Mensagens Com Amor Menu Search Close Angle Birthday Cake Asterisk Spotify Play PPS Book Download Heart Whatsapp Whatsapp Facebook Twitter Pinterest Instagram YouTube 9 Giga Up

Dia Mundial do Sono

Uma noite mal dormida por arruinar um dia inteiro. Os impactos do sono são notáveis, mas há males latentes em recorrência de problemas na hora de dormir, como a insônia, a depressão e até AVC. Neste 21 de março, Dia Mundial do Sono, conscientize-se sobre a importância de uma boa noite de descanso.

Desde 2001

Poucos sabem, mas o Dia Mundial do Sono existe desde 2001 e o seu principal lema abordado é “Durma Bem, Fique Saudável“, pois especialistas dizem que é indispensável ao organismo humano o sono. Afinal, para o bom funcionamento dele é necessário tal atividade. Caso contrário, pode se originar os famosos “distúrbios do sono”, como a insônia, que afeta aproximadamente 30% da população mundial adulta.

Especial 21 de março. Veja o que já aconteceu de importante nessa data

Distúrbios

Não é de conhecimento geral, mas são catalogados cerca de 100 distúrbios de sono, pela Medicina do Sono, como por exemplo a sonolência e a insônia. Por isso, falar sobre o tema é importante e alertar a sociedade sobre a importância de cuidados com esses distúrbios. Vamos aproveitar o Dia Mundial do Sono para conscientização.

Organizado

O Dia Mundial do sono é organizado por um comitê do Dia Mundial do Sono da Sociedade Mundial do Sono (World Sleep Society) e tem a intenção de diminuir os problemas do sono da sociedade com direcionamento e prevenção, além de cuidados com demais doenças do sono.

Pode evitar

Para muitas pessoas, o sono não é importante, mas, quando se tem uma noite de sono adequada, é possível evitar acidentes de trânsito e no trabalho, além de favorecer o aprendizado, crescimento e melhor o humor, assim como relacionamentos. Não deixe de falar sobre a importância do sono, ainda mais no Dia Mundial do Sono, comemorado dia 21 de março.

Mande os parabéns para quem faz aniversário em março

Origem

O Dia Mundial do Sono foi criado nos Estados Unidos e depois passou a ser celebrado nos demais países, para chamar a atenção das pessoas sobre a importância do sono nos aspectos da saúde e qualidade de vida. No Brasil, o dia é comemorado desde 2008, pela Fundação Nacional do Sono (FUNDASONO), a qual possui uma das filiais em Minas Gerais.

Fala mais

O Dia Mundial Do Sono aborda mais do que apenas o sono, pois apresenta também outros pontos como: a falta de sono pode estar ligada com condições psicológicas, por exemplo, depressão, ansiedade e até mesmo psicose.

Apneia

Um exercício importante durante o sono é respirar. Pois isso ajuda a manter o bem-estar e a saúde durante o sono. A interrupção da respiração constante chama-se e apneia do sono. E é um transtorno comum que chega a afetar 4% dos homens e 2% das mulheres. Além disso, causa sonolência durante o dia e cansaço, podendo desenvolver outros problemas como hipertensão, cardiopatia isquêmica, AVC e diabetes. Por essa razão, um dia para falar sobre a importância do sono é importante, está aí o motivo de ter o Dia Mundial do Sono.

Você conhece o dia internacional da felicidade?

Agravante

Especialistas dizem que a crise econômica pode tornar ainda mais sério os problemas de saúde com sono, afinal, problemas em geral fazem as pessoas perderem o sono. Mas com cuidados e atenção necessários, é possível resolver e ajudar nesse ponto. Por essa razão, o Dia Mundial do Sono existe, para abordar temas assim e ajudar as pessoas.

Pesquisas

Passamos uma boa parte de nossas vidas dormindo. Pesquisas apontam que cerca de um terço de nossas vidas passam e estamos dormindo. Pois, assim como comer, o sono é também uma necessidade básica do ser humano, tornando-se essencial para a saúde geral e bem-estar. Então, vamos falar sobre essa importância no Dia Mundial do Sono.

Crianças

O sono também é um exercício e faz parte da nutrição do nosso corpo, ele é essencial para a regular o metabolismo das crianças, por exemplo. Existem evidências sobre a ligação entre a duração do sono e a obesidade infantil, sabia?! Por isso, zele pelo sono das crianças ao seu redor e saiba mais sobre o sono no Dia Mundial do Sono que traz muitas informações importantes.

Curiosidade

É muito curioso como o nosso corpo trabalha, não é mesmo? Uma grande curiosidade é que o ser humano tem cinco estágios, com cerca de noventa minutos e que eles se repetem até 5 vezes durante o sono. O tempo mais longo que já conseguiram ficar sem dormir foi de onze dias, segundo registros, mas a verdade é que, na fase adulta, é necessário dormir uma média de 8 horas por noite. Então, aproveite o Dia Mundial do Sono e comece a mudar seu hábito.

Sono

Você sabe o que é sono? É um estado que acontece em seres humanos e demais vertebrados. Neste estado, o ser suspende temporariamente a atividade perceptivo-sensorial e motora voluntária, mantendo-se em repouso. Isso ainda pode ser definido também como descanso para a mente e corpo. Por isso, aproveite o Dia Mundial do Sono descansando de maneira apropriada.

Pontos negativos

Reconhecer a importância do Dia Mundial do Sono é importante para a sociedade para ter conhecimentos que falem que a falta de sono ou má qualidade do mesmo, traz impacto negativo na saúde a longo e curto prazo. No dia seguinte, a capacidade de atenção, memória e aprendizagem podem ser afetados e os efeitos de longo prazo estão sempre sendo estudados, mas podem ser associados com problemas de saúde significativos, como sistema imunológico enfraquecido e até alguns tipos de câncer.