entre os apóstolos, amando Jesus de todo seu coração. Neste 22 de julho, Dia de Santa Maria Madalena, orgulhe-se de sua feminilidade!

Até o último minuto

Desde que foi curada – os evangelhos são claros em dizer que dela foram tirados 7 demônios, termo também relacionado aos milagres de cura operados por Jesus – Maria Madalena passou a acompanhar fielmente sua comitiva. Seu amor e dedicação eram tão intensos que ficou ao lado de Jesus até o último minuto em seu calvário. Ao lado de Maria de Nazaré, conduziu o corpo de Cristo à sepultura e quando foi ungi-lo, dias depois conforme o costume da época, foi a primeira a receber a notícia de sua ressurreição. Foi Maria Madalena quem contou aos apóstolos que Jesus não mais estava morto e os exortou a pregar Sua palavra. Hoje, 22 de julho, Dia de Santa Maria Madalena, reserve uma palavra de gratidão a ela em suas orações.

Vida de Testemunho

Maria Madalena consagrou sua vida a dar testemunho da verdade propagada por Cristo. Não só foi apóstola dele em vida, como evangelizadora após a morte de Jesus. Após dar a notícia da ressurreição de Cristo, Maria Madalena não é mais citada nos evangelhos canônicos, mas há relatos de que continuou suas pregações junto de Maria de Nazaré. Não se sabe ao certo onde sua vida terminou, talvez em Éfeso, talvez em Sainte-Baume, na França, onde há inclusive um santuário em sua homenagem. De qualquer forma, tornou-se exemplo máximo de amor e fé. Dia 22 de julho, Dia de Santa Maria Madalena, apóstola dos apóstolos!

Mensagens cristãs sobre a ressureição de Cristo!

Padroeira Múltipla

Santa Maria Madalena é padroeira de várias frentes. Talvez por uma de suas aparições no Evangelho ser reconhecida por alguns como a da mulher que lava os pés de Jesus com perfume e seca-os com seus cabelos, Santa Maria Madalena, é padroeira dos boticários, perfumistas e farmacêuticos, bem como dos fabricantes de luvas e das pessoas que se dedicam à vida contemplativa e lutam contra a tentação sexual. Neste 22 de julho, Dia de Santa Maria Madalena, celebre a santa e agradeça pelos bons perfumes que invadem nossas vidas.

 

Oração

Dia 22 de julho é Dia de Santa Maria Madalena. Dedique a ela seus sentimentos mais sinceros na oração a ela dedicada:

“Santa Maria Madalena, o Deus Todo Poderoso, cujo Filho vos purificou de corpo e alma, fostes chamada para ser testemunha da Sua ressurreição. Misericordiosamente vos foi concedida a graça de serdes purificada de todas as enfermidades físicas e morais. Fazei com que também eu, pobre pecador, conheça o poder da vida infinita. Trazei até mim a bênção do Espírito Santo que vive e reina, o poder do Deus único e de Seu Filho Jesus Cristo. Agora, e para sempre. Amém.”

Mensagens sobre o poder da fé!

fechar