Alguns profissionais da música erudita escolheram, por meio de enquete da VivaMúsica! (empresa fluminense de comunicação), quando comemorar o Dia Nacional da Música Clássica. Foi escolhida a data 5 de março, associada ao nascimento de Heitor Villa-Lobos. José Maurício Nunes Garcia (22/09) e Antônio Carlos Gomes (11/07) eram as outras opções. Celebre essa secular produção artística!
A música clássica tem base nas tradições secular e litúrgica ocidentais, abrangendo um período que vai do século IX até o presente e que segue padrões definidos entre 1675 e 1900. Antiga? Não! É a música em sua excelência, pura arte, que o Brasil também possui. Encontre apresentações desse gênero musical na agenda de sua região. Festeje o Dia Nacional da Música Clássica!
Inspire sentimentos com frases sobre as artes
A música clássica já foi chamada de eclesiástica, litúrgica e operística, mas sempre com uma constante, que é a escrita musical, que oferece o controle do compositor na criação e, ao ser executada, se mantém a mais exata possível à concepção. É extraordinária! A brasileira é comemorada no dia 5 de março. Celebre e deleite-se com esse gênero inspirador.
A música clássica tem equilíbrio entre características físicas do som (altura, duração, intensidade, timbre) e os elementos cruciais da música (melodia, harmonia e ritmo). Ela usufrui a escrita em partitura para manter exatidão ao ser executada. É muito rica, não é mesmo? O Brasil também tem essa música! Comemore o Dia Nacional da Música Clássica em 5 de março.
Ouça o som da vida para viver intensamente
A icônica “Bohemian Rhapsody” contagiou milhares de pessoas no mundo todo, sendo um rock inspirado na música clássica. No Brasil, Heitor Villa-Lobos compôs as "Bachianas brasileiras", em homenagem a Johann Sebastian Bach, tornando-a uma de suas obras mais conhecidas. Celebre o Dia Nacional da Música Clássica, porque ela fala ao coração!
A música clássica no Brasil tem representantes de gabarito: Lorenzo Fernandez, Francisco Mignone, Radamés Gnatalli, Mozart Camargo Guarnieri e Cláudio Santoro, Edino Krieger, Gilberto Mendes, Guerra-Peixe, entre muitos outros. Mais motivos para ter no dia 5 de março a comemoração desse gênero musical? Celebre essa arte de categoria suprema!
Jocy de Oliveira, compositora clássica brasileira, foi a primeira mulher a ter uma Ópera de sua composição encenada no Theatro Municipal de São Paulo e ocupa a 32ª cadeira na Academia Brasileira de Música. Isso que é poder feminino! Para essa música tão especial no Brasil e no mundo, temos o Dia Nacional da Música Clássica. Inspire-se e comemore!
Inspire as mulheres poderosas da sua vida
Marlos Nobre, compositor clássico, foi o primeiro brasileiro regente diante da Royal Philarmonic Orchestra de Londres e integra a Academia Brasileira de Música, entre muitos feitos nacionais e internacionais, representando a música erudita do país. Prestigie esse gênero musical de notáveis e celebre, em 5 de março, o Dia Nacional da Música Clássica.
O maior compositor das Américas, Heitor Villa-Lobos, fundou a Academia Brasileira de Música e dá nome a ruas, parque, shopping, etc. além de a um museu dedicado à sua vida e à sua obra, com parte do vasto acervo histórico da música erudita do país. Enalteça esse gênio musical no Dia Nacional da Música Clássica, que também marca o nascimento dele.
"Marília de Dirceu" (1994) e "Anita Garibaldi" (2012), são obras da compositora, regente e pianista Maria Helena Rosas Fernandes, contemporânea na música erudita. Ainda bem que existe o Dia Nacional da Música Clássica! Venha comemorar esse gênero musical tão expressivo e atemporal, em que as mulheres inspiram e brilham!
Revele amor às mulheres incríveis da sua vida
Antônio Carlos Gomes foi o primeiro compositor brasileiro a se apresentar no Teatro Alla Scala de Milão, Itália. Autor da ópera "O Guarani", por anos tema de abertura do jornal A Voz do Brasil, esse músico erudito tem a 15ª cadeira da Academia Brasileira de Música. Só mesmo o Dia Nacional da Música Clássica para celebrar tanto talento. Prestigie!